Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

quarta-feira, 3 de julho de 2019

A ESSÊNCIA DA DIVINA TEOLOGIA (William Ames), cap. I


O PRIMEIRO LIVRO DE TEOLOGIA

Trad. Joelson Gomes


Capítulo I
A definição ou natureza da Teologia


1-        A Teologia é a doutrina de viver para Deus. As palavras da vida eterna (Jo 6.68). As palavras desta vida (At 5.20). Considerai-vos (...) vivos para Deus (Rm 6.11).
2-        Chama-se doutrina, não porque o nome de inteligência, ciência, sabedoria, arte ou prudência não pertença a ela; pois todos estes estão em toda disciplina exata, e especialmente em Teologia; mas é chamada de doutrina porque esta disciplina não é da natureza nem de invenção humana (como as outras são), mas da revelação e instituição divinas. De mim sairá a lei (Is 51.4). Do céu (...); Então, por que não acreditastes nele? (Mt 21. 25). Sabemos que Deus falou a Moisés (Jo 9.29). O evangelho (...) não é de segundo o homem, porque eu não o recebi (...) de homem algum, mas mediante revelação de Jesus Cristo (Gl 1. 11-12). E João 6. 45.[1]
3-        Os princípios fundamentais das outras artes sendo inatos em nós podem ser polidos e levados à perfeição através dos sentidos, observação, experiência e indução. Todavia, os sólidos princípios da Teologia, ainda que possam ser levados à maturidade pelo estudo e diligência, contudo, não são inatos a nossa natureza: não foi carne e sangue que to revelaram (...) (Mt 16.17).
4-        Mas vendo que toda arte consiste em regras pelas quais alguma ação da criatura é dirigida, e vendo que a vida é a mais nobre de todas as ações, ela (isto é, a Teologia) não pode ser adequadamente relacionada acerca de outra coisa senão sobre a vida.
5-        E vendo que o melhor tipo de vida para um ser humano é aquela que se aproxima do Deus vivo e vivificador, então a natureza da vida da Teologia é viver para Deus.
6-        Os homens vivem para Deus quando vivem de acordo com a vontade de dele, para a glória dele, e com ele trabalhando neles internamente. Para que, no tempo que vos resta na carne, já não vivais de acordo com as paixões dos homens, mas segundo a vontade de Deus (...) vivam no espírito segundo Deus (1Pe 4. 2, 6). A fim de viver para Deus (...). Cristo vive em mim (...) (Gl 2.19-20). Levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo (2Co 4.10). Será Cristo engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte (Fp 1. 20).
7-        Esta vida, em essência, permanece uma e a mesma desde o começo até a eternidade. Aquele que crer no Filho tem a vida eterna (Jo 3. 36; 5. 24). Tem a vida eterna permanente nele (1Jo 3. 15).
8-        Mas, embora essa vida envolva viver feliz e viver bem, εύζωία (euzôía), viver bem é mais do que εύδαιμονία (eudaimonía), viver feliz; e o principal que deve ser buscado não é a bem-aventurança, que diz respeito a nosso prazer, mas a bondade, que se refere à glória de Deus. Portanto, a Teologia se define melhor por aquela boa vida pela qual vivemos para Deus, do que por uma vida abençoada pela qual vivemos para nós mesmos – como por uma Sinédoque[2] o Apóstolo a chama de doutrina que é segundo a piedade (1Tm 6. 3, RC).[3]
9-        Além disso, vendo que esta vida é um trabalho espiritual de todo o homem, por meio do qual ele é levado a desfrutar de Deus, e a atuar de acordo com a Sua vontade - e vendo que é manifesto que essas coisas são convenientes à vontade - segue-se que o assunto principal e apropriado da Teologia é a vontade. Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida. (Pv 4. 23). Dá-me, filho meu, o teu coração (...) (Pv 23. 26).
10-    Mas vendo que esta vida e vontade são verdadeira e propriamente nossa prática mais perfeita, é manifesto em si mesmo que a Teologia é uma disciplina prática, e não uma disciplina especulativa – não só como todas as disciplinas que têm sua ευπραξια (eupraxia), boa prática, como fim, mas é prática de uma maneira particular e especial, acima de todas as outras.
11-    Também não há nada na Teologia que não se refira a este fim último, ou aos meios que se relacionam com este fim, todos os quais se referem diretamente à prática.
12-    Esta prática da vida é tão perfeitamente contida na Teologia, que não há nenhum preceito universalmente verdadeiro relativo a viver bem, contido nas disciplinas do governo familiar, moralidade, governo político, ou no fazer leis, que não pertença propriamente à Teologia.
13-    Portanto, de todas as Artes, a Teologia é a suprema, a mais nobre e a obra-prima, procedendo de maneira especial de Deus, tratando de Deus e assuntos divinos, e tendendo e conduzindo o homem a Deus; a este respeito, talvez não seja sem jeito chamá-la de θιωζια (thiôzia), um viver para Deus, ou θευργια (theurgia), um trabalho para Deus, assim como θεολογια (theologia), falar sobre Deus.


[1]  João 6. 45 - Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que da parte do Pai tem ouvido e aprendido, esse vem a mim.
[2] Sinédoque é uma figura de linguagem que se refere ao todo por uma de suas partes. Referir-se a um carro como "rodas" é uma sinédoque.
[3] Edição Revista e Corrigida abreviada assim daqui por diante (n. e.).

_____________________________
Tradução da obra em andamento

Um comentário:

Bruno Fernandes disse...

Olá caro Joelson. Essa seria a obra do Ames The Marrow of Theology? Que possas enviar o mais brevemente o restante desse clásico, se não me engano não foi traduzida para o português por nenhuma editora.

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.