Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

LEITURAS- SURPREENDIDO PELAS ESCRITURAS

2-  livro lido em 2016- SURPREENDIDO PELAS ESCRITURAS (N.T. WRIGHT/ Editora Ultimato, 2015). 
Este é um livro onde Wright trata de teoria da evolução ao valor da arte. Passando por temas como ordenação de mulheres, historicidade de Adão, veracidade da ressurreição, ecologia, política, e o problema do mal. Muito perspicaz, o que faz dele o mais respeitado erudito em NT atual, e professor de Harvard, Cambridge, Oxford, Gregoriana de Roma, e Hebraica de Jerusalém, Wright merece ser ouvido ao tratar desses assuntos. 
Em todo livro o autor vai mostrando como a Bíblia pode ser aplicada a temas que as vezes nosso cristianismo pietista e alienado (muito do mundo das fantasias) nem imagina. A sua leitura da cultura moderna e como a Bíblia pode ser aplicada a ela deve ser estudada por quem se diz cristão e principalmente quem tem o poder da fala para outros. 
O climax do livro é um chamado à esperança, coisa que a Teologia Dispensacionalista tão difundida em nosso país, com seu afã de abandonar o mundo é ir para um céu distante, atrapalha. Para ver, preservar, e cuidar da beleza da criação de Deus temos um desafio: "O desafio de algo apocalíptico, para qualquer cristão sério, qualquer leitor atento ao Novo Testamento, é se - e, nesse caso, como- podemos resgatá-lo da escola filosófica do "deixados para trás", cujos adeptos esperam o arrebatamento no qual irão para o céu, abandonando este mundo de uma vez por todas" (p. 191). 
Para uma segunda edição fica anotado que revisem a p 53, onde no 2° parágrafo aparece "éprovável", a p. 105, onde a palavra grega está grafada errada no 1° parágrafo, a p. 179 na citação de Colossenses a palavra "deus" está com d minúsculo, e a 2a linha da p. 199 está estranho: "a mesma medida de seus que se espalham...". A que se refere "seus" ? 
Mas, isso não compromete o livro que é ótima leitura para quem gosta de coisas inteligentes.

Nenhum comentário:

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.