Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

quinta-feira, 8 de julho de 2010

A DIVINDADE DE CRISTO NO ANTIGO TESTAMENTO


Introdução

Uma Antiga declaração de fé protestante ao se referir a Jesus Cristo o faz nos seguintes termos:


O Filho de Deus, a segunda Pessoa da Trindade, sendo vero e eterno Deus, de uma só substância com o Pai e igual a ele, chegada a plenitude do tempo, assumiu a natureza humana, com todas as propriedades essenciais e fraquezas comuns a ela, contudo sem pecado; sendo concebido pelo poder do Espírito Santo, no ventre da Virgem Maria, e da substância dela: de modo que duas naturezas inteiras, perfeitas e distintas, a Deidade e a humanidade, foram inseparavelmente unidas em uma só pessoa, sem conversão, composição ou confusão; Pessoa esta verdadeiro Deus e verdadeiro homem, contudo um só Cristo, o único Mediador entre Deus e o homem (Declaração de Savoy, VIII.2).


Isto é uma afirmação explicita de que Jesus Cristo é Deus. Mas, em nosso tempo temos conhecimento de grupos como os Testemunhas de Jeová, Espiritas, muitos Adventistas que ensinam que Jesus foi apenas um homem , era o filho de Deus, mas era menor e foi criado por Ele. O livro de sucesso O Código D’Vinci foi uma febre mundial e ensinou que Cristo foi declarado Deus por um arrumadinho da Igreja Primitiva no Concílio de Nicéia (325 d. C).


O que fazer diante de tais alegações? Temos dois caminhos: baixar a cabeça e fazer de conta que não é com a gente, ou estudar a Bíblia e dar as respostas corretas a quem faz tais questionamentos. Qual você escolhe? Se eximir ou abalizar sua fé?


Você é capaz de provar com a Bíblia aberta que Jesus Cristo é Deus? Se dúvidas lhe assaltam neste assunto esta lição e a próxima merecem ser estudadas com muita atenção. Ao final das mesmas nosso intento é deixar você capacitado para defender a plena divindade de nosso Senhor Jesus. Você gostaria? Então mãos à obra! Vamos começar pelo Antigo Testamento.


I- O LIVRO DE SALMOS E A CARTA AOS HEBREUS; COMPARAÇÕES.


Você sabia que o livro de Salmos quando comparado com a Carta aos Hebreus revela algumas coisas muito importantes sobre a divindade de Jesus? Mesmo sabendo que divindade de Cristo não é explicada plenamente nos textos do Antigo Testamento, isso só sendo feito com clareza máxima no Novo Testamento, várias passagens dos Salmos já anunciavam o Cristo/Deus antes dele nascer. Observe com atenção:


a) Sl. 102: 1, 25- Ouve SENHOR, a minha súplica, e cheguem a ti os meus clamores. ..Em tempos remostos lançaste os fundamentos da terra; e os céus são obras das tuas mãos.


Algumas coisas importantes devem ser observadas nesta passagem . Aqui o salmista fala do SENHOR (em hebraico, a lingua original do Livro de Salmos, o nome é YHWH, o nome pessoal de Deus).[1] Só que este texto é retomado em Hb. 1: 10, e ali o autor de Hebreus falando de Jesus Cristo escreve: “Ainda: No principio, Senhor, lançastes os fundamentos da terra, e os céus são obras das tuas mãos”. Assim, o SENHOR (YHWH) do Sl. 102: 1, 25, é Cristo, pois o autor de Hebreus é claro ao dizer que Sl. 102: 25 fala do Filho (Hb. 1: 8).


b) Sl. 45: 6-7: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; cetro de equidade é o cetro do teu reino. Amas a justiça e odeias a iniquidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria comoa nenhum dos teus companheiros”. A análise deste texto é pertinente porque aqui o salmista chama alguém de Deus. Quando chegamos ao Novo Testamento, a carta aos Hebreus mais uma vez explica quem é este alguém. Em Hb. 1: 8, 9 esta passagem do Salmo é claramente aplicada a Jesus Cristo: “mas acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; e: Cetro de eqüidade é o cetro do seu reino. Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria como a nenhum dos teus companheiros”. Agora pense, se a Biblia diz que Deus é único e fora dele não existe outro Deus (Is. 44: 6, 8; 45: 5, 21; 46: 9), Jesus quando é chamado de Deus tem que ser identificado com o Deus Pai, Ele é UM com Deus.


c) Sl. 110: 1: Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés”. Nesta pasagem o salmista fala que o SENHOR (aqui no hebraico aparece o nome pessoal de Deus/YHWH), está tratando outro alguém a quem ele chama de “meu Senhor”. Quem é esta pessoa? Hb. 1:13 explica, o Salmo estava se referindo a Jesus Cristo, é Ele quem é chamado de Senhor no Salmo. E não só ele, mas Pedro tem a mesma interpretação: “Porque Davi não subiu aos céus, mas ele mesmo declara: Disse o Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés. Esteja absolutamente certa, pois toda a casa de Israel de que a este Jesus que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo” (At. 2: 34-36). Mas como entender isso? O Deus todo-poderoso chamando outra pessoa de Senhor? Existem dois senhores? Como, se a Bíblia diz que só Deus é Senhor (Mc. 12:29)? A única explicação é que o Salmo revela a divindade de Cristo, Cristo é Deus.


É claro como cristal quando se faz a leitura correta que estes textos dos Salmos já revelavam a Cristo como Deus. Se você fez as comparações indicadas elas só podem revelar uma coisa Jesus é Deus e isso não era novidade muito tempo antes de Ele nascer aqui.


II- OS PROFETAS DO ANTIGO TESTAMENTO E A DIVINDADE DE CRISTO.


Alguns dos profetas do Antigo Testamento também têm muito a nos dizer sobre a divindade de Jesus Cristo, preste muita atenção nos versículos que vêm a seguir.


a) Is. 6:1-3, 10: No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. Isaias diz que viu e ouviu o SENHOR (hebraico:YHWH o nome pessoal de Deus), dos Exércitos. E na sua conversa com Deus, Ele ainda lhe disse: “Torna insensível o coração deste povo, endurece-lhe os ouvidos e fecha-lhe os olhos, para que não venha ele a ver com os olhos, a ouvir com os ouvidos e a entender com o coração, e se converta, e seja salvo”. Mas como poderemos conciliar isso com Jo. 1:18; 1Tm. 6:16, que afirmam que Deus jamais foi visto por alguém? Isaias viu Deus mesmo? A Bíblia responde e nos mostra que este é um dos melhores textos para revelar a divindade de Jesus Cristo já no Antigo Testamento. A resposta está em Jo. 12: 37-41: “E, embora tivesse feito tantos sinais na sua presença, não creram nele, para se cumprir a palavra do profeta Isaías, que diz: Senhor, quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor? Por isso, não podiam crer, porque Isaías disse ainda: Cegou-lhes os olhos e endureceu-lhes o coração, para que não vejam com os olhos, nem entendam com o coração, e se convertam, e sejam por mim curados. Isto disse Isaías porque viu a glória dele e falou a seu respeito”. Para João, ali onde o autor bíblico diz que viu o SENHOR (YHWH) era na verdade Jesus Cristo em sua glória que ele via. Esta é uma das maiores provas bíblicas de que Jesus é Deus já no antigo Testamento.


b) Is. 9:6: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”. A profecia de Isaias chama Cristo o menino que ia nascer de Pai da eternidade e Deus forte. Sabe-se que eternidade só tem quem não tem começo nem fim, portanto Cristo sendo o Pai eterno, não poderia ter tido começo, é eterno. Ele é também declarado como Deus. Sabemos que o próprio Deus afirma sua singularidade em textos como: “Vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR, o meu servo a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que sou eu mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá. Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não há salvador. Eu anunciei salvação, realizei-a e a fiz ouvir; deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR; eu sou Deus. Ainda antes que houvesse dia, eu era; e nenhum há que possa livrar alguém das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?” (Is. 43: 10-13). Assim, Cristo tem que ser UM com Ele, senão Ele seria outro deus eterno também. Mas, não existem dois deuses eternos, só UM. Por isso Cristo ao ser declarado eterno é declarado Deus.


c) Is. 40:3:Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus”. É anunciado nesta profecia que um homem viria para preparar o caminho do SENHOR (hebraico:YHWH o nome pessoal de Deus). Quando João Batista começou seu ministério anunciando Jesus, disse que essa profecia de Isaias se cumpriu em si próprio. João diz que era ele a “voz que clama no deserto”, era ele quem anunciava o caminho do Senhor, e que o SENHOR profetizado a quem Isaias chamou de YHWH (nome pessoal de Deus) era Jesus Cristo (Leia Jo. 1:19-27). Uma declaração mais clara da divindade de Cristo impossível!


d) Is. 45: 21-24: Declarai e apresentai as vossas razões. Que tomem conselho uns com os outros. Quem fez ouvir isto desde a antiguidade? Quem desde aquele tempo o anunciou? Porventura, não o fiz eu, o SENHOR? Pois não há outro Deus, senão eu, Deus justo e Salvador não há além de mim. Olhai para mim e sede salvos, vós, todos os limites da terra; porque eu sou Deus, e não há outro. Por mim mesmo tenho jurado; da minha boca saiu o que é justo, e a minha palavra não tornará atrás. Diante de mim se dobrará todo joelho, e jurará toda língua. De mim se dirá: Tão-somente no SENHOR há justiça e força; até ele virão e serão envergonhados todos os que se irritarem contra el”. .Nesta passagem o SENHOR (YHWH nome pessoal de Deus) diz que é o único Deus é além dEle não existe outro, e que por Ele ser o único diante dEle deve se dobrar todo joelho e jurar toda língua. Mas, em Fp. 2: 10-11 o apóstolo Paulo retoma este texto e diz todos os joelhos se dobrarão e toda língua confessará a Jesus Cristo como o Senhor. Ora, a quem todos vão confessar ao Deus do Antigo Testamento ou ao Jesus do Novo Testamento? A resposta é simples os dois são o mesmo Deus misteriosamente revelado. Confessar o Filho é confessar o Pai e vice versa (Jo. 5: 23; Fp. 2: 11).


e) Mq. 5: 2: E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade”. Este texto de Miqueias é muito importante por mostrar um atributo de Cristo que automaticamente nos leva a aceitar a sua divindade. Que atributo? Eternidade. Ora, a Bíblia diz que Deus é o primeiro e o último (Is. 44:6; 48: 12-13) implicando isso em sua eternidade. Raciocinando logicamente se aparecesse mais um eterno seria outro Deus rival, paralelo ao Deus verdadeiro. As escrituras claramente mostram que Jesus é eterno e Miquéias diz isso aqui com todas as letras ao falar do Messias, que era Cristo (veja como Mateus cita este texto de Miquéias em Mt. 2: 4-6). Assim, se Cristo é eterno, Ele é antes de todas as coisas, não foi criado, sempre existiu (Veja Is. 9:6, Pai da eternidade). E se só existe UM Deus, Jesus é divino e UM com o Pai.


f) Zc 12:10: E sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o espírito da graça e de súplicas; olharão para aquele a quem traspassaram; pranteá-lo-ão como quem pranteia por um unigênito e chorarão por ele como se chora amargamente pelo primogênito”. Esta passagem é mais uma prova do Antigo Testamento de que Cristo e Deus Pai são inexplicavelmente o mesmo Deus. Observe. O SENHOR (YHWH nome pessoal de Deus, veja o versículo 7), diz pela boca do profeta que em um tempo futuro, pessoas iam olhar para Ele se lamentando, até mesmo aqueles que O transpassaram. Isso segundo a própria Bíblia se cumpriu na crucificação de Jesus. João, ao relatar a cena da crucificação, diz que esta profecia se cumpre ali, onde um soldado perfura o lado de Jesus com uma lança e as pessoas olham Jesus transpassado: “Mas um dos soldados lhe abriu o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água. Aquele que isto viu testificou, sendo verdadeiro o seu testemunho; e ele sabe que diz a verdade, para que também vós creiais. E isto aconteceu para se cumprir a Escritura: Nenhum dos seus ossos será quebrado. E outra vez diz a Escritura: Eles verão aquele a quem traspassaram (Jo.19: 34-37). Ali estava o próprio Deus sendo transpassado em Jesus Cristo (Vd. At. 20: 28). Assim, Aquele SENHOR do qual Zacarias fala é o próprio Jesus Cristo crucificado.


CONCLUSÃO:

Entender que Jesus Cristo era divino é essencial par nossa salvação, pois Ele deveria ser homem para ser nosso representante diante de Deus e ser Deus para representar Deus perfeitamente diante de nós. E aqui Ele era a imagem perfeita do Pai (Hb. 1: 3).


É lógico que tudo isso não é fácil de entender, mas porque não entendo não posso negar a revelação. É isso que o Antigo Testamento mostra, Jesus é misteriosamente Deus e UM com o Pai. Nem tudo que existe no mundo eu entendo, e nem tudo que eu não entendo quer dizer que não exista.


Nossas mentes e compreensão das coisas são muito limitados, seria querer demais entender o Deus eterno e seus modos de agir. Assim cabe a nós nos curvar e adorar a Ele na sua sabedoria e mistério, não esquecendo que Jesus é ontem, hoje e sempre!


NOTA

[1] Para saber o nome pessoal pelo qual Deus era chamado no Antigo Testamento e que esse nome não é Jeová, veja: GOMES, Joelson. O Nome de Deus nunca foi Jeová (Jornal Aliança Congregacional, ano VII, n°46, Maio/Junho 2010).

Nenhum comentário:

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.