Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

domingo, 13 de março de 2011

CURSO DE TEOLOGIA? CUIDADO.


Trabalho com o ensino teológico e tenho ficado espantado e preocupado com o que vejo acontecer no Brasil com respeito a isso. Temos em nosso país bons seminários independentes e de denominações, casas de estudo teológico com anos de experiência, professores qualificados e estrutura compatível (salas, biblioteca equipada, matriz curricular, etc.). É fato que um curso teológico em nível de bacharelado necessita do cumprimento de uma matriz curricular, quantidade de horas aulas e é claro profundidade de ensino. Não se faz um curso desses sem no mínimo 04 anos de estudo sério e muita leitura. Um aluno que sai de um curso de formação teológica deve ter conhecimento de autores livros, línguas, correntes de pensamento; deve saber escrever, conhecer com profundidade o mundo da teologia.

Mas, como disse, eu tenho ficado espantado com o que vejo. Você coloca “curso de teologia” no Google e sai milhares de links para “faculdades” oferecendo curso de R$ 500,00, com apostilas e por correspondência em 06 meses. Ou você passa numa igreja, que se sabe não tem nenhuma tradição no ensino teológico, e tem uma placa “curso de bacharel em teologia” (o que só pelo titulo já está errado, pois não existe algo tal como curso de bacharel em teologia). Pergunto, o que essas pessoas, as vezes de boa fé, estão aprendendo nesses lugares?

Para ilustrar o fato uma história. Sempre ando com um livro e uma vez estava em um congresso se minha denominação (Aliança Congregacional), na hora do almoço estava eu à mesa almoçando e com meu livro ao lado. Eis que passa um cidadão e olha, ele anda um pouco volta e pergunta se podia pegar e ver. Eu disse claro. Ele pegou o livro, olhou, e perguntou se era bom. Eu respondi que não tinha acabado de ler ainda, mas até onde estava era sim (o livro era Cristolologia do Novo Testamento/ Oscar Cullmann). Perguntei se ele estudava teologia, ele disse que estava se formando. Perguntei se ele conhecia o livro, para minha surpresa ele disse não.

Ora, se está se formando num curso teológico, é claro que se passou por Teologia Contemporânea, ao passar por este assunto e nas próprias leituras do aluno, não tem como não saber de Barth, Bultmann, Brunner, Dodd, Pannenberg, Jeremias, Goppelt, Borkhamm, etc. A pergunta que se faz é: será que tem “teológo” por aí que nunca viu um livro de teologia? O que conhece são só os antigos comentários da Vida Nova, e os livros da CPAD, e pensa que só isso é teologia? Será que tem “teólogo” por aí que o que conhece como livro de consulta é a malfadada série de R. N. Champlin e acha que é teólogo? Desconfio que sim. E tem mais, para piorar alguns se acham formados e nem isso viram, porque seu curso foi feito com apostilas.

É triste, mas pelos comentários que recebo as vezes aqui no blog (alguns impublicáveis) de pessoas que se dizem teólogos, tem gente que se acha doutor e nunca entrou numa biblioteca teológica com mais de 40.000 livros. Para muitos a culpa não é deles, foram enganados por pessoas inescrupulosas que no afã de ganhar dinheiro fácil fazem esse tipo de coisa.E agora eles arrotam que são teológos e quem conhece um pouco da área nota o disparate.

O que fazer? Bem, se você já passou por um curso teológico compare o mesmo com o de um seminário de tradição e respeito, compare as matrizes curriculares, converse com pessoas formadas em bons seminários. Consulte os bons e conhecidos educadores em teologia no Brasil. Ao procurar uma casa para estudar veja a tradição teológica daquela instituição ou denominação. É um caça níquel? Cuidado com cursos por correspondência, por apostila, de igrejas sem historia no ensino de teologia, rápidos demais. Você pode ser lesado e perder seu dinheiro. Desconfie das facilidades fuja delas. Infelizmente não existe regulamentação para curso livre nesse país, qualquer um pode abrir na sua igreja um “curso de bacharel em teologia”, cabe a você ter cuidado.

Por fim, se você não tiver cuidado, pode achar que está abafando, mas na realidade está SE abafando. Pense nisso.

29 comentários:

ebooksgratis disse...

Graça e paz, vejo no irmão muita preocupaçao com a CIENCIA e um certo distancimaneto ao que diz respeito ao mover do Espirito. A letra mata, todos que vivem pela letra não podem produzir fruto, se não buscarmos o mover profetico que o irmão faz tanta questão de dizer que está distante, qual diferença faremos em relação aos fariseus que negavam o dedo de Deus em Jesus expulsando demônios e curando? Sua preocupação com a formação cientifica pode ter lugar em meio a tantas coisas ensinadas erroneamente hoje, mas será que um iletrado como Pedro teria lugar numa aula teologica de um dos centros que o irmão defende??? Será que ele por não conhecer os "cultos nomes" apresentados pelo irmão não seria banido ou até mesmo expulso de pulpitos e centros teologicos hoje? Pense nisso irmão, Pedro não tinha formação teologica, mas seu diferencial era a palavra profetica, o Espirito que saiu de seus lábios quando Ananias e safira mentiram para o Espirito do Senhor.

JOELSON GOMES disse...

Ebook, vamos por parte.

1- Se o tal "mover" do Espírito que vc fala trata-se das inovações sem a menor base escriturística que vemos hoje nas igrejas modernas, amigo realmente estou distante mesmo e continuarei. Nem tudo o que acontece por ai com nome de espiritual é espiritual, tem muita novidade, mas pouca base bíblica.

2- A citação " a letra mata" de 2 Co. 3. 6 não se refere a estudo, mas sim a letra da Lei da antiga Aliança, não a letra de quem é letrado. O argumento do apóstolo é: a letra da Lei mata, não salva, mas a Nova Aliança do Espírito vivifica.Paulo não se refere a estudo até pq ele era um estudante de mão cheia.

3- Quanto a Pedro ele não era um iletrado. Todo judeu tinha uma educação baseada no TANACH (o AT) desde cedo. Aos 12 anos ele fazia o bar mitzvah, cerimônia feita após anos de estudo de suas tradições religiosas. Não esqueça que o que a gente aprende hoje era a cultura de Pedro, ele nasceu em meio a isso. Depois disso, não esqueçamos que passou três anos e meio no maior seminário do mundo, aos pés de Jesus. Quanto de teologia Pedro aprendeu de Jesus todo dia? Nenhum seminário hoje chega perto. Assim, Pedro não teve a escola formal dos rabinos da época, mas teve a melhor escola do mundo e o melhor professor.

Assim, é claro que temos que buscar o poder do alto, mas nunca dissociado do conhecimento, senão vira fanatismo e heresia, como existe aos montes hoje com nome de igreja.

Deus o abençoe e volte sempre.

Marconni disse...

Irmão Joelson, graça e paz de Jesus Cristo.
PEDRO E JOÃO PERANTE SINÉDRIO.
Me desculpe irmão Joelson, mas discordo totamente do irmão.
Se Pedro e também acrescento João não eram iletrado, então o que eram! OBS: João também era iletrado.
Que foram interrogados pelos anciãos, os escribas, e Anás, o sumo sacerdote, e caifás e João Alexandre. Atos 4.5,6.
No livro de Atos 4.13 fala:
Então, eles, vendo a ousadia de Pedro e João e informados de eram homens sem letras e indoutos, se maravilharam; e tinham conhecimento de que eles haviam estado com Jesus.
Então meu irmão Joelson, não procede seu argumento que Pedro era letrado, sabia ler e escrever.
Não fale de sua própria cabeça sem respaudo bíblico que não tem certeza, e o que não é bíblico.
Não sou eu que falei, está escrito na bíblia Sagrada em Atos 4.13.
Pedro e João eram homens sem letras e indoutos, que no discionário significa adj. Iletrado, ignorante.
Iletrado significa inculto, analfabeto.
Fique na paz de Cristo.

ebooksgratis disse...

Graça e paz,

Com certeza Pedro tinha a melhor e a verdadeira formação teologica, que era aos pés de Jesus. Hoje temos o mesmo Espirito, que se movia através de Jesus, quando em carne, para nos ensinar tudo que é necessário(Jo. 16.13). Quando falo da letra, quero dizer que apenas ser um bom estudioso não é suficiente, é preciso ter o poder que vem do alto. Numa coisa corcordamos: Apenas a letra, nos torna religiosos legalistas. Se formos apenas para o que se vê por aí de " mover do espirito" nos tornamos fanaticos. A vida cristã necessita dessas duas armas, Palavra e Espirito, elas não funcionam separadamente.

Abraço cordial,fica na Paz de Cristo,

Vasco Bruno

Anônimo disse...

Joelson,
Concordo contigo. E tem muita gente escondendo sua preguiça atrás de um tal "mover do Espírito". Claro, o extremo oposto também não é saudável, digo com relação àqueles que querem saber muito, mas fazer pouco. Não devemos deixar de fazer por mais saber, mas fazer mais e melhor por melhor compreender.
abraço,
Cesar

JOELSON GOMES disse...

Maconi, acho que o amigo está se confundindo. Em At. 4. 13 a expressão "agrammatoi", que muitas versões traduzem por iletrados, na verdade tem o sentido de "leigos, nao versados na Lei". Como dizemos hoje para alguem que não e formado em teologia. Isso significava na época pessoa que não havia recebido escolaridade formal como os rabinos. Não que fosse analfabeto. Leia a Biblia com os olhos da época em que foi escrita e não com os olhos de hoje, e não procure o significado da tradução (iletrado), mas da expressão que está no texto grego. Ora se Pedro era analfabeto como escreveu suas duas cartas que temos em nossas Biblias? E como sabia tanta teologia? Ele não era uma espécie de Chico Xavier como alguns pensam que fechava os olho e saia escrevendo, ele estudava para isso. Por isso digo amigo que estudar é muito importante, aliás, todos os homens que Deus usou e usa para fazer grandes movimentos em sua igreja, a começar da Reforma Protestante, eram homem super letrados. Abraços e volte sempre.

Marconni disse...

Irmão Joelson, paz de Jesus seja com o irmão.
Foi um troca de minha parte com outra pessoa.
Pedro era sim um homem,
simi-analfabeto, escrevia e falava arrastado o grego muito mal.
Semi no latino significa o meio ou quase.
As duas epístolos de I,II Pedro.
Pedro testifica que escreveu sua primeira carta com ajuda de Sivano(cuja contracta em grego é Silas), como seu escriba I Pedro 5.12
O grego fluente de Silvano e seu estilo literário aparecem aqui enquanto que, possivelmente, o grego nenos esmerado(apurado, elegante, bem acabado) de Pedro que não tinha, apareça na sua segunda epístola.
Alguns estudiosos do passado e do presente, ignorando certas natáveis semelhanças entre
I Pedro, e 2 Pedro e destacando, ao invés disso, as diferenças entre elas, supõem que não é de Pedro a autoria da carta. Essas diferenças de conteúdo, vocabulário, ênfase estilo literário podem ser uma decorrência das diferentes circunstâncias de Pedro e de seus leitores, nas duas cartas.
As circuntâncias de Pedro também eram outras.
Enquanto na primeira carta ele contou com a cooperação eficiente de Silvano na escrita, parece que Silvano agora na segunda carta
2 Pedro este não estava disponível ao ser escrita esta segunda epístola. Talvés, pedro tenha empregado seu próprio grego galileu singelo, ou serviu-se de um escriba menos habil do que Silvano.
Sendo assim pedro não tinha condições para expor palavras literárias no grego fluentes.
Como o profeta Jeremias, que tinha como seu escriba, secretário Baruque ler Jeremias 36.4,8.
Fique na graça de Jesus.
Este assunto é para os Bachareis em Teológia Mestres, somente nos os Bachareis tem o acesso aos manuscritos original.

ebooksgratis disse...

Graça e paz, com relação ao seu comentário ao irmão Marconi, então o irmão admite que Pedro não recebeu ensino teologico de homens, mas apenas do proprio Senhor Jesus. Afinal, o conhecimento basico que ele tinha da cultura judaica, não o capacitava, se vivesse nos dias de hoje a ser um apostolo ou prebitero-pastor não é verdade???? Tudo que ele recebeu, recebeu do MOVER do ESPIRITO, da propria boca do Verbo da Vida.Hoje, como já disse, temos o MESMO espirito do Senhor para nos ensinar em todas as coisas. Será que ser avaliado quanto a sua comunhão, experiencia cristã não teria até mais peso do que apenas um curso teologico de renome????? Se Paulo estudou, bom pra ele, mas o evangelho não lhe foi dado por estudo , mas DA BOCA DO PROPRIO SENHOR JESUS. Ou seja, foi em comunhão, pelo mover do Espirito e não por estudo teologico algum.

Galatas 1 (tradução NVI)

11 Irmãos, quero que saibam que o evangelho por mim anunciado não é de origem humana.

12 Não o recebi de pessoa alguma nem me foi ele ensinado; pelo contrário, eu o recebi de Jesus Cristo por revelação.

Será que hoje Paulo teria espaço em nossos pulpitos???? ou seria chamado de fanatico??? É logico que não estou querendo dizer ouçamos pessoas dizendo por aí recebendo "novos evangelhos" , mas desprezar a inspiração espiritual o MOVER DO ESPIRITO, é muito perigoso. Será que não resultaria numa igreja FRIA como aquelas virgens que não tinham o óleo (mover de Deus, comunhão, etc) e não estavam prontas pra se encontrarem com o Senhor???

Pascol disse...

Joelson, as igrejas estão cheias de teológos pastores e obreiro.
Meu irmão, para que adianta Teológia, se suas vidas são mundanas, roubadores do dinheiro do povo como Dízmos etc, sendo que usam o dinheiro para deleites carnais e familiares, Avareza total.
Sem dizer que esta de esboso que os pregadores sempre levam para pregar, que dá sono.
Apenas palavras escritas faladas por sua boca, sem nenhuma unção do Espírito Santo.
Vc esculta e sai do mesmo jeito, vazio.
Meu irmão, o que sai da boca do homem se não for pelo Espírito Santo só ouviremos bestereiras e coisas sem nexo, vazias que não leva a lugar algum.
Esta de Teológia é uma furada, técnicas e palavras mortas.
Veja os exemplos de Jeremias, João Batista a voz que clama no deserto e outros.
Veja como o Espírito santo age, João Batista que prega no deserto, ele não ia até as pessoas.
As pessoas, centenas ou milhares iam até ele no deserto para ouvi-lo.
porque o Poder do Espírito Santo atrai o homem à Deus!
Homem com autoridade do Espírito Santo que atraia as pessoas, veja bem no deserto!
Será que os Teológos atuais, e alguns cristãos que estão mortos espiritualmente têem esta autoridade que João Batista teve de falar de dos podres, o pecado do rei Herodes, de falar com os fariseus e dos Saduceus dizendo-lhes Raça de vibóras? É claro que não!
Se falar hoje, homens Teológos que estão mortos espiritualmete, vcs tem coragem de dizer: Raça de vibóras e revelar a vida podre de pecado de alguma autoridade, ou até mesmo com alguém movido de esclarecimento e cultura um certo estatus do mundo? Com toda certeza vai preso e toma um processso nas costas.
Mas João batista não estava nem aí para o rei Herodes, e outros. Porque ele era cheio do Espírito Santo e falava não para agradar homens, e sim a Deus; falava o que lhe mandava falar.
Aí deu no que deu! Foi decaptado por amor a Palavra de Deus.
Será que os chamados Teológos estão prontos para serem decaptados por falar a Verdade à Palavra de Deus, apontar do pecado nas vidas das pessoas selebridades e etc, deste mundo, ensinando o caminho certo do arrependimento como João Batista fazia?
Estes Homens que abriam a sua boca e Deus os enchia do poder e autoridade no Espírito.
É isto que Deus quer, deixar o Espírito Santo agir e não o próprio homem agir com seu conhecimento isignificante Teológo.
Os Verdadeiros profetas Falavam o que Deus manda dizer.
Hoje os pastores falam o que o sistema do mundo manda falar, e vivem como o mundo.
Não querem desagradar ninguém para não perder a pessoa e seus Dízimos e ofertas.
Conhecer a Bíblia, é o dever de todos que são remidos no sangue do Cordeiro.
Mas quem ensina o conhecimento da verdadeira Palavra de Deus se chama Espírito Santo.
Ele é que testifica ao homem o conhecimento bíbico, e profundidade da Palavra de Deus.
E não a teológia ensinada por homens muitas vezes estão em pecado ensinado.
A Verdadeira Teológia, se chama Espírito Santo do Deus Vivo.

JOELSON GOMES disse...

Pascol, a paz de Cristo.
Toda generalização não é boa. Veja bem, se não temos muitos teólogos hoje que denunciem o que fala, mas tb não temos não teólogos que façam isso. Se temos hoje muitos teólogos que dá sono ouvir, tb temos muitos não teólogos, que acreditam que se vai ao pulpito e o ES vai dar na hora (desculpa para preguiça e falta de capacidade de construir um sermão), e quando chegam lá sai um festival de incoerências doutrinárias, ou só sai glória a Deus e aleluia, e nada de conteudo. Assim, temos muitos leigos que não dizem nada, como temos muitos formados. Mas temos muitos pastores competentes, estudiosos e que são ótimos pregadores. Aliás,todo bom pregador se for ver é alguem estudioso, procure um bom pregador que seja leigo hoje por ai não encontra. Portanto, não devemos generalizar.
Fca c Deus.

JOELSON GOMES disse...

Ebook, vc deu uma estudadinha, isso é bom. Volte sempre.

Anônimo disse...

agora sério. Acho que algumas pessoas não entendem a complexidade dos dias de hoje. Não entendo como alguém pode ensinar outras pessoas sobre o Evangelho sem ter uma compreensão clara da História da Igreja, por exemplo. COmo alguém que não leu nada de Lutero e Calvino pode falar sobre a Reforma, ou entender a existência de uma Igreja fora da Católica Romana? É uma falta de noção da história que produz fanatismos e críticas exageradas ao catolicismo, até falta de respeito. Como alguém pode ensinar sobre o cristianismo se não sabe nada sobre a história dos primeiros cristãos além do âmbito do NT, sem ter lido a Didakhé, os Pais da Igreja? (E nisso muitos seminários protestantes pecam, pois negligenciam a patrística) Até uma criança pode fazer perguntas que esses pseudo-pastores não saberão responder! Ou esperam que o Espírito sopre (essa foi boa!) a resposta na hora? Isso pra mim se chama preguiça! Daí, surgem centenas de igrejinhas com interpretações saídas da cuca de sugeitos sem instrução e capacidade para dialogar com outros intérpretes e com a tradição cristã.
Ah, perda de tempo discutir... Abraço!
Cesar

Missionário Claudio disse...

Joelson, me desculpe mas sou muito reparador.
Toma vergonha na car meu irmão!
Alías vou defender pessoas que vc vem humilhando.
Primeiramnete quem é vc! Vem da Paraíba, um pião da roça que fez um péssimo curso de hitória um mal gosto, que não dá dinheiro e se acha o esperto.
Para mim vc é um idiota, até mesmo para escolher a carreira que vai trabalhar.
Isto não dá dinheiro não! Se aqui no sudeste os professores de História estão ganhado pouco mais de R$ 700,00, aí deve ganhar no máximo salário mínimo e olhe lá! Isto se recebem em dia. Fazer este curso meu caro é passar fome.
Viu como é ruim falar mal dos outros?
Este estado onde é condiderado um estado que não tem expressão no Brasil, o ensino aí é simplesmente horrível um lixo, ou seja não tem! É impurrado, e ninguém sabe nada.
Aí vem vc, dando um de bonzão e quer tirar onda com a cara dos outros? Comigo não ! Vou te detonar sempre!
É só ver os seus texto e certificarão que estou dizendo.
Segundo fazer cursinho de Teológia em igreja que vc frequenta, é ir para as heresias, como vc faz e escreve, sem respaudo bíblico, onde pastores que ensinam suas visão é dinheiro sempre dinheiro ensinam alguma coisa?
No campo missionário, meu irmão tem pessos que não tem curso de Teologia e são cheios do Espírito Santo levam almas a Deus o que o mais importante o tudo! Sabem mais do que eu que tenho além deste curso que vc defende!
Que para mim não vale nada, quem me orienta e me dá a sabedoria no falar é o Espírito Santo não uso os meus métodos e técnicas de Teológia.
O que vc não é, e não faz!
Agora ficar escrevendo, exebindo textos como vc já o vez, um penis de borracha, homens pelados dizendo que eram Adão e Eva e bla,bla,bla, e também outros que são totalmente deprimentes e antíblícos.
Te acompanho, mas não para aprender porque posso te dar aulas, vc não sabe nada de bíblia.
O pior, não sabe nada de Teológia!
Está deturpando a classe.
Não aceito heresias que vc está escrevendo ? Vou sempre questionar! Vc pensa que é mas não é.
Meu nome é Cláudio e sou Bacharel em Teológia e Missionário.
Aliás como já disse em outros blogs, eu não uso meu conhecimento de Bacaherel em Teológia no campo missionário, Sou usado pelo Espírito Santo que as vezes me manda falar palavras de Verdade que se fosse no meu natural não falava.
No campo missionário quem comanda é o Espírito Santo, Teológia ensinadas por homens, lá não funciona não ok? Muitas vezes já preguei com uma simples folha de um hino do cantor cristão, porque o evangelho e totlamente proíbido, e falar o nome de Jesus é ir para cadeia.
Olha que sou Bacaherel em Teológia e não tiro banca como vc que é um simples Teológo. Aliás deixa minhas dúvidas se é mesmo!
Dexei de dar alulas por ver que a Teológia está virando cabine de emprego para candidatos a pastores, onde as escolas estão cheias, pessoas querendo se dar bem na vida financeira assumindo uma igreja e até alguns querendo fundar igrejas.
Então meu caro, baixa a bola que ela é murcha.
No sudeste em um semínário que tem o ensino original bíblico de Cristo, e não fica perdendo tempo em ecrever bobagens como vc o faz ok?
Por isso e outras sou um missionário em campo de guerra onde vc nunca pensou em ir!
Eu fui e vou e estou!
Sai deste computador e deprenda de igreja física. vai para o campo misssionário seja últil na obra de Cristo!
Pare de querer humilhar as pessoas, que vc não é ninguém ok?
Vc me tirou do sério em querem se dar, ser o bom! Que não é nada!

Edinei Siqueira disse...

Caros irmãos,

Só gostaria de perguntar aos irmãos que são contra o estudo teológico e que depreciam aqueles o amam: Vocês vão deixar de ler as cartas do Apóstolo Paulo por ele ser o maior teólogo da Igreja?
Quanta hipócrisia! Quando estes irmãos (anti-intelectuais)se deparam com um texto difícil das Escrituras ou quando assaltados por dúvidas, quem eles vão procurar para fazer pergunatas? Os estudiosos é claro! E depois dizem que teologia não vale nada.

Pb. Edinei, Th. B

Anônimo disse...

MEU DEUS, MEU DEUS, MEU DEUS!!! Quanta apologia em favor da ignorância! Olha, Deus criou o universo inteiro com conhecimento e sabedoria, é o que diz Isaías e Provérbios; mas os filhos de Deus não precisam estudar não!
Moisés foi criado e educado na maior escola de ciência do mundo antigo, que era o Egito. Era como se ele tivesse recebido educação em Harvard, ou no MIT, mas você meu amado, não precisa estudar não viu?
Daniel e seus amigos foram achados DEZ VEZES mais doutos (seguindo a tradição judaica de supervalorizar o conhecimento, isso desde a antiguidade)que os outros; mas nós, ESTUDAR, PRA QUÊ?
Muitos servos de Deus eram incultos, como Amós, que era boiadeiro, mas Isaías era um homem muitíssimo culto, entendido de política, geografia, de outras culturas. Mas pra quê estudar hoje em dia?
Gente, se entende e se perdoa que nós soframos com uma herança de uma cultura estudantil que nos legou a falta de conhecimento como virtude, a burrice como prova de ser cheio do Espírito Santo(sou de uma igreja pentecostal do pé roxo e sei o que estou falando)e o de que nós não temos que entender nada das escrituras, por que afinal de contas, muita coisa é "mistério". Mas o que se precisa entender é que:
1.Meus amados irmãos: numa simples análise, é sério, creiam-me, OS SERVOS DE DEUS QUE MAIS FORAM USADOS POR DEUS, SEMPRE, SEMPRE, SEMPRE FORAM OS MAIS CULTOS, OS MAIS INSTRUÍDOS, OS MAIS BEM PREPARADOS, AQUELES QUE DEUS OS CHAMOU E PREPAROU ATRAVÉS DE ANOS A FUNDO DE ESTUDOS, CONFORME AS TRADIÇÕES JUDAICAS.
Uma simples demonstração disso quero fazer com estes que já citei, Moisés, Isaías e Daniel, somando-se a eles o apóstolo Paulo, que era um homem muitíssimo culto e por fim, nosso maior exemplo, Jesus: vocês nunca perceberam que é que Jesus discutia com os doutores da lei? NUNCA? SÉRIO? CARAMBA GENTE, ERA TEOLOGIA!!! ELE DISCUTIA O QUE SE PROCURA ENTENDER NESTE E EM OUTROS BLOGS E SITES SÉRIOS! Gente, Jesus frequentou escola de teologia judaica da época e aprendeu a ler!!! VOCES PENSAM QUE ISSO ERA POUCA COISA? Hoje no país nós temos 14 milhões de analfabetos totais. Imagina o que era aprender a ler quando vc tinha que ter papiro, pele de carneiro e outras coisas? Era muito caro e difícil ler! Era como uma pessoa ter uma faculdade hoje em dia, com pós graduação!
2.Uma simples pergunta: qual era a dificuldade de Pedro para entender as cartas de Paulo, que tinham certos "pontos difíceis de entender?". Ué irmãos, Pedro não pregou e tres mil se converteram? Por que é então que eles não entendia? Simples gente: a limitação de Pedro não era espiritual, MAS INTELECTUAL!!! Existem coisas na Palavra de Deus irmãos que todos deveriam entender, mas nem todos podem entender, isso por que não têm arcabouço intelectual suficiente para isso sabiam?
3.Irmãos, nós não podemos amar o mundo, mas precisamos nos contextualizar. Nós vivemos na época da informação, da cultura, e dos templos da ciência. Qualquer um amados, pode ser usado e cheio do Espírito de Deus. Cultura NÃO É PRÉ REQUISITO PARA ISSO, É VERDADE. MAS TAMBÉM É VERDADE QUE VC SÓ PODERÁ SE APROFUNDAR EM MUITOS MISTÉRIOS DE DEUS E SER FIRME NA FÉ ATRAVÉS DO APRENDIZADO FIRME DE DOUTRINA CRISTÃ. É pra isso que serve a Teologia, pra te dizer O QUE É CERTO E O QUE É ERRADO À LUZ DAS ESCRITURAS. SEM DOUTRINA CRISTÃ AMADO, EU POSSO ESTABELECER QUALQUER REFERENCIAL PRA VC BASEAR SUA FÉ. Mas SERVE QUALQUER PEDRA? AH, NÃO SERVE NÉ?

4. Por último: Jesus disse: "examinai as escrituras". O que é examinar? É estudar atentamente, para saber se vc está pensando certo ou não, simples assim. Por que acreditar com sinceridade numa doutrina errada é tão problemático quanto vc não ter fé nenhuma. Estuda-se Teologia não para se contar bravata e acreditar em homens: estuda-se Teologia, como o apóstolo Paulo estudava, é pra não se errar o caminho do céu!!! É pra isso que serve o estudo de Teologia: para não ser ENGANADO.

Anônimo disse...

"E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará."
Mt 24.12

Laizer disse...

EU, LENDO TODOS OS COMENTÁRIOS FEITOS A RESPEITO DO ESTUDO DA TEOLOGIA, FIQUEI PERPLEXA AO OBSERVAR COMO AS PESSOAS USAM PASSAGENS BÍBLICAS PARA JUSTIFICAR A SUA PREGUIÇA E COMODISMO DE CONHECER MAIS A FUNDO A PALAVRA DE DEUS, NA QUAL ELE MESMO DISSE: EXAMINAI AS ESCRITURAS...NEM PERCEBEM, QUE A IGNORÂNCIA FAVORECE AO ERRO, E QUEM GOSTA DE GENTE IGNORANTE, SEM ESTUDO É POLÍTICO, ONDE ENCONTRA FACILIDADE PARA ENGANAR PESSOAS SEM CONHECIMENTO, SERÁ POR ISSO QUE MUITOS PASTORES CRITICAM A TEOLOGIA? SERÁ QUE ELES NÃO QUEREM QUE SEUS MEMBROS TENHAM CONHECIMENTO E DEIXEM DE PRATICAR CULTOS E ADORAÇÃO CARNAIS, TIPO AQUELES QUE NÃO VEM DA AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO, MAS DA EMOÇÃO DO HOMEM, OU DA NECESSIDADE DE SE MOSTRAR "SANTO", TIPO ANJO QUASE VOANDO DENTRO DA IGREJA, TIPO AQUELES QUE VÊEM ESPADA DE FOGO, ANJO DE FOGO, CARRO DE FOGO E ETC... PORQUE PARECE MAIS FÁCIL ATRAIR PESSOAS PELO MOVIMENTO E BARULHO E GRITOS, DO QUE CONVENCÊ-LOS A FICAR ATRAVÉS DO EVANGELHO, ALIÁS ESSE, QUE JESUS DISSE QUE PREGASSE A TODA CRIATURA, OU NÃO, SERÁ ? O QUE JESUS QUIS DIZER COM ISSO ENTÃO? SERÁ QUE ELE DISSE, FAÇA BARULHO, PQ ASSIM VÃO CONSEGUIR CHAMAR ATENÇÃO? IMAGINEM JESUS PREGANDO, SERÁ QUE ELE FAZIA TODO ESSE MOVIMENTO QUE SE VÊ HOJE EM DIA, TIPO GENTE RODANDO, COM OS CABELOS COBRINDO O ROSTO,OU ELE FALAVA MANSAMENTE DE ACORDO COM AS ESCRITURAS? EU SOU MUITO LEIGA, EM RELAÇÃO A TEOLOGIA, MAS GOSTO DE ESTUDAR A PALAVRA, E NÃO ESTOU AQUI PARA CRITICAR OS CONCEITOS E PONTO DE VISTA DE NINGUÉM, MAS EM UMA COISA CONCORDO COM O IRMÃO, ESTUDAR, SEJA O QUE FOR, É SEMPRE BOM, ASSIM NÃO CORRE O RISCO DE SER ENGANADO,POIS HAVERÁ UM TEMPO EM QUE ATÉ OS SANTOS, SERÃO ENGANADOS.
GRAÇA E PAZ A TODOS.

JOELSON GOMES disse...

Laizer, muito obg pela sua opinião sensata, volte sempre, a casa é sua.

Mais disse...

A teologia é interessante como conhecimento relevante. Bom, uma vez que colocamos caráter técnico como requisitos para levar ao mundo o conhecimento do plano de Deus para o homem e da Sua maravilhosa Graça, estamos colocando predras de tropeço para nós mesmos. O estudo é essencial mas não é o principal.

E quem se dispõe a conhecer profundamente o conhecimento, tem de tomar cuidado para não fazer do conhecimento seu Deus pessoal, pois da forma como alguns colocaram aqui o parece.

O mais importante, a inspiração da Palavra e o entendimento da mesma vem do Espírito.

Que a paz de Cristo seja com vocês!

Anônimo disse...

Por favor, mas quanta perca de tempo numa discussão que só irá causar mais discórdias ...
Homem barbado fazendo isso, é feio de mais ...

Anônimo disse...

Queridos, bom dia e paz seja com todos!

Sugiro que ao invés de se atacarem, dando lugar ao ego e as astutas influências de discórdia que estão sendo suscitadas por satanás em vosso coração,se ocupem em compreender o real significado do texto que diz: "E rejeita as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas.

E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor;

Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade,

E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos". - 2ª Tm.2:23 - 26.
E que a paz de Jesus Cristo, o único e verdadeiro Senhor, (meu) e vosso (?), preencha e abrande o vosso coração.

Ass.: Luiz Caires "Bacharel em Teologia" - (Servo).

JOELSON GOMES disse...

Fernando.

1- Se vc leu o texto que escrevi com certeza n entendeu, confundiu alertar com atacar (interpretação de texto);
2- O texto que vc citou de Paulo a Timóteo foi aplicado errado, pois seu contexto é a filosofia gnóstica e insipiente, e n debates e discussões de qualquer monta, pois o próprio Paulo passou a vida indo as sinagogas discutir com os judeus, e quando cgegou a Atenas a primeira coisa que fez foi ir discutir com os filófos (hermeneutica); vc é formado em Teologia mesmo?
3- Sim, Cristo é meu Senhor, e é isso que me impulsiona a falar quando seu nome é vilipendiado e atacado nas arapucas que pipocam nesse país com nome de curso de Teologia.

Volte sempre.

Anônimo disse...

Quero parabenizar este anônimo pelo acima escrito. Porém, o que me deixou mais intrigado é o fato de que estes que afirmam não precisarem de teologia, citarem conteúdos teológicos para fundamentarem seus argumentos.

Anônimo disse...

A Paz do Senhor a todos!

Após ler todos esses comentários fiquei muito preocupado, alguns eu nem sei como puderam ser publicados por conta do conteúdo depreciativo.

A Primeira coisa que devemos fazer é nos perguntar: "O que fazer quando iniciamos a nossa vida cristã?"

De fato a pessoa aderiu ao plano salvação.
Mas não adiantará muito se este não nascer de novo.(João 3:7)

Por conta da necessidade de nascer de novo, podemos ver a dificuldade em ser cristão. Devemos combater nosso velho homem que nos diferencia de Jesus. (Gálatas 5:17-21)

Devemos procurar ser parecidos com Jesus. Isso não quer dizer que devamos ser todos crentes iguais uns aos outros. Cada um pode ter sua característica isso é o que nos torna únicos. Mas quando houver uma dúvida extremamente difícil, podemos nos perguntar o que Jesus faria nessa situação e após uma analise "Bíblica" sobre o caráter de Jesus, encontraremos a resposta.

"Conhecimento é poder!" Diz o homem e com o exagero dele logo vem o orgulho, egoísmo e a vontade própria em relação a obra do SENHOR.
De fato o conhecimento é muito importante e não se pode fazer muita coisa sem ele, mas não é tudo. Quantos já foram salvos com palavras tão curtas e uma exegese tão simples mas com ação do Espirito Santo, não podemos nos distrair quanto ao real objetivo que é salvar as pessoas do mundo através da palavra de Deus. Estudar teologia é muito bom e necessário mas a palavra de Deus é o melhor instrumento que temos, tanto para a obra do Senhor quanto para nosso crescimento espiritual. De que irá valer conhecer vários autores teológicos e seus escritos, para uma pessoa que não está interessada em um autor especial que criou todas as coisas, Deus. Mas se é edificante para quem se interessa até esse ponto, que seja e faça desta forma para consigo, tendo sempre no coração a palavra de Deus e não apenas a de autores não inspirados por ELE, buscando assim uma conduta diferenciada do mundo, vencendo a sí próprio sempre. Devemos ter cuidado com o conhecimento demasiado e sua busca desenfreada.

Relativo ao Espirito Santo devemos estar sempre alertas quanto a apostasias que possam surgir. Acreditar em tudo é muito errado e devemos analisar, estudar tanto a bíblia quanto a história, ter em mente que nem todo versículo pode ser usado da mesma literalmente ou para o mesmo assunto.(1 Tessalonicenses 5:19-23) (1 cor 12:1-11).

O fato é que precisamos de estudo e Espirito Santo um completará ao outro. Quanto a Faculdades Teológicas deve-se tomar cuidado ver se é uma instituição confiável, faça uma pesquisa antes e avalie se vale a pena ou não, mas mesmo estudando teologia não fique apenas nos livros e apostilas referentes aos assuntos. Busque inicialmente a Bíblia procurando lê-la todos os dias e depois ore muito para que Deus te de o entendimento certo em tudo o que vai aprender.

Unknown disse...

Nossa! Demorei para encontrar alguém falando assim! Concordo plenamente com isso! Os pastores estão interessados nos dízimos e ofertas, pregações vazias, ensino morto como pai, sabedoria humana, rudimentos do mundo, e não mesmo a palavra da vida! Eles não pregam pela simples razão de que não a conhecem. Acham que basta passar quatro anos no seminário e outro dois com mestrado, enfiados em bibliotecas lendo escritos de outros "sábios", e pronto! Aí está a sumidade! Mas atentem para o que Paulo diz:Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo.

8 E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo,

9 E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé;

10 Para conhecê-lo, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito conforme à sua morte;

11 Para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dentre os mortos.
Filipenses 3:7-11
E o que ele diz ainda E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria.

2 Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado.

3 E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor.

4 E a minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder;

5 Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.
I Corintios 2:1-5

João Paulo Ávila disse...

Olá. Vou fazer apenas três comentário(ou sugestões).

1-Em primeiro lugar sugiro que adquira um endereço de domínio próprio, isto dará mais credibilidade ao blog que já é interessante, visto que está tendo bastante comentários.

2-Boa estratégia de marketing esta. Usar um assunto que gera polemicas.

3-Vamos realmente falar sobre assuntos que criem oportunidades e que realmente tenham interesses relevantes as pessoas e ao momento que atravessamos.

Paz a todos.


Anônimo disse...

Teológos?acho que vc quis dizer TEÓLOGOS

Rafael disse...

Apenas uma pergunta. O que pensa a respeito do Curso Internacional de Teologia da Central Gospel. Ele é bom? É possível fazer a validação posteriormente?

JOELSON GOMES disse...

Rafael, fuja da Central Gospel, de Malafaia e de tudo que de lá vem. Procure um seminário de verdade, que tenha histporia e seja de uma denominação de relevancia. N busque um curso para fazer convalidação, mas que lhe de conhecimento biblico serio e profundo. Volte sempre.

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.