Lutero defende-se diante dos Católicos Romanos. |
Mateus 18. 20.
- Introd. Falar de Cristo é falar da razão da existência do mundo (Jo. 1: 1-3) e do centro da igreja. Sem Ele não existiria nada, nem universo, nem igreja. Cristo está na origem de tudo e na preservação e sustentação de tudo (Hb. 1: 1-3). Nele nos movemos, Nele nos movemos, vivemos e existimos (At. 17: 28).
- Dar atenção a Cristo hoje é urgente pelo que foi feito do culto do que se chama igreja. É oportuno parar para pensar em Cristo hoje, e é o que vamos tentar fazer a partir de uma perspectiva histórica e bíblica. Espero sinceramente incomodar você.
I-
A
CENTRALIDADE DE CRISTO NA REFORMA.
a)
É impossível abordar tudo o que se disse ou se escreveu
sobre Cristo no momento da Reforma. Basta dizer que a Reforma ou as Reformas só
aconteceram em diversas partes da Europa, porque alguns homens foram
direcionados para a Bíblia e ali viram a centralidade de Cristo frente ao
sistema sacramental da Igreja Romana da época. E aí foi por entender que Cristo
era suficiente que se levantaram contra tal sistema. Quem foram eles? Vamos aos
mais importantes.
1- Ulrich Zwuinglio, o reformador da
Suíça, e pai da tradição reformada. Para ele Cristo era a pedra de toque na
qual tudo deveria ser testado. Ele disse que enquanto estava envolvido com
várias linhas de pensamento, sem saber a quem seguir e o que era o certo,
sentiu Deus lhe dizer: “louco, não vos
lembrais de que a tal se refere: o Verbo do Senhor veio para habitar para
sempre entre os homens?”. Assim, para ele era a partir do Verbo de Deus, a
Luz do mundo que tudo deveria ser provado.
2- Martinho Lutero, o grande reformador
alemão fez do centro de sua teologia Cristo. A sua teologia era feita na
seguinte perspectiva, Cristo era ao mesmo tempo o Senhor e centro das Escrituras.
O que quer que fosse que não ensinasse algo a respeito de Cristo, que
conduzisse a Cristo, para ele não era apostólico. A leitura das Escrituras
deveria ser feita na perspectiva do Christum
tribet (inculcar Cristo, enfatizar Cristo). Tudo que passasse disso ele não
aceitava.
3- João Calvino, o maior teólogo da
reforma entendia o ser humano como totalmente depravado e dependente de Cristo.
Nada que ele fizesse poderia lhe dar a salvação, assim Cristo deveria ser
central na vida da igreja. O único jeito de restaurar a pura doutrina seria
colocar Cristo no meio, diante dos olhos de todos. Cristo era tão importante
que para ele mesmo se não tivéssemos pecado, pela fraqueza de nossa condição
humana precisaríamos de Cristo como mediador entre nós e Deus. Foi Calvino
através de suas meditações e estudos acerca de Cristo quem sistematizou a
doutrina dos ofícios de Cristo: profeta, sacerdote e rei.
II-
A
CENTRALIDADE DE CRISTO NA IGREJA HOJE (Mt.18:20).
·
A Reforma trouxe Cristo para o centro da
história e da vida cristã, e a igreja hoje, o que tem feito de Jesus chamado
Cristo? O texto base lido acima tem muito a nos dizer. Preste atenção. Cristo
está falando da reunião dos cristãos e para isso Ele aqui diz o que não é
essencial e o que é essencial para que esta reunião seja cristã.
1- O que não é essencial:
a)
O lugar.
Veja que Ele diz que pode ser onde for. Isso está de acordo com Jo. 4: 21-24.
*Quantos estão mais preocupados com o
ambiente?
b) O número: veja que Ele usa um número
muito irrisório, dois ou três. Mostra com isso que uma grande quantidade de
pessoas não é o essencial para um culto.
2- O que é essencial.
a) Cristo no centro. Veja a fraseologia
usada por Cristo: reunidos em /para (gr. eis) o meu nome. Ou seja, a reunião
aponta para algo, aponto para uma pessoa, e é Cristo, o nome dEle. Essa é a
condição para que Ele esteja na reunião, ou melhor, no meio da reunião. Ele tem que ser e que ser o centro da
reunião.
*Quantas reuniões são feitas em torno de
pessoas, ou eventos?
*Quantos tem ido a reunião por causa de
Cristo?
*Quantas reuniões tem como centro o templo
ou o calendário de avisos?
CONCLUSÃO.
- Na época da reforma Cristo foi trazido para o centro do culto pelos reformadores, porque sabiam que sem Ela nada somos.
- A Igreja hoje perdeu Cristo de vista e ou traz Ele para o centro ou seus cultos serão apenas mais um ajuntamento, longe do motivo principal, mortos.
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