Trad. Joelson Gomes
Capítulo I
A definição ou natureza
da Teologia
1-
A
Teologia é a doutrina de viver para Deus. As
palavras da vida eterna (Jo 6.68). As
palavras desta vida (At 5.20). Considerai-vos
(...) vivos para Deus (Rm 6.11).
2-
Chama-se
doutrina, não porque o nome de inteligência, ciência, sabedoria, arte ou
prudência não pertença a ela; pois todos estes estão em toda disciplina exata,
e especialmente em Teologia; mas é chamada de doutrina porque esta disciplina
não é da natureza nem de invenção humana (como as outras são), mas da revelação
e instituição divinas. De mim sairá a lei
(Is 51.4). Do céu (...); Então, por que
não acreditastes nele? (Mt 21. 25). Sabemos
que Deus falou a Moisés (Jo 9.29). O
evangelho (...) não é de segundo o homem, porque eu não o recebi (...) de homem
algum, mas mediante revelação de Jesus Cristo (Gl 1. 11-12). E João 6. 45.[1]
3-
Os
princípios fundamentais das outras artes sendo inatos em nós podem ser polidos
e levados à perfeição através dos sentidos, observação, experiência e indução. Todavia,
os sólidos princípios da Teologia, ainda que possam ser levados à maturidade
pelo estudo e diligência, contudo, não são inatos a nossa natureza: não foi
carne e sangue que to revelaram (...)
(Mt 16.17).
4-
Mas
vendo que toda arte consiste em regras pelas quais alguma ação da criatura é
dirigida, e vendo que a vida é a mais nobre de todas as ações, ela (isto é, a Teologia)
não pode ser adequadamente relacionada acerca de outra coisa senão sobre a
vida.
5-
E
vendo que o melhor tipo de vida para um ser humano é aquela que se aproxima do
Deus vivo e vivificador, então a natureza da vida da Teologia é viver para
Deus.
6-
Os
homens vivem para Deus quando vivem de acordo com a vontade de dele, para a
glória dele, e com ele trabalhando neles internamente. Para que, no tempo que vos resta na carne, já não vivais de acordo com
as paixões dos homens, mas segundo a vontade de Deus (...) vivam no espírito
segundo Deus (1Pe 4. 2, 6). A fim de
viver para Deus (...). Cristo vive em mim (...) (Gl 2.19-20). Levando sempre no corpo o morrer de Jesus,
para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo (2Co 4.10). Será Cristo
engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte (Fp 1. 20).
7-
Esta
vida, em essência, permanece uma e a mesma desde o começo até a eternidade. Aquele que crer no Filho tem a vida eterna
(Jo 3. 36; 5. 24). Tem a vida eterna permanente nele (1Jo 3. 15).
8-
Mas,
embora essa vida envolva viver feliz e viver bem, εύζωία (euzôía), viver bem é mais do que εύδαιμονία (eudaimonía), viver feliz; e o principal que deve ser buscado não é
a bem-aventurança, que diz respeito a nosso prazer, mas a bondade, que se
refere à glória de Deus. Portanto, a Teologia se define melhor por aquela boa
vida pela qual vivemos para Deus, do que por uma vida abençoada pela qual
vivemos para nós mesmos – como por uma Sinédoque[2] o
Apóstolo a chama de doutrina que é
segundo a piedade (1Tm 6. 3, RC).[3]
9-
Além
disso, vendo que esta vida é um trabalho espiritual de todo o homem, por meio
do qual ele é levado a desfrutar de Deus, e a atuar de acordo com a Sua vontade
- e vendo que é manifesto que essas coisas são convenientes à vontade -
segue-se que o assunto principal e apropriado da Teologia é a vontade. Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o
coração, porque dele procedem as fontes da vida. (Pv 4. 23). Dá-me, filho meu, o teu coração (...) (Pv
23. 26).
10-
Mas
vendo que esta vida e vontade são verdadeira e propriamente nossa prática mais
perfeita, é manifesto em si mesmo que a Teologia é uma disciplina prática, e
não uma disciplina especulativa – não só como todas as disciplinas que têm sua ευπραξια
(eupraxia), boa prática, como fim, mas é
prática de uma maneira particular e especial, acima de todas as outras.
11-
Também
não há nada na Teologia que não se refira a este fim último, ou aos meios que
se relacionam com este fim, todos os quais se referem diretamente à prática.
12-
Esta
prática da vida é tão perfeitamente contida na Teologia, que não há nenhum
preceito universalmente verdadeiro relativo a viver bem, contido nas
disciplinas do governo familiar, moralidade, governo político, ou no fazer
leis, que não pertença propriamente à Teologia.
13-
Portanto,
de todas as Artes, a Teologia é a suprema, a mais nobre e a obra-prima,
procedendo de maneira especial de Deus, tratando de Deus e assuntos divinos, e tendendo e conduzindo o homem a Deus; a este
respeito, talvez não seja sem jeito chamá-la de θιωζια (thiôzia), um viver para Deus, ou θευργια (theurgia), um trabalho para Deus, assim como θεολογια (theologia), falar sobre Deus.
[1] João 6. 45 - Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto,
todo aquele que da parte do Pai tem ouvido e aprendido, esse vem a mim.
[2] Sinédoque é uma figura de
linguagem que se refere ao todo por uma de suas partes. Referir-se a um carro
como "rodas" é uma sinédoque.
[3] Edição Revista e Corrigida
abreviada assim daqui por diante (n.
e.).
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Tradução da obra em andamento
Um comentário:
Olá caro Joelson. Essa seria a obra do Ames The Marrow of Theology? Que possas enviar o mais brevemente o restante desse clásico, se não me engano não foi traduzida para o português por nenhuma editora.
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