Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

LEITURAS - A HERESIA DA ORTODOXIA

4-livro lido em 2016 - A HERESIA DA ORTODOXIA (Andreas J. Köstemberger, Michael J. Kruger / Vida Nova, 2014).
Na década de 30 um lexicógrafo chamado Walter Bauer disse que no início o cristianismo era uma mistura, não havia uma doutrina ortodoxa, mas uma variedade imensa. E como foi que a doutrina majoritária que se conhece hoje apareceu? Segundo ele foi um arrumadinho de alguns teólogos influentes que conseguiram desbancar as correntes de pensamentos contrárias. O que se tem hoje como doutrinas capitais do Cristianismo e como Novo Testamento é o produto de conchavos entre imperadores e bispos. Já ouviu isso, pois se não ouviu vai ouvir, filmes como O CÓDIGO D'AVINCI, e os livros de Barth-Ehrman, e #elainepagels são populares. 
No Brasil editoras como Editora Record , Editora Objetiva publicam estes autores, pois dão lucro. Mas, convenientemente não publicam os livros que destroem os fracos argumentos levantados por eles, mostram só um lado do jogo. Mas, felizmente temos outras poções, e aqui está uma delas. 
O livro tem 3 partes: 1. A heresia da ortodoxia: o pluralismo e as origens do NT. Onde a tese do Cristianismo plural é analisada, e partindo do NT mostra-se como tal discurso é equivocado, pois o NT, a patrÍstica, mostram uniformidade doutrinária. 
2. A escolha dos livros: uma investigação da formação do cânon do NT. Onde é provado que o cânon estava sendo formado desde o século I, a ideia da coleção de livros inspirados o igreja traz dos judeus, pois o AntigoTestamento era a fonte de referência inspirada usada pela Igreja Primitiva, analisa-se porque diversos livros apócrifos não entraram no cânon, como os pais da igreja encaram o caso; 
3. Mudanças no relato: manuscritos, escribas e transmissão textual. Esta uma das partes mais importantes onde se mostra a confiança nos textos do NT que temos hoje, mostram a posição dos escribas, e desmantela-se o mito das variantes textuais como problema para a confiança no texto bíblico. 
Parabéns a Editora Vida Nova pelo livro, numa próxima edição coloquem um índice remissivo, o livro merece.

Nenhum comentário:

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.