Por Joelson Gomes
A Bíblia é uma testemunha
indubitável de que só se deve adorar a Deus
(Mt 4.10). Pois, bem, e se encontrássemos outra pessoa sendo adorada e
ainda sendo incentivada a sua adoração, o que deveríamos concluir? Ou essa
pessoa seria o mesmo Deus e não outro, ou seria um Deus falso, ou teríamos no
mínimo dois deuses.
Quando lemos sobre Jesus na Bíblia
Ele é apresentado como o Filho de Deus, a própria encarnação do Deus eterno que
veio a terra para morrer no lugar do pecador arrependido (Mc 10. 45; Jo 1. 1-3,
14, 18; 3.16-18; 5.18; . Mas a Bíblia
mostra mais a respeito de Cristo, Ele não é só o homem bom, ou o substituto do
pecador, mas Ele é o próprio Deus. Veja com atenção.
- Mt 21.15-16. Neste texto Jesus recebe adoração de um grupo de crianças. E ainda, para confirmar que o que se estava fazendo ali era adoração mesmo Ele cita o Salmo 8.2, onde no hebraico aparece a palavra ’oz, que significa: esplendor, majestade, glória, louvor.[1] Assim Jesus está confirmando que as crianças estavam adorando, dando glória e louvor a Ele.
- Mc 2. 1-12. Nesta passagem Jesus perdoa os pecados de um homem. Todos sabem que só pode perdoar uma ofensa, aquele que foi ofendido, ninguém pode perdoar a ofensa feita a outro. Quem peca, peca contra Deus (YHWH) (Sl 51. 4), mas aqui Jesus perdoa os pecados. Mas, como Jesus perdoa pecados se quando se peca, peca-se contra Deus (YHWH)? A não ser que sejam UM.
- Jo 5. 23. Jesus afirma explicitamente que a mesma honra, reverência que é dada ao Pai, deve ser dada a Ele também. Assim Ele se iguala ao Pai se fazendo um Deus com Ele.
- Jo 16. 14. Cristo aqui diz que a missão do Espírito Santo na terra é levar as pessoas a glorificá-Lo. Em grego é usada a palavra doxa, que significa: glória, honra, aplausos [2] (ver Jo 4.24; Rm 1.9; Fp 3.3, onde a mesma palavra significa adoração). Assim, o Espírito santo leva as pessoas a adorarem a Cristo.
- Jo 20.28. Tomé, explicitamente adora a Jesus chamando-o de “Deus meu”. Mais claro impossível. E o interessante é que Jesus não recrimina Tomé, como se ele estivesse errado, mas aceita as suas palavras de adoração.
- Fp 2. 5-11. Nesta passagem a Bíblia explica o processo da encarnação de Jesus, Sua condição como ser humano na terra enquanto cumpria a obra da redenção, e Sua exaltação após a morte e ressurreição para ser adorado por todos (verso 11).
- Hb 1. 1-14. Este texto é muito claro em afirmar a adoração de Jesus e todas as criaturas são conclamadas a adorar a Ele.
- 2Pe 3. 18. Observe que a Bíblia diz que a glória pertence a Deus (Is 42. 8; 48. 11; Rm 11. 36; Jd 25), mas aqui Pedro diz que Jesus é quem deve ser glorificado até a eternidade. É claro que ele compara Jesus a Deus (ver Jo 5.23).
- Ap 5. 11-14; 22. 8-9. Não têm no NT passagens mais claras que estas que mostram o cordeiro que é Cristo (Jo 1. 29; 1Pe 1.18-20) sendo claramente adorado por todos, e em todos os lugares.
É isso. Jesus Cristo é apresentado na Bíblia como sendo
um com o Pai e o Espírito Santo. Os cristãos primitivos sabiam disso, a
adoração a Cristo não é uma novidade vinda com o passar do tempo. F. F. Bruce
diz que já em 112 d.C., Plínio Segundo, governador da Bitínia, escreveu ao
imperador Trajano falando sobre os cristãos, e afirmava que eles tinham o
costume de se reunir e cantar hinos à Cristo como a um Deus.[3]
Não podemos esquecer que tudo isso como diz Paulo é
um tremendo mistério (1Tm 6.16), todos que tentaram explicar racionalmente a
Triunidade de Deus cometeram erros. Deixemos, pois como está, nos conformando
com o que a Palavra de Deus revela, e ela revela que Deus é: Pai, Filho e
Espírito Santo.
Notas
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