Hoje fazem exatos 200 anos do nascimento daquele que foi chamado de “O Lobo da Escócia” ou de “O Lobo Calvinista”: Robert Reid Kalley. Kalley era um médico escocês que com um coração que ardia por missões, foi instrumento usado por Deus para implantar o evangelho em Portugal (Ilha da Madeira) e no Brasil.
Ele chegou a Portugal em 1838, e ali com muitas lutas pregou a salvação em uma terra dominada pela religião romana que quase o mata, teve que fugir.Ma, deixou uma igreja que hoje é a Igreja Presbiteriana de Portugal, pois foi assumida pela missão da Igreja da Escócia, Presbiteriana.
Depois veio ao Brasil aqui chegando em 10 de Maio de 1855. Evangelizou este país e fundou em 11 de Julho de
O Brasil deve a Kalley o desbravamento para que a semente do evangelho aqui florescesse; Presbiterianos e Batistas também devem muito a este missionário. A União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil e a Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil são fruto do trabalho dele.
Assim, neste dia de seu aniversário de nascimento homenageamos Robert Reid Kalley, e se você quiser conhecer este homem leia: Jornada no Império e seja impactado por um coração missionário que não olhava obstáculos, Mas, sim o fruto do evangelismo.
Ele foi um homem de Deus e ousou grandes coisas para Deus, você também ousa?
2 comentários:
Nossa, achei muito interessante sabe rdobre Kalley. não sabi memso da existencia dele, sabia sim sobre o simonthon.
MAs não seria um reflorescimento? pois entre poucos e boas, o evangelho já rodou por nossas terras desdte depois de 1550, até aos holandeses, e ai sim voltando no Rio depois de 1850( tem-se noticias de sermões de Spurgeon no Brasil em 1860!)
Abraços
Armando Marcos
http://armandomarcos.blogspot.com/
Armando, não seria um reflorescimento, as experiências de evagelho antes de Kalley no Brasil não deram certo, não alcaçaram os brasileiros (pois eram em outras linguas). Kalley e Sarah esposa são os pioneiros no Brasil por formar igrejas em portugues que permanecem até hoje, por ajudarem aos missionáriuos Presbiterianos e Batistas, por construirem o primeiro hinário do Brasil (Salmos e Hinos), por conseguirem as permissões de casamento evangelico com validade, sepultamento de evangelicos em cemitérios Católicos Romanos. O debravamento do Brasil e de Portugal para Cristo se deu com os Kalley.
Postar um comentário