Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

sábado, 6 de dezembro de 2008

A SUA BIBLIA MERECE CONFIANÇA? (II)


b)O Novo Testamento (N.T.)


O N.T. que possuímos hoje é um dos textos antigos mais preservados da história. Diante de outros escritos antigos o Novo Testamento leva vantagem de longe. B. P. Bittencourt diz o seguinte:


"O Novo Testamento leva grande vantagem quanto ao tempo que separa suas primeiras cópias manuscritas dos respectivos autógrafos. Possui o Novo Testamento cópias completas dentro do quarto século, menos de 300 anos de seus originais. Os papiros descobertos por Chester Beatty (P45, P46 e P47), estão dentro da primeira metade do terceiro século. Recuando mais, temos a coleção de papirus Bodmer (P66, P72 e P74), sendo que P66 recua o estudante a cerca do ano 200. O P52, na John Rylands Library, de Manchester, Inglaterra, leva-o ao ano 125 e, como se trata do texto do Evangelho de João, representa cópia dentro dos trinta anos próximos da produção dos autógrafos. Não se dá o mesmo com os clássicos gregos e latinos, embora estes últimos estejam em melhor situação que aqueles. A cópia mais antiga que existe de Sófocles foi escrita 1.400 anos depois da morte do poeta. Ésquilo e Tulcídides estão nas mesmas condições. O intervalo entre a obra de Eurípedes e o manuscrito mais antigo existente é de 1.600 anos. Para o grande Platão o intervalo é de 1.300 anos. Entre os latinos, enquanto em Catulo o intervalo é de 1.600 anos e para Lucrécio de 1.000, Terêncio e Lívio reduzem-no para 700 e 500 anos respectivamente. Só Virgílio se aproxima do Novo Testamento, pois há um manuscrito seu do quarto século, quando o autor faleceu em 8 a.C."[1]

b.1) Testemunhos diretos


Os manuscritos existentes do N.T. são mais de 2.500, dos quais 266 são unciais (maiúsculos). Acrescenta-se ainda a estes manuscritos 84 papiros. Vamos olhar os mais importantes.
1) Códices (era o livro primitivo, parecido como o conhecemos hoje) maiúsculos (unciais) mais importantes.

v Códice Vaticano- Está na biblioteca do vaticano, contém A.T. (versão LXX), e o N.T. com lacunas; é do séc.IV.


v Códice Sinaítico- Está no British Museum de Londres contém o A.T. e o N.T.; é do séc.IV.


v Códice Alexandrino- Está no British Museum , contém o A.T. e o N.T.; é do séc.V.


v Códice Palimpsesto- Está na Biblioteca Nacional de Paris, contém o A.T. com lacunas; é do séc.V.


v Códice Beza- Está na Universidade de Combridge, contém os Evangelhos e Atos; é do séc.V.


v Códice Cleromontano- Está na Biblioteca Nacional de Paris, contém as cartas de Paulo; é do séc.V.[2]

b.2-Papiros mais importantes.


· P 52. É o mais antigo manuscrito conhecido do N.T. descoberto no Egito, é da primeira metade do século II. Contém João 18:31-33, 37-38. Está na John Rylands Library (Manchester, Inglaterra).


· P 45, P46, P47. São chamados papiros Chester Beatty. O P46 é composto de 46 folhas e reproduz as cartas de Paulo. O P47 com 10 folhas contém Ap.9:10-17: 2. Estão arquivados em parte na Biblioteca Chester Beatty (Dublin, Irlanda)e outra parte na Universidade de Michigan (EUA). Estes textos são da metade do século II, ou talvez antes.


· P 66, chamado papiro Bodmer II. Escrito em torno do ano 200, contém quase a totalidade de Jo.1-14, e fragmentos dos capítulos seguintes


· P 75. Chamado papiro Bodmer XIV, XV. Escrito no início do séc.III, contém grande parte de Lucas e dos primeiros 15 capítulos de João. Hoje na Biblioteca do Vaticano, Roma.


· P 72. Chamado papiro Bodmer VI-VIII. Escrito nos séculos III e IV, contém o texto mais antigo encontrado até hoje da carta de Judas, e das duas cartas de Pedro.[3] Estes papiros encontram-se na Biblioteca de Literatura Mundial ( Cologny, Genebra).

Por aqui você vê que essa história de que os manuscritos bíblicos foram alterados ao longo da história, que não se pode confiar na Bíblia, que os manuscritos bíblicos estão escondidos no Vaticano, é tudo invenção. O Museu do Vaticano nunca teve e não tem todos os mais importantes manuscritos, eles estão espalhados em vários museus, e em vários lugares. São abertos a qualquer estudioso que quiser comprovar a realidade dos mesmos. A Palavra de Deus é e continuará sendo fiel, confiável e verdadeira.

NOTAS

________________________


[1] BITTENCOURT, P. B. O Novo Testamento,3a ed. (Rio de Janeiro: JUERP, 1993). pp. 61-62.


[2] Vd.: Vademecum para o Estudo da Bíblia (São Paulo: Paulinas, 2000), pp. 173-174.


[3] Para todo este assunto veja: Vademecum para o Estudo da Bíbia, pp. 174-175; Para todo este assunto da confiabilidade da Bíblia veja: BRUCE, F. F. Merece Confiança o Novo Testamento? 2a ed. (São Paulo: Vida Nova, 1990); McDOWELL, Josh. Evidência Que Exige um Veredito v.2, 2ª ed. (São Paulo: Candeia, 1997). E para uma extensa lista de manuscritos e Códices, com sua localidade e datas veja: BITTENCOURT, P. B. pp. 70-92.

Nenhum comentário:

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.