Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

SANTIDADE


"Farás também uma lâmina de ouro puro e nela gravarás à maneira de gravuras de sinetes: Santidade ao SENHOR... E estará sobre a testa de Arão" (Êx. 28: 36, 38ª).




A palavra “santo” significa literalmente: “separado” ou “colocado a parte”. Somente Deus é santo integralmente, essencialmente. Puro ao ponto de não poder contemplar o mal (Hc. 1:13). Ele é todo-luz e perfeição (1Jo. 1: 5-7). Ouvimos sempre dizer que os que servem a Deus devem ser santos, mas isto é realmente uma exigência? Existem motivos pelos quais os cristãos devem ser santos? Existem sim, e quero mostrar alguns para você:


a) Santidade, uma exigência do Senhor (Lv. 11:44-45). A pureza essencial de Deus o leva a exigir santidade do seu povo, para que então posso ter comunhão com eles. Deus não tem intimidade com quem não procura a santidade e vive na prática do mal (Mt. 7: 21-23). Quem o segue têm que procurar imitá-lo (Ef. 5:1). A busca pela perfeição é uma meta imposta pelo próprio Cristo (Mt. 5: 48). As leis do Senhor na Nova aliança são escritas nos corações dos salvos para que eles possam ter essa santidade requerida por Deus (2Co. 3:3), e que é uma característica do que nasceu de novo e se chama filho de Deus (1Pd. 1: 14-16).


b) Santidade, um chamado (Rm. 1:7; 1Co. 1:1-2). Nas Escrituras os salvos são designados de “chamados”. Dentre outras coisas, um dos objetivos desse chamado do Senhor é para a santidade. Ela é uma das metas para a qual Deus vocaciona seus filhos. É um lugar onde temos que chega, um ponto a atingir. Ponto este estabelecido pelo próprio Deus, aquele que chama e estabelece a meta.


c) Santidade, condição imprescindível (Hb. 2: 14). Ao lermos este texto de Hebreus entendemos porque Deus insiste na santidade dos seus. Sem santidade estamos separados dEle para sempre. Só pode permanecer na presença do Senhor, que é santo por excelência, aquele que busca separar-se do mal e viver uma vida de comportamento ilibado. A ética e a moral devem ser perseguidas pelo fiel a todo custo (Sl. 24: 3-6).



É por coisas assim que precisamos fazer uma reflexão sobre nossa conduta como cristãos. Com o a igreja brasileira tem encarado este tema da santidade. Será que ser santo é apenas não usar isso ou aquilo, não fazer isso ou aquilo, e viver uma vida de falatório do próximo, sonegação de impostos, compra e venda de cd e dvds piradas? É isso o que um cristão deve fazer? Se não porque nas igrejas isso vive acontecendo e ninguém disciplina ninguém? Será que em nome de uma pretensa maturidade espiritual vale tudo? Crente tomando bicada por barzinhos, irmãzinhas indo para a igreja vestidas como quem vai para o fuá?



Devemos fazer algumas perguntas para nossa alma: estamos vivendo em santidade? Com quem andamos; o que escutamos; o que assistimos; o que conversamos; o que fazemos; o que pensamos? Deus tem encontrado em nós santidade em tido isso? Somos exemplo?



Querido, preserve seu coração puro, sua vida pura, sua comunhão com Deus depende disso (Pv. 4:23). Faremos bem se atentarmos para as palavras de Paulo: “Portanto, quer comais , quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” (1Co. 10:31).



Que este seja nosso modo de vida.

4 comentários:

Anônimo disse...

Joelson meu irmão paz seja contigo!
Meu irmão parabéns pela bela maestria de seu texto!
Realmente "Santidade" é "priori" na vida do Cristão, seu texto me fez refletir sobre a conquista de Jerico.
Quando Deus os ordenou que se santifica-se para que a grande obra fosse executada com êxito sem falhas, bem de aocrdo com os feitos de nosso bom Deus.
Meu irmão venho lhe agradecer sua enriquecedora colaboração em ter atendido o nosso simplório convite de tão boa fé da parte do irmão.
Fico feliz de ter tido a honra de receber seu precioso comentário como fruto positivo, pois o irmão não hesitou em dizer verdades, e nem em colocar o um testemunho sobre em que o irmão confessa que publicar postagens nocivas de nada adianta.
Bom eu também não vejo nehum mal em usarmos este meio de comunicação para edificação em formularmos postagens de exortação acunhada na palavra, para o bem maior dos ouvintes leitores, sem te que recorrer de uso malicioso nos contextos.
Meu irmão sobre a lista de blog que eu tenho é quase por certo que a mesma que o irmão tem, pois realmente deixo alguns em destaque com maior visibilidade, justamente para que o leitor conheça os dois lado da moeda, o bem e o mal, etire por si suas próprias conclusões, e vice e versa também sobre os editores de blog que constam em minha lista, assim como irmão teve a graça de Deus em ter descoberto a tempo que publicar artigos contudentes não é o mais viavel, e mudou de posição acredito que o mesmo possa acontecer com alguns de minha lista de blog, porque poderoso é nosso Jesus para transformar a água para o vinho, converter o que é impossivel aos olhos humano.
Irmão Joelson graça e paz e parabéns pelo seu trabalho, que Deus continue usando e abençoando a vida do irmão e seu ministério assim também como os seus querido.

Regina Farias disse...

O pior engano é associar santidade com performance, como se Jesus se interessasse por meras exterioridades...

Uma vida "santa" está muito mais focada no "faça" do que no "não faça".

R.

Antonio Peres disse...

Paz Joelson.
Deus espera que tenhamos atitudes que o honrem sempre.
Cada um de nós sabe das dificuldades que temos em sermos santos em toda a nossa maneira de viver em todo o tempo.
Aquele que tem a mente de Cristo sempre se esforçará para agradar ao Senhor em tudo o que fizer.
A palavra diz que se alguém disser que não tem pecado está se enganando.
Parafraseando o Senhor Jesus, Ele diria para todos nós: Eu não condeno vocês, podem ir, e não pequem mais!
Então podemos entender que o Senhor
deseja que sejamos santos e irrepreensíveis no meio dessa geração maligna.
Firmeza Joelson.

Carlos Roberto, Pr. disse...

Caro Joelson,
A Paz do Senhor!

Parabéns pelo seu excelente blog, bem como agradeço pela visita e comentário no POINT RHEMA.
Já estou te seguindo e acabo de postar seu link no rol de blogs que acompanho.

Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.