O livro do
Apocalipse é permeado por expressões de adoração. Em quase todos os capítulos encontra-se
os sons do louvor. Ralph P. Martyn escreveu:
O Apocalipse de
João está cheio de sons da adoração celestial que ecoam a nota de louvor
adorador a Deus como Criador (4.8-11) e Redentor (5.8-14). A Igreja na terra
compartilha desse reconhecimento exultante no exercício de seu ministério
sacerdotal (1.6) (Adoração na Igreja
Primitiva, p. 173).
Sim,
realmente o Apocalipse está cheio de adoração, até a pregação do Evangelho
Eterno é uma convocação para adorar (14.6-7). Então, neste livro cheio de culto
vamos aprender os princípios certos para uma adoração sadia, pois, o Apocalipse
não só fala de adoração, mas mostra como vivê-la.
I- O que é Apocalipse.
Antes de tudo é bom começarmos
com algumas definições, pois a palavra “apocalipse” mesmo sendo velha conhecida
dos leitores da Bíblia, temo que muitos tenham uma impressão incompleta dela.
Assim, vamos começar explicando o seu significado.
a)
Estilo literário.
Apocalíptica, segundo D.S. Russel: “Trata-se,
com efeito, de expressão técnica que a Igreja Cristã veio a usar do século
segundo em diante para indicar um tipo de literatura” (Desvelamento Divino, p. 25). Assim, Apocalipse/Apocalíptica
designam um estilo literário, um jeito de escrever. É um gênero de literatura
de revelação que faz muito uso de símbolos, metáforas. Muitas partes da Bíblia
usa essa linguagem simbólica (Is. 24-27; 65-66; Ez. 1-3; 9; 26-27; 38-48; Dn.
7-12; Zc. 1-8; 12-14).
b)
Livro bíblico. Apocalipse é também o nome que se dá ao
último livro das Escrituras que foi escrito por João em estilo apocalíptico.
Este livro descreve em linguagem simbólica a vitória de Jesus Cristo e sua
Igreja (a noiva do Cordeiro) contra o dragão (Satanás) e seus seguidores. Seu
autor é o discípulo João (1.1, 4, 9; 22.8), e até agora os argumentos
apresentados para comprovar esta afirmação são convincentes (Veja Erich
Mauerhofer. Uma Introdução aos Escritos
do Novo Testamento, pp. 569-573).
Bem, entendido o que é “apocalíptica”
e “apocalipse”, vejamos agora como o livro de João se nos apresenta como um
belo guia na questão adoração.
II-
Apocalipse e a adoração na terra.
Quando
analisamos os textos sobre adoração neste livro, ao tentarmos uma
sistematização notamos que muitos princípios podem ser extraídos.
a)
João e a visão do Cristo glorificado.
No começo do livro (1.12-20), seu autor, descreve uma visão de Cristo em
glória, e o teto nos diz que como reação a isso, João cai por terra. Muitas
qualidades de Cristo são apresentadas por meio de símbolos: sacerdócio (a longa
túnica (13): Êx. 28.4; 29.5); realeza (cinto de ouro (13): era um adereço
peculiar aos reis); eternidade (os cabelos brancos como o ancião de Dn. 7.9);
ciência divina (olhos perscrutadores como chama de fogo (2.23)); estabilidade
(os pés de bronze). Tudo demonstra sua majestade, no brilho do rosto, no som da
voz. A Majestade que merece adoração está presente e João entende isso na própria
carne, ele cai, pois não suporta a presença do Divino.
b)
A salvação e a condenação estão ligadas a adoração. Dentro desta visão de tomar os
textos de Apocalipse também como princípios, modelos para uma correta adoração,
notamos que o seu autor é claro em demonstrar que grande pecado é a adoração de
ídolos pelos que habitam a terra (9.20-21). Quem adora a besta e o dragão
comete desvio (13. 1-4), e esta característica de adoração falsa pertence aos
não salvos (13.8, não ter o nome no livro do Cordeiro). O principio demonstrado
é que adorar só a Deus em Cristo é sinal dos salvos, dos regenerados; adorar a
besta, a ídolos, adoração falsa, é sinal dos réprobos. Algo muito sério é
colocado aqui: para João salvação e reprovação se expressam através da adoração.
A quem você adora diz se você é salvo ou condenado (14. 9-12), vencedores
adoram a Deus (15. 2-4), condenados adotam ídolos (16. 2). Para João, na terra,
a marca de quem guarda a perseverança dos santos, os mandamentos de Deus, e a
fé em Jesus (14.12), está expressa em que adoram só a Deus por Jesus Cristo
(1Pe. 4.11).
III-
Apocalipse e a adoração no céu.
Além de mostrar
diversas cenas de adoração na terra, o Apocalipse também mostra muitas cenas no
céu. Olhando estes quadros pintados por João com atenção é possível também
extrair princípios para uma adoração bíblica.
a) Jesus Cristo adorado. Algumas seitas pseudo cristãs pregam que
Jesus Cristo é um ser menor que Deus, e por isso adoração só deve ser dirigida
ao Deus Pai que é Todo-Poderoso. O próprio Cristo disse em Mateus 4.10 que só a
Deus se deve adorar. Se você ficou em dúvida o Apocalipse responde.
1- Jesus Cristo é Todo-Poderoso. João abre seu livro mostrando que
aquele que virá em glória nas nuvens, e que todo olho verá, é o mesmo que foi traspassado
na cruz, e é na verdade o Todo-poderoso (1.7-8).
2- Jesus Cristo adorado por todos. Depois, Jesus é apresentado como o
Cordeiro que foi morto e que é digno de receber toda adoração de todos no céu e
na terra (5. 1-6, 8-14).
·
Uma nota sobre reverência. Ora, já vimos nesta revista que
adoração significa também reverência, é impossível se achegar a Deus para
adorar de forma correta sem a devida reverência que Ele merece. Veja que a
adoração descrita por João é extremamente reverente, isso é claro na atitude de
João, dos seres espirituais, dos 24 anciãos diante do Cordeiro (1.17; 4.10-11;
5.8, 14; 19. 4, 10).
b)
Deus adorado. As
cenas de adoração a Deus pelas criaturas do céu também são frequentes em
Apocalipse. Em 4. 4-11, Ele é adorado por todas as criaturas espirituais. Os
quatro seres viventes vistos não só adoram, mas é dito que estão em “constante”
adoração (4.8). A cena de adoração a Deus no céu se repete em 7. 9-12, e em 11.
15-18, com uma diferença. Aqui os 24 anciãos dão a razão da adoração. Eles
adoram porque Deus é eterno, Rei (17), juiz, galardoador (18). E o clímax está
em 19. 4-9, onde as Bodas do Cordeiro convoca a todos os remidos para a
adoração a Deus em Cristo na vitória final contra o mal. A festa está pronta.
A quem se deve adorar no céu? Ao
Cordeiro que é Deus Todo-Poderoso, não havendo divisão. Apocalipse mostra que
quem adora a Deus, adora a Jesus e vice versa. A honra devida ao Pai é a mesma
devida ao Filho (Jo. 5. 23), quem conhece ao Filho, conhece ao Pai (Jo. 14.9;
1Jo. 2. 22-23).
Quando João mostra as cenas de
adoração no céu, a verdade que comunica é a mesma de quando mostra as cenas da
terra: toda idolatria é pecado, e adoração e reverência devem ser dirigidas
exclusivamente a Deus.
CONCLUSÃO
A Reforma Luterana do século XVI
tinha alguns princípios que muitos chamam de “solas”. Entre estes estava o
principio do Soli Deo Gloriae (Só a
Deus Glória). Este principio proclama que diferente da Igreja Romana, que
glorificava homens, imagens, e “santos”; os Protestantes só davam glória a Deus
por tudo que recebiam, e entendiam que o único objeto de sua glorificação no
céu e na terra, deveria ser o Criador.
João em Apocalipse parece
concordar com este princípio. Em todas as suas divisões onde aparecem cenas de
adoração, seja no céu ou na terra, o único objeto adorado, honrado,
reverenciado é Deus em Cristo. Para este autor a marca de uma pessoa não salva
reside justamente no fato de ela deixar de adorar ao Deus Todo-Poderoso, para
se misturar com os ídolos seja de que espécie for.
A “Igreja” brasileira que virou
uma fábrica de ídolos e vive incensando cantores e pastores famosos, faria bem
se atentasse para os princípios de adoração descritos por João em no
Apocalipse.
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