Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

sexta-feira, 25 de abril de 2008

*JESUS; A LUZ DA VIDA - Série Sermões (5)


Mc. 10: 46-52.

Introd.:

a) Todos nós precisamos de Jesus, e quando vamos a Jesus o essencial é ter fé, mas como sei se estou indo com fé? Como essa fé se revela?

b) A história do filho de Timeu nos mostra isso, e nos mostra como Jesus age conosco quando o buscamos.

c) Você precisa de Jesus, você tem buscado Jesus da maneira correta?


I-UM CEGO QUE CLAMA (46-48)

a) 46- A situação do filho de Timeu não era boa; mendigo, cego, só, parado (sentado), e na “beira de uma estrada”. Não esqueça esse detalhe. Mas, mesmo assim, ele não deixou que sua situação tampasse seus ouvidos para o primeiro sinal de esperança, ele era uma pessoa atenta.

Lucas 18:36 diz que quando ele ouviu o barulhos logo perguntou, o que é isso?

Era a oportunidade de ganhar muita esmola, muita gente passando, isso se a cabeça dele estivesse no seu problema, mas não estava. Cego que enxergava longe olhava para a saída. Não se acostumou com a miséria.

Você tem agarrado as oportunidades que Deus te da?

b) 47- Ao primeiro sinal de esperança ele começou a pedir, não a clamar, que é mais que pedir. Mais do que orações decoradas.

Senhor tem compaixão”. Compaixão é ter uma paixão junto, sofrer junto. “Senhor sofra junto comigo”.

Você tem tido coragem de clamar por Jesus?

c) 48- Na vida de quem procura Jesus, sempre vão aparecer obstáculos: a falta de esperança; o desânimo pelo tempo; até aqueles que se dizem cristãos, mas que são pedra de tropeço.

Mas, note a atitude dele. E Marcos deixa isso bem claro com o seu jeito de escrever. As pessoas o repreendiam, e Marcos usa aqui o verbo no infinitivo, isso quer dizer: repreendiam continuamente.

Mas ele clamava, e Marcos usa o verbo no imperfeito, isso quer dizer: ele clamava continuamente também.

Para esse cego, a oposição ao invés de lhe esmorecer lha dar mais força. Ele tira força da adversidade, que lição.

Você tem passado por cima dos obstáculos? Eles têm lhe desanimado ou dado forças?

II- UM JESUS QUE OUVE (49-51)

a) 49- A principio, se você não notou, Jesus passou e não deu atenção. Lá na frente Ele para e manda chamar o cego. Por que isso? Jesus não tem compaixão? Tem, mas não sofre dos nervos. É só pra ver até onde vai a esperança, a fé do cego.

Jesus sempre busca ver até onde vai a fé, e se você sabe o que precisa (51)

b) 49- Agora note, Jesus sabendo que da situação do rapaz, manda alguém chama-lo. Mas o pobre não era cego? Era, mas não era surdo, nem aleijado.

O que você pode fazer, Jesus não faz. Fazer o que outro pode fazer, só pra agradar, não é amor, estraga.

Para ser tocado por Jesus, precisa sair da comodidade, daquele lugar que ficou a vida toda (O cego no seu lugarzinho na beira da estrada), e ir.

c) 50- Ele vai, mas não antes fazer algo muito interessante; jogar a capa. A capa era sua proteção contra o sol, chuva, tempestades de areia, etc. Era um instrumento primordial para sua vida ali de mendigo. O cego com essa atitude mostra o que todo mundo que quer encontra Jesus tem que fazer.

Ao jogar a capa ele mostra que não precisa mais dela. A capa era o símbolo da vida velha que agora ia virar nova. Isso é decisão.

Você tem ficado apegado ainda a vida velha? (Ah, como vou deixar o carnaval? E etc, etc?) Deus busca para ele os decididos, você é um deles.

Ele mostra também ao fazer isso que acreditava que Jesus ia fazer algo. Não tinha feito ainda, mas ia fazer. Isso é fé (Hb. 11:1).

Só com fé em Jesus que a mudança vaia acontecer é que nós agradamos a ele. Como anda a sua fé?

d) 51- Agora porque aconteceu tudo isso? Observe as palavras do cego e as de Jesus.

Jesus sabia do que o cego precisava, mas pergunta. Por quê? Jesus sabia, mas o cego sabia?

A resposta desse homem é qualquer coisa de fenomenal, ele não responde: “eu quero ver”, ele responde “Eu quero olhar pra cima”(gr. anablepsô). Era isso. Não é só ver é “é olhar pra cima”, parar de olhar pra baixo. Deixar aquela vida velha, subir. Mudar a situação. Ele sabia o que queria.

Você sabe o que quer como o cego?


III- UM JESUS QUE ATENDE O PEDIDO CERTO (52)

a) 52- Veja a mudança completa que Jesus faz. Lembra? Ele começou cego, só e a beira de uma estrada. Agora ele está vendo, não está só, está andando (segue Jesus com a multidão), está no meio do caminho, e não mais na beira. Jesus trocou tudo.

Ele não voltou mais pra pegar a capa, não precisava mais dela. A vida velha ficou pra trás.


CONCLUSÃO.

Você ter Jesus na vida? Para isso é preciso:

a)É preciso estar atento, não perder as oportunidades;

b) É preciso ter coragem de clamar por Ele;

c) É preciso passar por cima dos obstáculos;

d)É preciso ter coragem para largar a capa (a vida velha);

e)É preciso ser decidido;

f)É preciso ter fé;

g) É preciso saber o que quer.


Joelson Gomes

3 comentários:

Cosme disse...

Prezado Pr. Joelson:
Achei extraordinário o seu blog, sobretudo em relação à noticias historicas, bem como a atuação do congregacionalismo mundo à fora.
Que O Senhor te abençõe e te guarde.

neocir disse...

meu nome é neocir; fico maravilhadocomo de como Deus da sabedoria e revelação da sua palavra ao homem,para abençoar vidas.que Deus continue te abençoando grandissimamente.

A SANTIFICAÇAO NAO É OPCIONAL disse...

COMO TODOS NÓS SABEMOS QUE TODA GLÓRIA É TOTALMENTE PRA DEUS. EU QUERO LOUVA À DEUS, POR SUA VIDA MEU IRMAO EM CRISTO.POIS, ESSE SERMAO É SUBSTANCIOSO, É DE FATO UMA EXPOSIÇAO DO EVANGELHO, É O QUE ESTAR FALTANDO EM MUITAS IGREJAS. O MEU CONCELHO É; CONTINUI SENDO UM VERDADEIRO EXPOSITOR DA BÍBLIA SAGRADA, QUE DESSES DEUS SE AGRADA.SEVERINO ALEXANDRE DA SILVA SANTOS. SEMINÁRISTA DO STEC, OU SEJA, SEMINÁRIO TEOLOGICO EVANGÉLICO CONGREGACIONAL, EM CARUARU.

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.