Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

sábado, 2 de julho de 2016

DEUTERONÔMIO 33.2 DIZ QUE A DEUSA ASHERAH ERA A ESPOSA DE DEUS?



Para começar, essa alegação não é nova ... Isso veio das alegações de uma pesquisadora ateia Francesca Stavrakopoulou, do Departamento de Teologia e Religião na Universidade de Exeter. A afirmação foi reavivada para promover a série da BBC, “Segredos Enterrados da Bíblia”. Embora a afirmação parece ridícula na superfície, há realmente uma grande quantidade de evidências de que grupos de povos antigos do Oriente Médio adoravam deuses e deusas diferentes, uma das quais foi chamada “Asherah”. No entanto, ao contrário do alegado de muitos estudiosos, a Bíblia não tenta encobrir esses fatos, mas traz los à luz como a adoração de ídolos que eram. Vamos examinar esta evidência e as formas que tem sido interpretada.
 
Baseando-se em antigas inscrições que mencionam “Yahweh e sua Asherah”, alguns estudiosos (notadamente William Dever em Deus tinha uma esposa? A arqueologia e religião popular no Antigo Israel) nos últimos anos postularam que os antigos israelitas adoraram Asherah e outras divindades ao lado de Javé, o Deus do Antigo Testamento. Agora outros tomaram um passo além e afirmaram que a suposta esposa de Javé, Asherah, foi posteriormente retirada da Bíblia por escribas com uma agenda monoteísta. 

Alguns usam Dt. 33.2 e alegam que a tradução “à sua direita, havia para eles o fogo da lei” deveria ser interpretada como “à sua direita estava Ashera”, no claro intento de dizer que Deus estava com sua esposa. É uma possibilidade mas não é isso com o qual concordam a maioria dos eruditos e autoridades confiáveis. Dt. 33.2 pode ser entendido também como “e com ele havia miríades de Cades, à sua mão direita guerreiros [ou: anjos] dela”. Veja JTS, Vol. 2, 1951, pp. 30, 31. LXX: “com [as] miríades de Cades; à sua mão direita [havia] com ele anjos”; Vg: “e com ele milhares de santos. Na destra dele [havia] uma lei ardente”. M margem divide a palavra hebr. em duas, ’esh (fogo) e dath (lei), para rezar: “o fogo duma lei”; ou: “uma lei ardente”. Mas isso introduziria no Pentateuco um estrangeirismo persa, dath (lei), que no hebr. só ocorre ainda em Esdras e em Ester. Veja Esd 8,36; Est 1.8.

A Septuaginta reza “apressou-se a partir de Monte Parã, com milhares a Cades. Na sua mão direita [havia] seus anjos presentes” (Haydock). Kodesh não significa “santos”, mas a santidade, ou a cidade de Cades; e a palavra anterior, que alguns protestantes traduzem, com dezenas de milhares, mais provavelmente se refere a um outro título da cidade, como é especificado Meriba-Cadesh, cap. xxxii. 51., E XLVIII Ezequiel. 28. (Kennicott). Lei: a versão caldaica reza: “do meio do fogo, Ele nos deu uma lei, escrita com sua própria mão”. Podemos traduzir: “Ele tem brilhado no monte Parã, e multidões o acompanharam. O Santo, que tem em sua mão o fogo e a lei.” Veja Isaías vi. 3. Deus conduziu o seu povo, como um general vitorioso, através do deserto, frequentemente aparecendo-lhes para mostrar terror nos rebelde (Calmet). “Quando Ele desceu sobre o Sinai, a sua glória brilhou sobre Parã e Seir, como se fosse em seu progresso para lá” (Menochius). A lei é denominada de fogo, não só porque foi dada a partir do meio das chamas, mas também porque era para ser posta em execução com o máximo rigor (Haydock). Mas o termo dath é caldaico, e em nenhum outro lugar utilizado para a lei nos livros escritos antes do cativeiro, nem é reconhecido pela Septuaginta, siríaco, & c. Talvez tenha sido originalmente aur, como na versão Samaritano, “brilhou”, concordante a uma passagem semelhante, Hb. iii. 4. “Seu brilho era como o sol, chifres, ou melhor, esplendores (emissão de luz) da sua mão,” & c. (Kennicott)

A alegação de que Deus tinha uma esposa deriva de uma inscrição encontrada em Kuntillet Ajrud, de cerca do século VIII a. C., no nordeste da península do Sinai , que disse: “Yahweh de Samaria e sua Asherah” e “Yahweh de Teman e sua Asherah “. Yahweh é a palavra hebraica para Deus. Uma inscrição semelhante foi encontrada em uma tumba de um mesmo período de tempo em Khirbat El-Qom. Outros artefatos religiosos, como altares com chifres, pequenos altares, cinzas, ossos de animais, cabeças de cetro e estatuetas de terracota femininas, foram encontrados espalhados pelo Oriente Médio, principalmente em casas isoladas de indivíduos, em vez de locais de culto oficial (por exemplo, em Jerusalém). William G. Dever, que fez a maior parte do pesquisa sobre esses artefatos, acredita que representavam um culto de Asherah, como ele havia sugerido mais de 20 anos atrás. Durante os séculos 8 e 9, essas figuras femininas eram comuns em todo o Oriente Médio, sugerindo a sua utilização generalizada.
Que os antigos israelitas adoravam muitos deuses diferentes não é novidade para ninguém que tenha lido no Antigo Testamento. Embora Deus se revelou a seu povo como o único e verdadeiro Deus (condenando até mesmo a adoração de Asherah), os israelitas, rodeados por outras nações que adoravam vários deuses, constantemente se desviaram na idolatria. Esta idolatria nem sempre tomou a forma de uma pura e simples negação de Deus mas, em vez de negar o Senhor, os israelitas muitas vezes começaram a adorar outros deuses (como Asherah) juntamente com o Senhor; ou, por vezes, adoraram o Senhor de uma forma que ele tinha expressamente proibido. Grande parte do Antigo Testamento descreve a adoração proibida de deuses pagãos como Asherah e Baal e do fracasso de líderes de Israel para proibir tais cultos. 
 
De acordo com a história bíblica, cerca de metade dos reis de Israel adoraram a outros deuses e altares construídos e Asherah era um eles. A Bíblia mesmo indica que alguns dos Asherah foram feitos em Samaria,que é onde arqueólogos os encontraram. Assim, o fato de arqueólogos terem encontrado Asherah em Samaria não é surpreendente. Seria mais surpreendente se eles não os encontrassem! A Bíblia estava tentando manter esse culto a outro deuses e deusas em segredo? Não!

Os textos de Ras Xamra identificam esta deusa como esposa do deus El, o “Criador de Criaturas”, e referem-se a ela como “Senhora Axerá do Mar” e “Progenitora dos Deuses”, o que a torna também mãe de Baal. Contudo, parece ter havido considerável coincidência de papéis entre as três deusas de destaque no baalismo (Anate, Axerá e Astorete), como pode ser observado de fontes extrabíblicas, bem como do registro bíblico. Ao passo que Astorete parece ter figurado qual esposa de Baal, Axerá talvez fosse também assim considerada.

Deve-se notar que, durante o período dos juízes, os israelitas apóstatas “serviam aos Baalins e aos postes sagrados [Axerás]”. (Jz 3.7 n; compare isso com  2.13.) A menção destas deidades no plural talvez indique que cada localidade tinha seu Baal e sua Axerá. (Jz 6.25) Jezabel, a esposa sidônia de Acabe, rei de Israel, recebia em sua mesa 450 profetas de Baal e 400 profetas do poste sagrado ou Axerá. — 1Rs 18.19.

A adoração degradada de Axerá veio a ser praticada no próprio templo de Deus. O Rei Manassés chegou a colocar ali uma imagem esculpida do poste sagrado, evidentemente uma representação da deusa Axerá. (2Rs 21.7) Manassés foi disciplinado por ser levado cativo para Babilônia, e, ao voltar a Jerusalém, mostrou que se beneficiou da disciplina e purificou a casa de Deus dos itens de idolatria. Contudo, seu filho, Amom, deu prosseguimento à degradante adoração de Baal e de Axerá, junto com a acompanhante prostituição cerimonial. (2Cr 33.11-13; 15. 21-23) Isto tornou necessário que o justo Rei Josias, que sucedeu a Amom no trono, demolisse “as casas dos homens que se prostituíam no serviço dum templo, que havia na casa de Deus, onde as mulheres teciam sacrários de tenda para o poste sagrado”. — 2Rs 23.4-7.

Para a controversa questão “Será que Deus tem uma esposa?” a resposta também é clara: em nenhum lugar da Bíblia isto é sugerido, e as pessoas que afirmam isso devem postular uma teoria da conspiração em que grandes partes da Bíblia foram retroativamente reescritas para falsificar o registro. Não há evidência de manuscrito, sugerindo uma “versão anterior” da história israelita que endossasse o politeísmo. Estudiosos continuam a debater o desenvolvimento da compreensão do monoteísmo revelado unicamente em Deus de Israel, mas o ônus da prova recai sobre os críticos em demonstrar que isso é mais plausível do que simplesmente aceitar o texto da Bíblia que temos como genuíno.

Sim, os ateus e outros desinformados desse circo tentam de novo desacreditar o teísmo, o cristianismo, o judaísmo e a Bíblia, alegando algo tosco que foi proposto para simplistas no “Segredos Enterrados da Bíblia”, da BBC. É a mesma velha alegação embolorada ​​- os israelitas eram realmente politeístas e Javé, o Deus da Bíblia, foi apenas um dos muitos deuses. Assim, a Bíblia tenta encobrir o fato de que todos os israelitas eram politeístas. O problema com essa alegação é que a Bíblia admite que os reis se extraviaram e adoraram outros deuses. O fato de que a arqueologia confirma tais exemplos de cultos idolátricos em Israel não é nenhuma surpresa. Seria surpreendente se essas provas não fossem encontradas. E só para esclarecer as coisas, a Bíblia diz que Deus tem uma mulher – que consiste em nada menos que Seu povo.

3 comentários:

Provérbios 2: 1-7 (NÃO SOU ADVENT NEM TJ.) disse...

Ao meu ver Asherá é uma imagem (ídolo) personificada pelos israelitas divisores (aqueles que optaram por Samaria). Ao meu ver eles personificaram, através de artífices a SABEDORIA PERSONIFICADA, inicialmente conhecida por PRINCÍPIO DE SABEDORIA e então atribuíram certas religiosidades da mais famosa deusa canaanita Ashera, quando se ligaram a Samaria, paganizando assim atributos até então misterioso do MESSIAS, que claramente tem a função semelhante a da mulher: Por Seu intermédio, dar luz as coisas feitas pelo O PAI, embora na ELOHIM YHWH não há sexualidade.

Max E. disse...

Tem uma senhora ain no youtube,com lattes, deefendendo uma teoria que o nome dessa deusa foi retirada da biblia por copistas qe que na verdade era a esposa de Deus. E vai mais além: nem os profetas eram monoteistas.

JOELSON GOMES disse...

Pois é meu amigo, tem maluco pra tudo. A boca fala o que quer. Volte sempre.

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.