Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

sábado, 21 de maio de 2011

O PODER DA INTEGRIDADE


Daniel 1-6

· Definindo: Estado de uma coisa que tem todas as suas partes; qualidade do que é inteiro, completo. Fig. honesto, incorruptível.

· Uma pessoa íntegra não é dividida. Não se torna vítima da duplicidade. Em bom português, pessoas íntegras NÃO têm duas caras: uma para apresentar ao irmão e outra para apresentar no trabalho; uma quando o amigo está presente, outra quando ele vira as costas; ou uma com a turma da faculdade e outra na igreja.

· Uma pessoa íntegra não é fingida. Não se torna vítima da hipocrisia, não escondem o jogo; não camuflam seus problemas no grupo pequeno; não apresentam uma imagem falsa sobre si mesmas, não fingem fazer algo que na verdade não fazem. Pessoas são íntegras consigo mesmas, com os outros e com Deus. Vamos ver isso na vida de Daniel.


1- Daniel, integro consigo (1.8). A contaminação aqui poderia ser porque as comidas do rei pagão erma sacrificadas a ídolos pagãos. Em Babilônia os deuses tinham proeminência, tanto que logo trocaram os nomes de Daniel e seus amigos para nomes de deuses. Os babilônios costumavam oferecer parte de seus alimentos aos deuses e isso os tornaria impuros para o consumo para um judeu cumpridor da Lei (Êx. 34. 15; Ez. 4.13). Além de não observarem as distinções entre os animais limpos e não-limpos para os judeus (Lv. 11). Ele não resolveu que não ia fazer algo porque os outros estavam vendo; ou para agradar os outros, mas ele resolveu consigo, ele não ia SE tornar impuro. Em primeiro lugar estava sua vida diante de Deus. Ou seja, Daniel tinha muito presente em sua memória o quem ele era, e o que ele era. Ele sabia que era sevo de Deus e não poderia ficar impuro diante deste Deus. A impureza ritual fecharia seu acesso a Deus, ele não poderia adorar, assim ele decide: não iria fazer nada que impedisse seus culto, que o tornasse inaceitável.


*Você faz tudo para que seu culto seja aceitável a Deus? Isso faz uma pessoa integra. Ela que está completa, sem faltar nada diante do Senhor.

Resultado- Ele foi 10 vezes mais sábio do que os outros que comeram das comidas do rei (20)


2- Daniel íntegro diante dos outros.

A maneira de Daniel viver começa a mostrar a sua integridade diante dos outros:

a- 2.24-45- explica o primeiro sonho de Nabucodonozor.

Resultado- é colocado como alta autoridade no reino;

b- 4.1-32, 37-o rei o chama de novo para contar-lhe outro sonho, a interpretação se cumpre.

Resultado- Deus é glorificado pelo rei;

c- 5. 10-31- diante de uma escrita misteriosa e do desespero do rei a mãe do rei lembra-se de Daniel, servo de Deus que poderia ajudar naquele momento, ele interpreta a escrita.

Resultado- é feito a 3ª autoridade no reino;

d- 6. 1-28- Era um homem honesto e não fazia coisas erradas e as pessoas sabiam disso (4-5), resiste ao decreto errado.

Resultado- conserva a posição de autoridade (28).

*Como os outros vêem você? Íntegro ou um problema? Não tem idade para isso, se você é servo de Deus, cristão a integridade deve ser nosso distintivo, as pessoas devem nos ver assim. Olhe o que as Escrituras falam:


1-Bem-aventurados os que trilham com integridade o seu caminho, os que andam na lei do Senhor! (Sl.119:1);

2-Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; e escudo para os que caminham em integridade (Pv. 2:7);

3-Quem anda em integridade anda seguro; mas o que perverte os seus caminhos será conhecido. (Pv.10:9);

4-A integridade dos retos os guia; porém a perversidade dos desleais os destrói (Pv. 11:3);

5-Melhor é o pobre que anda na sua integridade, do que aquele que é perverso de lábios e tolo. (Pv.19:1).

6-O justo anda na sua integridade; bem-aventurados serão os seus filhos depois dele (Pv.20:7).


3- Daniel, íntegro diante de Deus (cap. 6)- Já foi visto que a relação com Deus era uma coisa muito importante para Daniel, foi por isso que ele evitou se contaminar (1.8), agora um decreto tenta afastá-lo de Deus sob pena de morte. O que você faria?

Daniel Ele orava três vezes ao dia na hora exata (10). E mesmo diante da ordem proibindo o que ele faz? Vai orar e foi pego orado (11). Foi por isso jogado na cova dos leões.

Resultado- Os leões não tocaram nele, um milagre aconteceu, seus inimigos foram destruídos e Deus foi glorificado em todo reino (25-27).

*Qual a prioridade as coisas de Deus têm na sua vida? Você roca a adoração e a oração porque qualquer coisa? Você fica no ambiente de culto por obrigação doido que acabe logo?

Nunca esqueça: “Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito; quem é injusto no pouco, também é injusto no muito. Se, pois, nas riquezas injustas não fostes fiéis, quem vos confiará as verdadeiras?” (Lc. 16:10-11)


Conclusão:

· A integridade deve permear nossa vida em todas as áreas: diante de nós, diante dos outros e diante de Deus. Isso vale para qualquer pessoa e para qualquer idade.

· A integridade tem poder, tem resultados, e estes resultados são bênçãos para a vida do íntegro. Em Daniel você quantos resultados, mas também viu que para ser íntegro tem que ser corajoso e decidido. Ser jovem é ótimo, mas não nos desculpa por sermos irresponsáveis (Sl. 119.9).

Nenhum comentário:

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.