Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

sábado, 29 de julho de 2017

LEITURAS - EM BUSCA DA IDADE MÉDIA

Jaques Le Goff. Em Busca da Idade Média, 3a ed. (Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008).

Jacques Le Goff se não é o maior, mas está entre os maiores especialistas em Idade Média do mundo. Dedicou sua vida a esse recorte da história humana que ele não gostava de chamar pelo nome dão: Idade Média. 

Neste livro em forma de entrevista ele responde as perguntas de Jean-Maurice de Montremy, e fala sobre fontes, renascimento, igreja, poder, humanismo, feudalismo, purgatório, economia, e muitos outros temas com a maestria que lhe é peculiar. Fala de seu trabalho, como foram compostos seus livros e como a Idade Média modelou a cultura ocidental. Na opinião dele essa época estudada é muito estranha a nós, mas devemos mais a ela do que queremos admitir. 

Ele analisa seus trabalhos conta como escreveu seus livros e a importância deles. Ele chega a conclusão que somos frequentemente medievais e nos julgamos muito modernos.

A edição da Civilização Brasileira é muito bem cuidada, tem só uma palavra grafada errada na p. 138, mas nada que comprometa. 
Recomendadíssimo.

2 comentários:

Unknown disse...

De fato, Le Goff é um dos maiores (senão o maior) medievalistas. Sua obra sobre a "criação do purgatório" é fantástica!
Abs.

Unknown disse...

Graça e paz!
De fato, Le Goff é um dos maiores medievalistas do último século. Sua obra "O Nascimento do Purgatório" é fantástica, tanto em análise como em conteúdo!
Abs.

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.