Mt. 9:9-13; Lc. 5:27-32.
Pela forma como nós olhamos as coisas e pessoas é que nós fazemos nosso juízo. Não é errado julgar: “Não julgueis segundo a aparência, mas julgueis segundo a reta justiça” (Jo. 7: 24). Se eu olho com os olhos de julgamento eu julgo o próximo à priori, e provavelmente condenando-o, porque todo julgamento a priori tem muita possibilidade de ser feito errado. Jesus não julgava só de ouvir falar, nem dava sentença pela aparência (Is. 11:1-2). Mas, se eu olho com olhos de misericórdia, procuro um jeito de mudar a situação. Nas passagens em epígrafe temos o olhar de Jesus, e qual era a conseqüência do Seu olhar.
I- O JESUS QUE VÊ (9a)
a) Jesus passa e vê Mateus na coletoria, um Publicano. Os Publicanos eram considerados inimigos número um pelos judeus, por que roubavam cobravam imposto a mais, e mandavam o dinheiro para Roma, que era quem dominava o mundo na época.
b) A palavra publicano era um palavrão
c) Mas, olhar de Jesus transforma todos
II- COMO CRISTO VÊ (9b)
a) Jesus não um “publicano pecador”,Ele viu Mateus. Como olha e vê apenas você, o seu nome, não as cargas que colocaram em cima de você, ou que quem sabe, você mesmo se colocou. Não importava o que os outros achavam, ali estava um homem que precisava nascer de novo.
b) Jesus o transforma em seu seguidor. Antes um publicano pecador, depois um discípulo. O olhar de Jesus transforma pecadores em discípulos.
III- O OLHAR DOS HIPÓCRITAS.
a) Os “religiosos” condenaram Jesus porque deu atenção ao publicano pecador (11). O “religioso” egocêntrico só pensa em si, não pensa no próximo.
b) Jesus condena a religião dos que achavam que estavam certos, e transforma a vida daquele que todos achavam que estava errado (12-13).
c) O que vale para Cristo não é um freqüentador de igreja, mas com um coração frio, mas sim, um pecador com o coração disposto.
d) Os homens da religião da época não aceitaram Jesus, achavam que era santos demais, não precisavam. O publicano pecador imediatamente deixou sua banca, seu emprego, seu ganha pão, sua vida, para seguir Jesus. Ele sabia que precisava. É a estes que Deus escuta. Não importava o quanto tinha roubado, errado, agora era um discípulo. Podia ir, lavado no sangue de Cristo. Ah, você também pode ir...
CONCLUSÃO:
Como você tem olhado? O Seus olhar condena ou restaura o próximo? Nunca esqueça, só seremos cristãos quando olharmos como Jesus. Assim, olhe, mas olhe com olhar de inauguração. Pois assim você sempre restaurará, sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário