Por Pr. Natanal Rinaldi
Em polêmicas mantidas com os supostos guardadores do sábado (SGS) e citamos o texto de Colossenses 2.14-17 como prova bíblica da abolição do sábado semanal, somos contestados sob a alegação de que a palavra 'sábados de versículo 16 se refere aos por eles chamados "dias de festa" ou "sábados cerimoniais ou anuais". Entretanto, se eles aceitassem que a palavra sábados do texto em tela se aplica corretamente ao sábado semanal, não haveria prova bíblica de sustentar a guarda do sábado no Novo Testamento.
Teriam de concordar conosco que o sábado semanal foi abolido na cruz (Jo 19.30). E eles sabem disso. Então, quando em polêmicas levantadas por eles querendo sustentar a obrigatoriedade da guarda do sábado, explicam que a palavra sábados de Cl 2.16 se aplica aos por eles intitulados sábados cerimoniais ou anuais de Levítico 23. É a resposta óbvia que dão quando alguém aponta Colossenses 2.14-17 como prova bíblica da abolição do sábado semanal. Dizem: "Então você não sabe que existem dois sábados nas Escrituras? O sábado semanal, que é de caráter moral, e o sábado cerimonial ou anual? Este - sim - foi abolido na cruz, mas o sábado semanal continua obrigatório".
NOSSA RESPOSTA À EXPLICAÇÃO DE CL 2.14-17:
Damos quatro razões para explicar que a defesa feita pelos supostos guardadores do sábado (SGS) com relação à sua guarda é sem base bíblica:
PRIMEIRA RAZÃO:
A expressão de Colossenses 2.16 "dias de festa' se relaciona com os feriados anuais ou sábados cerimoniais denominados dias de festa": "São estas as festas fixas do Senhor, que proclamareis para santas convocações, para oferecer ao SENHOR... (Lv 23.37)." Logo, os sábados cerimoniais ou anuais, já estão incluídos nessa frase, restando à palavra sábados o sentido diferente de sábados semanais, "Além dos sábados do SENHOR"...(Lv 23.38). Eram sete as festas anuais judaicas mencionadas em Levítico 23: 1.Festa dos Asmos - v. 6 2.Festa da Páscoa - v. 5 3.Festa de Pentecostes - v. 15, 16 4.Festa das Trombetas - v. 24 5.Festa da Expiação - v. 27, 28 6.Festa dos Tabernáculos (primeiro dia da festa)- v. 34 7. Festa dos Tabernáculos (último dia da festa) - v. 36
SEGUNDA RAZÃO:
A fórmula 'dias de festa, luas novas e sábados' é a fórmula consagrada para indicar os dias sagrados anuais, mensais e semanais ou inversamente, semanais, mensais e anuais. Exemplos bíblicos da fórmula: Exemplo n. 1: "Em Números 28 encontramos os holocaustos para os dias de sábados (semanais), para as luas novas (mensais) e dias de festa (anuais) nos seguintes versículos": "... no dia de sábado dois cordeiros de um ano, sem mancha... Holocausto é do sábado em cada semana..." (v. 9,10) "E as suas libações serão a metade dum him de vinho para um bezerro... este é o holocausto da lua nova de cada mês, segundo os meses do ano." (v. 14) "Porém no mês primeiro, aos catorze dias do mês, é a páscoa do Senhor; E aos quinze dias do mesmo mês haverá festa; sete dias se comerão pães asmos." (v. 16,17) Exemplo n. 2: 1 Cr 23.31: "E para cada oferecimento dos holocaustos do Senhor, nos sábados (cada semana), nas luas novas (cada mês) e nas solenidades (cada ano) por conta, segundo o seu costume, continuamente (o parêntese é nosso)". Exemplo n. 3: 2 Cr 2.4: "Eis que estou para edificar uma casa ao nome do Senhor meu Deus, para lhe consagrar, para queimar perante ele incenso aromático, e para o pão contínuo da proposição, e para os holocaustos da manhã e da tarde (cada dia), nos sábados (cada semana) e nas luas novas (cada mês) e nas festividades do Senhor nosso Deus... (cada ano)." (o parêntese é nosso) Exemplo n. 4: 2 Cr 8.13: "E isto segundo o dever de cada dia, oferecendo segundo o preceito de Moisés, nos sábados (cada semana) e nas luas novas (cada mês), e nas solenidades (cada ano), três vezes no ano"... (o parêntese é nosso)Exemplo n. 5: 2 Cr 31.3: "Também estabeleceu a parte da fazenda do rei para os holocaustos, para os holocaustos da manhã e da tarde, e para os holocaustos dos sábados (cada semana), e das luas novas (cada mês), e das solenidades (cada ano), como está escrito na lei do Senhor." (o parêntese é nosso) Exemplo n. 6 Ez 45.17: "E estarão a cargo do príncipe os holocaustos, e as ofertas de manjares, e as libações, nas festas (cada ano), e nas luas novas (cada mês), e nos sábados (cada semana), em todas as solenidades da casa de Israel." (o parêntese é nosso) ] Exemplo n. 7: Cl 2.16: "Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, (cada ano) ou da lua nova,(cada mês) ou dos sábados," (cada semana).
TERCEIRA RAZÃO:
Dizem os SGS que: "Os termos sábado, sábados e dia de Sábado ocorrem sessenta vezes no Novo testamento, e em cada caso exceto um, refere-se ao sétimo dia". Em Col. 2.16 e 17 faz-se referência aos sábados anuais relacionados com as três festas anuais observadas por Israel antes do primeiro advento de Cristo. (ESTUDOS BÍBLICOS p. 378 - CASA, edição de 1984). Perguntamos: Em qual caso fazem exceção? Justamente o de Colossenses 2.16. Então os termos "sábado, sábados e dia de sábado" aparecem 60 vezes e sempre se referem ao sétimo dia com exceção de um - o de Colossenses 2.16. Se dermos à palavra 'sábados' o sentido de sábado semanal teremos em apoio da nossa interpretação 59 referências bíblicas, reconhecidas pelos próprios SPS como sábados semanais. Se os SGS derem o sentido de sábado anual ou cerimonial à palavra 'sábados' de Colossenses 2.16 só terão em apoio de sua interpretação uma única referência. Logo, a nossa interpretação é a correta. E por quê? Porque é regra de hermenêutica que a Bíblia com a própria Bíblia se interpreta. Se duas pessoas se candidatam a um cargo eletivo e um deles alcançar 59 votos e outro só um, quem é o vencedor? É óbvio o que teve mais votos. Assim os dias sagrados anuais são conhecidos pela expressão 'dias de festa'; os dias sagrados mensais, indicados pela expressão 'lua nova'; os dias sagrados semanais pela palavra 'sábados'. Se conservamos o verdadeiro sentido de 'dias de festa' para os chamados sábados anuais, teremos dentro da palavra 'sábados', mencionada em seguida, o sentido de sábado semanal. Logo, todo ciclo de dias sagrados do judaísmo: anuais, mensais e semanais, são indicados pela expressão 'dias de festa, lua nova e sábados' e terminaram na cruz e não devem ser motivo de críticas como fazem os SPS e muito menos que seja necessária a sua guarda do para salvação.
QUARTA RAZÃO:
Alegam ainda os SGS que no texto de Colossenses 2.16 a palavra "sábados" aparece no plural e que essa palavra no "Velho Testamento, é aplicada não somente ao sétimo dia, mas a todos os outros dias de repouso sagrado que eram observados pelos hebreus, e particularmente ao começo e encerramento de suas grandes festividades." E concluem dizendo, "Se houvesse usado a palavra no singular, 'o sábado', teria ficado claro, naturalmente, que ele pretendia ensinar que esse mandamento havia deixado de ser obrigatório, e que o sábado não mais devia ser observado." (Do Sábado Para o Domingo, p. 32, Carlyle B. Haynes, edição 1996, CASA) Como dissemos na TERCEIRA RAZÃO os próprios SGS declaram que "os termos "sábado, sábados e dia de sábado" aparecem 60 vezes e sempre se referem ao sétimo dia com exceção de um - o de Cl 2.16."
Mas, pode-se observar ainda que no Novo Testamento aparece a palavra sábados no plural referindo-se aos sábados semanais nas seguintes passagens (MT 12:5) "Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa?" (MT 12:12) "Pois, quanto mais vale um homem do que uma ovelha? É, por conseqüência, lícito fazer bem nos sábados." (LC 4:31) "E desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e os ensinava nos sábados." (LC 6:2) "E alguns dos fariseus lhes disseram: Por que fazeis o que não é lícito fazer nos sábados?" (LC 6:9) "Então Jesus lhes disse: Uma coisa vos hei de perguntar: É lícito nos sábados fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou matar?" (JO 5:9) "Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado." (JO 5:16) "E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado." (JO 5:18) "Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus." (AT 13:27) "Por não terem conhecido a este, os que habitavam em Jerusalém, e os seus príncipes, condenaram-no, cumprindo assim as vozes dos profetas que se lêem todos os sábados." (AT 17:2) "E Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles; e por três sábados disputou com eles sobre as Escrituras."
Se, nas passagens relacionadas, a palavra sábado é encontrada no plural "sábados" e significa o sábado semanal, por que só em Colossenses 2.16 a palavra "sábados" haveria de ser interpretada como o tal sábado cerimonial das solenidades anuais? (AT 18:4) "E todos os sábados disputava na sinagoga, e convencia a judeus e gregos." (CL 2:16) "Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados".
OPINIÃO DE SAMUELLE BACCHIOCHI SOBRE CL 2.16-17 (Para os que não o conhecem, SAMUELLE BACCHIOCHI, falecido recentemente, famoso escritor e líder da IASD escreveu um livro com o título em inglês "FROM SABBATH TO SUNDAY", p. 358-360), em português "DO SÁBADO PARA O DOMINGO", páginas 358-360). Afirma ele sobre a palavra "sábados" de Colossenses 2.16: "O sábado em Colossenses 2.16: O tempo sagrado prescrito por falsos mestres refere-se como sendo 'um sábado festival' ou a lua nova ou um sábado. - 'eortes e neomnia o sabbaton.' (2.16). O consenso unânime de comentaristas é que estas três expressões representam uma lógica e progressiva seqüência (anual, mensal e semanal). Este ponto de vista é válido pela ocorrência desses termos...
Um outro significativo argumento contra os sábados cerimoniais ou anuais é o fato de que estes já estão incluídos nas palavras 'dias de festa...'Esta indicação positivamente mostra que a palavra SABBATON como é usada em Cl 2.16 não pode se referir aos sábados festivais, anuais ou cerimoniais. Determinar o sentido de uma palavra, baseando-se exclusivamente em conceitos teológicos em prejuízo de evidências línguísticas e contextuais, é estar contra as regras de hermenêuticas bíblicas.
Ademais, a interpretação que o Comentário Adventista dá à palavra 'sábados' de Cl 2.16 é difícil de ser sustentada, desde que temos visto que o sábado pode legitimamente ser tido como 'sombra' ou símbolos preparatórios de bênçãos da salvação presente e futura."
FONTE: CACP
Um comentário:
A Paz de Cristo seja com todos. Amados, por acaso é pecado guardar um dia da semana seja ele qual for? Nós estamos na graça, não vemos a necessidade dessa guarda uma vez que não somos Judeus mas sim gentios e Jesus cravou na cruz a lei de Moisés apregoando duas que falam de Amor! Mas se estes adventistas querem estar sob a lei, deixa eles, desde que aceitem Cristo como SENHOR e SALVADOR eles tambem serão serão salvos! A contenda, as dissoluções pra nada servem. Graça e Paz
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