Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

domingo, 6 de julho de 2014

JESUS CRISTO "DEUS CONOSCO"


Por Joelson Gomes
 





            A Bíblia é uma testemunha indubitável de que só se deve adorar a Deus (Mt 4.10). Pois, bem, e se encontrássemos outra pessoa sendo adorada e ainda sendo incentivada a sua adoração, o que deveríamos concluir? Ou essa pessoa seria o mesmo Deus e não outro, ou seria um Deus falso, ou teríamos no mínimo dois deuses.



            Quando lemos sobre Jesus na Bíblia Ele é apresentado como o Filho de Deus, a própria encarnação do Deus eterno que veio a terra para morrer no lugar do pecador arrependido (Mc 10. 45; Jo 1. 1-3, 14, 18; 3.16-18; 5.18;  . Mas a Bíblia mostra mais a respeito de Cristo, Ele não é só o homem bom, ou o substituto do pecador, mas Ele é o próprio Deus. Veja com atenção.

  • Mt 21.15-16. Neste texto Jesus recebe adoração de um grupo de crianças. E ainda, para confirmar que o que se estava fazendo ali era adoração mesmo Ele cita o Salmo 8.2, onde no hebraico aparece a palavra ’oz, que significa: esplendor, majestade, glória, louvor.[1] Assim Jesus está confirmando que as crianças estavam adorando, dando glória e louvor a Ele.
  • Mc 2. 1-12. Nesta passagem Jesus perdoa os pecados de um homem. Todos sabem que só pode perdoar uma ofensa, aquele que foi ofendido, ninguém pode perdoar a ofensa feita a outro. Quem peca, peca contra Deus (YHWH) (Sl 51. 4), mas aqui Jesus perdoa os pecados. Mas, como Jesus perdoa pecados se quando se peca, peca-se contra Deus (YHWH)? A não ser que sejam UM.


  • Jo 5. 23. Jesus afirma explicitamente que a mesma honra, reverência que é dada ao Pai, deve ser dada a Ele também. Assim Ele se iguala ao Pai se fazendo um Deus com Ele.


  • Jo 16. 14. Cristo aqui diz que a missão do Espírito Santo na terra é levar as pessoas a glorificá-Lo. Em grego é usada a palavra doxa, que significa: glória, honra, aplausos [2] (ver Jo 4.24; Rm 1.9; Fp 3.3, onde a mesma palavra significa adoração). Assim, o Espírito santo leva as pessoas a adorarem a Cristo.

  • Jo 20.28. Tomé, explicitamente adora a Jesus chamando-o de “Deus meu”. Mais claro impossível. E o interessante é que Jesus não recrimina Tomé, como se ele estivesse errado, mas aceita as suas palavras de adoração.


  • Fp 2. 5-11. Nesta passagem a Bíblia explica o processo da encarnação de Jesus, Sua condição como ser humano na terra enquanto cumpria a obra da redenção, e Sua exaltação após a morte e ressurreição para ser adorado por todos (verso 11).


  • Hb 1. 1-14. Este texto é muito claro em afirmar a adoração de Jesus e todas as criaturas são conclamadas a adorar a Ele.


  • 2Pe 3. 18.  Observe que a Bíblia diz que a glória pertence a Deus (Is 42. 8; 48. 11; Rm 11. 36; Jd 25), mas aqui Pedro diz que Jesus é quem deve ser glorificado até a eternidade. É claro que ele compara Jesus a Deus (ver Jo 5.23).


  • Ap 5. 11-14; 22. 8-9. Não têm no NT passagens mais claras que estas que mostram o cordeiro que é Cristo (Jo 1. 29; 1Pe 1.18-20) sendo claramente adorado por todos, e em todos os lugares.



É isso. Jesus Cristo é apresentado na Bíblia como sendo um com o Pai e o Espírito Santo. Os cristãos primitivos sabiam disso, a adoração a Cristo não é uma novidade vinda com o passar do tempo. F. F. Bruce diz que já em 112 d.C., Plínio Segundo, governador da Bitínia, escreveu ao imperador Trajano falando sobre os cristãos, e afirmava que eles tinham o costume de se reunir e cantar hinos à Cristo como a um Deus.[3]



Não podemos esquecer que tudo isso como diz Paulo é um tremendo mistério (1Tm 6.16), todos que tentaram explicar racionalmente a Triunidade de Deus cometeram erros. Deixemos, pois como está, nos conformando com o que a Palavra de Deus revela, e ela revela que Deus é: Pai, Filho e Espírito Santo.

Notas






[1] TREGELLES’ Samuel Prideaux. Hebrew and English Lexicon,  p. 616.


[2] Para o significado desta palavra vd. RUSCONI, Carlo. Dicionário do Grego Testamento, p.136.

[3] Merece Confiança o Novo Testamento? 2ª ed. (São Paulo: Vida Nova, 1999), p. 154.

Nenhum comentário:

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.