Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

domingo, 30 de outubro de 2011

A REFORMA PROTESTANTE E UMA IGREJA ACÉFALA


Hoje é um dia especial para a comunidade protestante mundial, completa-se 494 anos desde que Martinho Lutero deflagrou na Alemanha o movimento que ficou conhecido como Reforma Protestante. No entanto, nos programas ditos evangélicos nas TVs e rádios do nosso país parece que esta data nem existiu, em muitas igrejas hoje é como se nunca tivesse havido este acontecimento, ninguém fala, ninguém sabe uma linha sobre o que é a Reforma, sobre o que é Protestantismo.

Isso é um reflexo, reflexo de um movimento dito evangélico, mas que é acéfalo, onde os participantes são apenas consumidores da fé, e não estão nem aí para conhecimento de onde vêm, e do que deveriam ser. Na espiritualidade do agora, do já, onde o que vale é a “minha bênção”, a “minha vitória”, não há espaço para estudar o que é movimento protestante, quais seus pressupostos e bases, quais seus lideres usados pro Deus para que hoje existisse a igreja de Deus proclamando o evangelho bíblico na terra.

Também nem poderia. Como falar de doutrinas basilares da Reforma como Só a Fé em um tempo que as pessoas que se dizem crentes entendem que estão “fazendo por onde se salvar, fazendo por onde chegar lá?”. Como falar de Só Cristo quando as pessoas das igrejas estão colocando como caminho da salvação campanhas, bugigangas compradas em mercados gospels, reza forte de pastor, patrocínio de mini$tério? Como falar de Só a Deus Glória num tempo em que o nome da igreja é “Ministério Fulano de Tal”, e em que as pessoas enxugam o suor de homem, passam fotografias em homem ou coloca a fotografia, carteira de trabalho e outras coisas para o cara chamado pastor ande em cima, porque ele é o deus delas? Não, não há espaço para fé, Cristo, Deus no movimento neo-pentecostal de hoje. E em algumas igrejas que se dizem sérias, e contra tais movimentos, as coisas tem caminhado para essas aberrações também.

O conhecimento bíblico-doutrinário da maioria hoje tem a profundidade de uma aranha em cima d’água, e é tão sólido como alimentação a base de pipoca. A troca de igrejas, ministérios por membros e pastores é escandalosa, a abertura de novas empresas gospels com nome de igreja dá vergonha. E como isso, o evangelho é escandalizado, e o nome de Deus vituperado. Mas “ai daquele por quem vem o escândalo”.

Motivos para comemorar? Poucos, mas existem. Tem acontecido uma renovação no interesse pelas doutrinas reformadas da graça. Hoje é notório entre alguns jovens de algumas igrejas sérias, o interesse em boa literatura, em conhecimento doutrinário. Alguns pastores que sabem o que é o ministério têm incentivado isso, comprando livros e indicando para suas igrejas. Palavras como: “teologia reformada, calvinismo, doutrinas da graça”, que antes ninguém nem ouvia falar, hoje já fazem parte de até reunião jovem. Editoras como a FIEL têm prestado um relevante serviço nessa divulgação com seus livros selecionados, publicados não apenas para ganhar dinheiro sem escrúpulos (como fazem a maioria das editoras ditas cristãs desse pais, que só publicam o vende, sem se importar como o conteúdo: editora arminiana publicando reformado; editora pentecostal publicando livro contra os pentecostais; editora dita cristã publicando livros anticristãos de neo-pentecostiais) e com seus congressos para pastores e lideres e para jovens.

Fora isso, essa data de hoje, dia da Reforma protestante, na maioria das igrejas, fruto direto dessa Reforma, passará em branco. Muitos homens ditos pastores não falarão uma linha sobre o fato, detalhe, porque não conhecem o fato. São comunidades órfãs, sem passado, sem história. E quando não sabe de onde se vem, é muito difícil saber o que se é e para onde se vai.

Espero sinceramente que hoje em sua igreja seja relembrado o aniversário da Reforma, que a glória seja tributada a Deus pelo seu trabalho na vida de Lutero, Zwinglio, Bucer, Calvino, Melanchton, Beza, Knox, Margarida de Navarra, Caspar Von Ossig, Bullinger, Oleviano (nunca ouviu falar deles? Isso é um mal sinal para você e para sua igreja quer você ache ou não), pessoas que foram os instrumentos do avivamento de Deus naqueles tempos.

Em minha igreja desde ontem que se fala do assunto, e na sua?

2 comentários:

Casal 20 disse...

Joelson, mas foi no dia 31 e não 30, não é? Como você postou no dia 30, o início do texto dá a entender que a data da Reforma é no dia 30.

Confirma, aí. E não precisa publicar esse comentário.

Abraços sempre afetuosos.

JOELSON GOMES disse...

Olá, sim o dia é 31, mas como acontece sempre, quando cai o domingo no dia 30 , é nesse dia que se comemora. Abraços.

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.