Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

terça-feira, 1 de novembro de 2011

AS MARCAS DA REFORMA PARA UM AVIVAMENTO BIBLICO

Joelson Gomes


Rm. 1.17; 2Rs. 22-23.

Introd.: Nossas igrejas vivem buscando avivamento, mas poucas estudam as história dos avivamentos para ter a noção das suas marcas. As Escrituras têm relatos de diversos avivamentos e em todos lês temos algumas marcas registradas.

· No sec VII a. C. houve um episódio na história de Judá que ficou conhecido como a Reforma de Josias. Esta reforma teve marcas bem detalhadas que todos que lêem seu relato com atenção notam. E esta reforma é considerada um grande avivamento no período do AT.

· Também, na Idade Média, mais precisamente a 494 anos atrás, houve uma Reforma que principiou na Alemanha com homem chamado Martin Luther, que mudou para sempre os rumos do cristianismo ocidental, e essa reforma também considerada um avivamento. O que estas reformas têm em comum? Que marcas centrais podemos ver nesses dois avivamentos que são o estopim para uma reforma bíblica? Esse é o nosso intuito. Examinar esses dois acontecimentos, entender quais as marcas que fizeram dos mesmos avivamentos de Deus, e procurar essas marcas em nossa igreja hoje.

I-AS ESCRITURAS (2Rs. 22.3-10)

  • Josias sabia que o lugar do culto, o lugar da comunidade se reunir para a adoração estava em mal estado. Com o lugar da adoração avariado, a comunidade estava em péssimas condições. Assim, ele parte para consertar isso, e nesse objetivo ele encontra a Bíblia. Ao ouvir as palavras de Deus, busca o entendimento da mesma pela boca da serva de Deus (não procurou Jeremias que era contemporâneo, Jr. 1.2), e então tudo começa a acontecer (23.1). A partir da Bíblia lida e explicada as se dá uma reforma geral em Judá. As Escrituras estão no começo dessa reforma.
  • Lutero. Em 1512, ainda como monge agostiniano ele obtém seu doutorado em Teologia, e assim é designado para ser professor de Bíblia na Universidade de Wittemberg. Entre 1515-1516, Lutero ensina a Carta de Paulo aos Romanos, e é aí que ele entende a salvação pela fé, mediante a fé no sacrifício de Cristo, e nunca em troca de obras. Ocorre então uma mudança geral em sua vida. As Escrituras estão no começo também dessa Reforma.
  • Agora 3 pontos são essenciais, pois as Escrituras não fazem nada sozinhas e fechadas. Tem que ter algumas ações, quais sejam:

1- Lutero estudou as Escrituras, chegou a doutor;

2- Lutero ensinou as Escrituras, dava aulas sobre os Salmos, Gálatas, Romanos; capitulo a capitulo, versículo a versículo;

3- Lutero colocou as Escrituras na mão do povo. Entre 1520-1521, enquanto estava preso no Castelo de Wartburg traduziu o NT para a língua alemã e colocou a mesma na mão do povo.

*Foi com as Escrituras que começou o avivamento na época de Josias, e também na época de Lutero. Sem as Escrituras não há avivamento, mas fanatismo.

*O fato de o povo está em decadência espiritual e sem avivamento era a falta das Escrituras que estavam perdidas, no tempo de Josias, ou escondidas no tempo de Lutero. Será que o mesmo não se dá hoje? As Escrituras, esta é a primeira marca.


II- DOUTRINA (2Rs. 22.10-14).

  • Quando Josias encontrou a Bíblia passou a estudá-la, queria saber seu ensino, suas doutrinas. E descobriu a Doutrina da Aliança (2Rs. 23.1-3); descobriu a Doutrina da Páscoa (2Rs. 23. 21-23).
  • Lutero do mesmo modo, quando passou a estudar a Bíblia viu que existiam muitas doutrinas que a Igreja de sua época não ensinava, ou ensinava errado. Então, foi a partir do conhecimento doutrinário que ele escreveu suas 95 teses (imagem), e seus livros famosos:

1- Do Cativeiro Babilônico da Igreja;

2- Da liberdade do Cristão.


  • E ele também resgatou as doutrinas bíblicas:

1- Somente pela Graça (Sola Gratia): Que a salvação se dá apenas pela graça de Deus é um dom imerecido, manifestado através do amor de Deus ao enviar Jesus Cristo para ser o sacrifício pelos pecados.

2- Somente a Fé (Sola Fide): a salvação não acontece por meio indulgências compradas, ou através de qualquer outra coisa, mas apenas através de se aceitar pela fé o sacrifício de Cristo em nosso lugar, como nosso substituto. Depois de entender isso os seus temores diante da justiça perfeita de Deus estavam acabados, quando ele leu Rm. 1.17 e entendeu ele disse:

“Então me senti como quem renascido, e entrei pelos portões abertos do próprio paraíso. Aí toda a Escritura me mostrou uma face completamente diferente...Assim como antes eu havia odiado violentamente a frase “justiça de Deus”, com igual intensidade de amor eu agora a estimava como a mais querida. Assim esta passagem de Paulo de fato foi para mim a porta do paraíso”.

3- Só a Deus toda Gloria (Soli Deo Gloria). Entendeu que só se deve adorar unicamente ao Deus da Bíblia, não a santos ou outro ídolo qualquer. A vida do ser humano deveria ser vivida em todas as instâncias para glorificar a Deus.

*Assim, a Bíblia está no principio de tudo, mas quando entendemos duas doutrinas través de um estudo sério e sistemático das mesmas. Doutrina, esta é segunda marca.

III- CORAGEM (2Rs. 23.4-6, ss)

· Sim, a Bíblia e a doutrina são as duas marcas básicas para uma reforma e avivamento bíblico, mas de nada adiantariam se não tivéssemos a terceira marca: coragem para colocar tudo em prática.

· Josias quando soube das doutrinas contidas no Livro da Lei que precisavam ser praticadas, das mudanças que precisavam ser feitas, imediatamente (2Rs. 23. 4, 15, 21, 24) partiu para fazê-las. Sem medo e com coragem fez uma reforma geral.

· Lutero do mesmo jeito. Seus atos principais foram:

1- As 95 teses. Junto com seus livros estas causaram a sua excomunhão em 1520.

2- A sua ida a dieta de Worms para ser interrogado sob ameaça de morte, onde disse as suas famosas palavras de coragem:

“Sua Majestade Imperial e os senhores lordes exigiram uma simples resposta. Aqui está- simples e sem verniz. A não ser que eu seja convencido pelas Escrituras ou por claras razões- pois não creio no papa ou em concílios clericais, uma vez que todos sabem que podem cometer erros e se contradizerem- estou limitado pelas Escrituras que citei. Minha consciência é prisioneira da Palavra de Deus. Não posso e não vou retirar nada, porque não é seguro nem correto ir contra a consciência.”


· Temos aqui palavras de extrema coragem onde com o risco da própria vida ele sustentou o que acreditava. Lutero sabia por que protestava. Coragem, esta é a terceira marca.

CONCLUSÃO.

Quais as marcas que um avivamento bíblico deve ter:

1- A Bíblia em primeiro lugar como base de tudo;

2- O conhecimento doutrinário, vindo de um estudo sério da Bíblia que da a base da pregação que é o fogo da Reforma;

3- A coragem para mudar o que está errado, ainda que custe a própria vida.

*Que lugar tem a Bíblia em sua vida e nesta Igreja?

*Qual o interesse no estudo das doutrinas bíblicas nessa igreja?

*Como anda a coragem dessa igreja em mudar o que está errado nela e não negociar o evangelho?

Só assim o avivamento virá.

___________________________________

*Sermão pregado na 1a Igreja Congregacional em João Pessoa/PB por ocasião do dia da Reforma Protestante

Nenhum comentário:

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.