Líderes mundiais e organizações pró-direitos humanos reforçaram nesta sexta-feira (8) os pedidos para que o governo da China liberte o ativista Liu Xiaobo, depois de ele ter sido agraciado com o Prêmio Nobel da Paz de 2010.
Professor e defensor da democracia na China, Xiaobo está preso desde dezembro de 2008. Ele foi condenado a 11 anos de prisão por ter publicado um manifesto em defesa da liberdade de expressão e de eleições multipartidárias no país. Ele vai receber um prêmio de U$ 1,5 milhão (cerca de R$ 2,7 milhões).
Xiaobo é o mais famoso dissidente político chinês. Ele foi considerado um problema pelo governo do país desde 1989, quando se juntou aos protestos estudantis na Praça da Paz Celestial.
O presidente dos EUA, Barack Obama, que recebeu o prêmio em 2009, pediu à China que liberte Xiaobo. O Dalai Lama, líder espiritual do Tibete, também.
OBS:
Pessoas como Xiaobo, que literalmente dão a vida por uma causa humanitária estão
2 comentários:
Discordo de leve do seu comentario, pois a prisao e para malfeitores e por vezes injusticados. Cristaos deveriam clamar contra qq tipo de desigualdade nas mais diversas areas. Alguns merecem mais repercucao que outros, como e o caso. Posso lhe informar que ha milhares de anonimos e pleiteadores de causas justas na Cortina de Bambu (China) que nao recebem nobeis ou holofotes internacionais...
abracos fraternais
Realmente! estamos vivendo um período de marasmo espiritual e um descaso com as almas que clamam. A observação que o sr. fez realmente nos faz refletir. As pessoas estão conformada... Romanos 12:2 "e não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito..."
Postar um comentário