Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

terça-feira, 8 de setembro de 2009

ROBERT REYD KALLEY; 200 ANOS DO LOBO.



Hoje fazem exatos 200 anos do nascimento daquele que foi chamado de “O Lobo da Escócia” ou de “O Lobo Calvinista”: Robert Reid Kalley.
Kalley era um médico escocês que com um coração que ardia por missões, foi instrumento usado por Deus para implantar o evangelho em Portugal (Ilha da Madeira) e no Brasil.

Ele chegou a Portugal em 1838, e ali com muitas lutas pregou a salvação em uma terra dominada pela religião romana que quase o mata, teve que fugir.Ma, deixou uma igreja que hoje é a Igreja Presbiteriana de Portugal, pois foi assumida pela missão da Igreja da Escócia, Presbiteriana.

Depois veio ao Brasil aqui chegando em 10 de Maio de 1855. Evangelizou este país e fundou em 11 de Julho de 1858 a 1ª Igreja protestante em solo brasileiro em língua portuguesa, a Igreja Evangélica Fluminense a qual existe arte aos dias atuais. Homem de convicções Congregacionais também organizou em 19 de Outubro de 1873 a Igreja Evangélica Congregacional Pernambucana a 1ª igreja evangélica do nordeste.

O Brasil deve a Kalley o desbravamento para que a semente do evangelho aqui florescesse; Presbiterianos e Batistas também devem muito a este missionário. A União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil e a Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil são fruto do trabalho dele.

Assim, neste dia de seu aniversário de nascimento homenageamos Robert Reid Kalley, e se você quiser conhecer este homem leia: Jornada no Império e seja impactado por um coração missionário que não olhava obstáculos, Mas, sim o fruto do evangelismo.

Ele foi um homem de Deus e ousou grandes coisas para Deus, você também ousa?


2 comentários:

Armando Marcos disse...

Nossa, achei muito interessante sabe rdobre Kalley. não sabi memso da existencia dele, sabia sim sobre o simonthon.
MAs não seria um reflorescimento? pois entre poucos e boas, o evangelho já rodou por nossas terras desdte depois de 1550, até aos holandeses, e ai sim voltando no Rio depois de 1850( tem-se noticias de sermões de Spurgeon no Brasil em 1860!)

Abraços
Armando Marcos
http://armandomarcos.blogspot.com/

JOELSON GOMES disse...

Armando, não seria um reflorescimento, as experiências de evagelho antes de Kalley no Brasil não deram certo, não alcaçaram os brasileiros (pois eram em outras linguas). Kalley e Sarah esposa são os pioneiros no Brasil por formar igrejas em portugues que permanecem até hoje, por ajudarem aos missionáriuos Presbiterianos e Batistas, por construirem o primeiro hinário do Brasil (Salmos e Hinos), por conseguirem as permissões de casamento evangelico com validade, sepultamento de evangelicos em cemitérios Católicos Romanos. O debravamento do Brasil e de Portugal para Cristo se deu com os Kalley.

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.