Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

sábado, 16 de abril de 2011

O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO (V)


IV- ANÁLISE BIBLICO-TEOLÓGICA DO BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO.



A nomenclatura bíblica para este evento é variada. No NT encontramos: promessa do Pai e revestimento de poder (Lc. 24: 49); batismo (At. 1:5), enchimento (At. 2: 4); derramamento (At. 2: 33: 10: 44-45); cair do Espírito (At. 10: 44-45); o Espírito descer sobre (At. 8: 12-16). Em todos estes casos se fala do mesmo recebimento de poder do Espírito Santo e é sempre algo experiencial.



Quero agora colocar dois textos muito importantes lado a lado para fazermos uma comparação:



At. 1:5- Pois João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo.

At. 2: 1-4- Ao cumprir-se o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente veio do céu um som, como de um vento impetuoso, encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo, e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.



Esta comparação é muito importante, pois se você leu com atenção, entendeu que o próprio Jesus disse que o acontecimento de At. 2:1-4, seria para os seus discípulos um Batismo com o Espírito Santo, e veja que isso aconteceu depois que eles eram convertidos.


4.a- Que os apóstolos já eram convertidos antes do dia de Pentecoste em At.2 é uma realidade, veja Jo. 14: 17. Falando sobre sua morte e a vinda do Espírito, Jesus diz:


Ele, o Espírito da verdade, aquele que o mundo é incapaz de acolher, porque não o vê e não o conhece. Quanto a vós, vós o conheceis, pois ele permanece junto de vós e está em vós (TEB).[1]



Sobre este assunto Wayne Grudem escreve:



É verdade que os discípulos eram “nascidos de novo” bem antes de Pentecostes, e na verdade bem antes de Jesus soprar sobre eles e dizer que recebessem o Espírito Santo em João 20: 22, Jesus havia falado: “ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não trouxer” (Jo.6:64), e os discípulos com certeza tinham ido e seguido a Jesus (embora o entendimento deles tenha aumentado gradualmente com o passar do tempo). Com certeza, quando Pedro disse a Jesus “Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo” (Mt. 16:18), isso era evidência de alguma espécie de obra regeneradora do Espírito Santo em seu coração. Jesus lhe disse... “não foi carne e sangue que o revelaram, mas meu Pai, que está nos céus” (Mt. 16:17). E Jesus tinha dito ao Pai a respeito de seus discípulos: ... “porque eu lhes tenho transmitido as palavras que me deste, e eles as receberam, e creram que tu me enviaste [...] Protegi-os, e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura (Jo. 17: 8, 12). Os discípulos às vezes padeciam de “pequena fé” (Mt.8:26), mas pelo menos tinham fé! Certamente, foram regenerados bem antes do dia de Pentecostes. [2]


4.b- Assim, se o batismo com o Espírito Santo deve ser entendido sempre como a mesma coisa que a regeneração, os discípulos já eram batizados com o Espírito Santo, pois já eram convertidos. Agora, como foram novamente batizados em At.2? A resposta é que a expressão Batismo com o Espírito Santo tem mais de um sentido no novo Testamento. Quando se afirma que na regeneração o crente é batizado com o Espírito Santo, não está errado, mas a expressão batismo com o Espírito Santo também pode ser usada em outro sentido. É assim:



1- Pode ser usada para o momento da regeneração, quando pelo Espírito Santo, o salvo passa a fazer parte do Corpo de Cristo (1Co. 12:13). Este é o sentido primário da expressão, e todos os convertidos são batizados com o Espírito Santo nesse sentido.



2- Mas, também, esta expressão pode ser, e é usada para experiências de “enchimento” com o Espírito Santo, depois da regeneração. E foi isso o que aconteceu em Pentecoste.



4.c- A própria Bíblia mostra que a palavra “batizar” tem mais de uma aplicação (Lc. 12:50; At.1:5; 10:1-2; 12:13). Lloyd- Jones observa sobre o fato:



A palavra “batizar” é empregada de muitas maneiras diferentes nas Escrituras. De um modo ou de outro, esta palavra “batismo” parece ter um afeito hipnótico sobre nós e sobre as nossas mentes e o nosso pensamento. Vejam por exemplo, uma declaração feita pelo nosso bendito Senhor: Importa porém, que (eu) seja batizado com um certo batismo; e como me angustio até que venha a cumprir-se! (Lucas 12:50). É óbvio que o nosso Senhor não estava se referindo a água do batismo; isso já lhe havia sucedido. Ele não estava dizendo que ia ser rebatizado nesse sentido. Ele estava se referindo a sua provação e a sua morte que se avizinhavam... Há muitos usos especiais e diferentes com esta palavra “batismo”, e a declaração de 1 Corintios 12:13 é apenas um deles.[3]


4.d- É isso. Aqui nos textos que analisamos (At. 1:5; 2:1-4), a palavra “batizar” está sendo usada com o significado de “enchimento/capacitação” do Espírito Santo. O próprio Jesus já havia prometido isso (Lc. 24: 45-49).



Observe as palavras do erudito em língua grega H. E. Dana:



Não há razão exegética segura para se não considerar os termos batizados e cheios como se referindo essencialmente a mesma experiência... Os métodos de interpretação mais simples e naturais dão-nos “Batizados com o Espírito” e “cheios do Espírito” como frases variantes usadas por pessoas diferentes, encarando a mesma experiência de diferentes ângulos.[4]


E o que quer dizer frase variantes usadas por pessoas diferentes”? Hoke Smith Explica:



Parece que Lucas (o escritor do livro de Atos), que usa a expressão “cheios do Espírito” dez vezes, tem preferência pela figura de enchimento e a única vez que ele menciona o batismo é quando está citando outro. Creio que basicamente se refere a mesma experiência onde alguém é dominado pelo Espírito Santo.[5]


Portanto, quando Lucas cita as palavras de João Batista ele escreve Batismo com o Espírito, mas quando ele mesmo vai falar desta experiência, usa a expressão: cheios do Espírito Santo. Assim as expressões batizados com o Espírito e cheios do Espírito são usadas como sinônimas por Lucas.




[1] Tradução Ecumênica da Bíblia (São Paulo: Loyola, 1995), p. 1327. Aqui existe uma variante tipo {C} entre εσται (estará) e εστιν (está), prefiro a o presente como várias traduções o fazem.

[2] Teologia Sistemática, pp. 639-640. Ver também SHEED, Russel. Adoração Bíblica (são Paulo: Vida Nova, 1991),p 37. LLOYD-JONES, D. Martyn. O Supremo Propósito de Deus, p. 241.

[3] O Supremo Propósito de Deus, pp. 256-257.

[4] O Espírito Santo no livro de Atos (Rio de Janeiro: Casa Publicadora Batista, 1956), pp. 48-49.

[5] Teologia Bíblica Del Espírito Santo (Casa Bautista de Publicaciones, 1976), p. 52. Ainda LLOYD-JONES, D. Martyn. O Supremo Propósito de Deus, p. 253.



Um comentário:

Anselmo Melo disse...

Querido pastor Joelson.Fui censurado no facebook e estão tentando infectar minha máquina e meu blog de diversas maneira.Eu já previa isso, sei que dei "minha cara" para bater. Ficarei grato se o irmão puder dar um alerta aqui em seu conceituado blog.caso queira algum outro esclarecimento me contate via e-mail
pranselmomelo@gmail.com
Paz!

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.