Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

O QUE A BÍBLIA FALA SOBRE USOS E COSTUMES (parte I).

Por. Joelson Gomes

Introdução:

Muitas igrejas têm feitos todo tipo de proibições para com as mulheres nas questões de maquiagem e adornos. Com o argumento de que as irmãs devem ser simples como as pombas (Mt. 10:16), estas denominações proíbem e disciplinam qualquer vestígio de enfeites feitos pelas mulheres.

É comum escutarmos alguns irmãos falarem “minha igreja tem doutrina, lá mulher não usa maquiagem, brincos, pulseiras, etc.”. E falam isso com orgulho de pertencer a uma igreja que tem “doutrina”. O que há nessas afirmações é uma confusão entre as palavras “doutrina” e “costume”.

As vezes pessoas são disciplinadas em certas igrejas por usar ou praticar coisas que aquela igreja julga que é proibido nas Escrituras, quando na verdade é apenas um costume local.

Mas, você pode perguntar: existem passagens que mostram como os homens e mulheres da Bíblia se vestiam e o que usavam? Será que é correto hoje usar tudo o que eles usavam? A Bíblia aponta um padrão para a vestimenta e adornos cristãos? Podem os irmãos e as irmãs se adornarem ou é isso pecado? E aqueles versículos que estas pessoas citam para proibir o uso de enfeites o que querem dizer? Neste capitulo vamos estudar sobre este assunto com detalhes.

I- COSTUME E DOUTRINA.

1.a- Já foi dito aqui que muita gente faz confusão entre “costume” e “doutrina”, a primeira coisa que devemos fazer é definir estes termos, pois existe diferença.

· Costumes estão ligados a usos, a uma prática habitual particular, se baseiam na cultura e na moda vigente naquele tempo e lugar.

· Doutrina. No Novo Testamento, a palavra mais usada para doutrina é didachê e significa: ensino, instrução, tratado. Para uma idéia ser doutrina cristã, é preciso que ela esteja exposta por todo o texto sagrado, e seja válida para todos os cristãos, ou seja, não é apenas algo local ou circunstancial, mas universal.

Observe a diferenças entre doutrina e costume.

  • Quanto à origem: A doutrina é divina. O costume em si é humano.
  • Quanto ao alcance: A doutrina é geral. O costume em si é local.
  • Quanto ao tempo: A doutrina é imutável. O costume em si é temporário

1.b- A doutrina bíblica gera bons costumes, mas bons costumes não geram doutrina bíblica. Igrejas há que têm um somatório imenso de bons costumes, mas quase nada de doutrina. Isso é muito perigoso! Seus membros naufragam com facilidade por não terem a base espiritual da Palavra de Deus, se confiam nas próprias obras e acham que estão mais perto de Deus por não fazer ou não usar isso ou aquilo.


II- O QUE É VAIDADE.

2.a- Temos que definir também esta palavra e observar como ela aparece nas Escrituras Sagradas. É importante a gente se dar conta de que o termo ‘vaidade’, em português, não significa uma preocupação com a estética, como as pessoas pensam e usam a palavra dizendo: “ah, ela é cheia de vaidades!” O termo ‘vaidade’ em português provém do latim vanitas, o sentido básico desta palavra é: ‘em vão’.


1- Vaidade no Antigo Testamento.

a) No AT temos algumas palavras sendo usadas para vaidade. A expressão hebel (vaidade) usada no livro do Eclesiastes 1:2; 2: 11, indica: brevidade e ausência de substância, vazio (Jó 7: 16); coisa vã, que não produz efeito (Jó 9:29); engano (Jr. 16: 19; Zc. 10:2). [1] A The International Standard Bible Encyclopedia nos ajuda aqui com esta palavra e diz que as palavras "vão", "vaidade", "vaidades" são freqüentes na Bíblia. A idéia destas palavras é quase que exclusivamente de algo "vazio” e também “falsidade”.

1- A palavra mais traduzida por "vaidades", ou "vaidade" no AT é hebel, que significa um "sopro de ar, ou da boca", muitas vezes é aplicada à idolatria (Dt. 32: 21; 1 Rs. 16:13; Sl 31:6; Jr. 8: 19); aos dias do homem e ao próprio homem (Jó 7:16; Sl. 39: 5,11), e também aos pensamentos do homem (Sl. 94: 11); e a riqueza e tesouros (Pv. 13:11). No livro do Eclesiastes, onde a palavra ocorre muitas vezes, é aplicada a tudo: "Vaidade das vaidades, tudo é vaidade" (Ec. 1:2; 12:8).

2- Awen, que significa também "sopro", é também traduzida por "vaidade", mas em conexão com "iniqüidade" (Is. 58:9);

3- Shaw é outra palavra freqüente, é traduzida por vaidade e tem também a idéia de “falsidade, maldade” (Êx.20:7, Dt. 5:11; Sl. 31:6).[2]


2- Vaidade no Novo Testamento.

a) A palavra “vaidade” não ocorre freqüentemente no NT, mas em At. 14:15 temos a palavra grega mataios,[3] "vazio", traduzida como "vaidades" (de ídolos); encontra-se também mataiotês, como “transitoriedade” (Rm. 8:20): “A criação ficou sujeita à vaidade (fragilidade, transitoriedade). É traduzida também como “vazio”, “loucura” (Ef. 4:17; 2 Pd. 2:18).[4] Observe que nenhuma vez estas palavras estão sendo aplicadas a questões de se maquiar ou usar certos adereços como brincos, pulseiras, etc.

III- O QUE OS HOMENS E AS MULHERES DA BIBLIA USAVAM?

Os homens e as mulheres da Bíblia se enfeitavam e não era pouco. Eles usavam muitos adornos em várias partes do corpo. A seguir listamos alguns:

3.a- Os homens usavam:

· Anéis e colares (Gn. 41: 42; Ex. 35: 22; Et. 8: 2; Dn. 5: 29; Lc. 15: 22);

· Brincos (Ex. 32:2-3);

· Braceletes (Ex. 35: 22; 2Sm. 1:10);

3.b-As mulheres usavam:

  • Pendente, pulseira (Gn. 24: 22, 47);
  • Braceletes, colares (Ez. 16: 11);
  • Brincos, coroa na cabeça (Ez. 16:12);
  • Anéis no tornozelo (Is. 3 18);
  • Cadeias para os passos (Is. 3: 20).

3.c- Observe com atenção que as mulheres e os homens da Bíblia usavam muitos enfeites, não havia a concepção de pecado para tal prática. Todos podiam usar os seus adornos, se vestir bem e se enfeitar para o dia a dia. Nas Escrituras isto nunca foi proibido. A relação de Deus e do povo de Deus com as jóias na Bíblia é muito interessante, preste atenção nessas passagens a seguir:

· Êx. 3: 21-22- Deus diz que quando os israelitas saíssem da escravidão no Egito pedissem aos egípcios jóias e roupas para seus filhos usarem. Isso não aconteceria se os israelitas não usassem jóias e se Deus fosse contra as mesmas.

· Êx. 35 4-5, 20-22, 30- 36:3- Veja que os objetos do Santuário que Deus mandou Moisés construir para ser sua casa de adoração, foram feitos cm as jóias do povo. Se jóias fossem algo pecaminoso Deus as usaria na Sua casa?

· Nm. 31: 50- aqui encontramos as jóias do povo sendo usadas como oferta expiatória para Deus. Deus aceitaria como oferta algo pecaminoso?

· Jó 42: 11- Como presente dos seus amigos após sua restauração Jó o homem justo e temente a Deus (Jó 1:1), recebe um monte de anéis. Para que isso se ele não usasse?

· Pv. 1:8-9- O escritor de provérbios compara o ensino dos PIS que é uma coisa muito boa, com diademas e colares, ou seja, compara com adornos, enfeites. Isto mostra que para ele os enfeites eram coisas importantes e boas. E não podemos esquecer que ele escrevia inspirado pelo Espírito Santo.

· Pv. 25:12- Uma pessoa sábia é comparada com jóias e brincos de ouro.

· Is. 61:10- Jerusalém é representada como se fosse uma mulher,que está recebendo as bênçãos de Deus (3), e estas bênçãos são comparadas com enfeites, com as jóias de uma noiva.

· Ez. 16: 1-14- Este texto é maravilhoso e esclarecedor. Deus compara Jerusalém com uma mulher, e como se Ele fosse um esposo que está feliz com sua mulher, lhe dá todo tipo de jóias, e ainda diz que ela enfeitada está com a gloria dele refletida (14).

· Ap. 21: 1-2- a Nova Jerusalém, que é um símbolo da Igreja glorificada, é comparada a uma noiva quando se enfeitava para o casamento.

3.d- Será que se as jóias fossem algo que Deus abomina e que os cristãos não deveriam usar o Senhor faria as comparações que acabamos de ler em sua Palavra, e daria e receberia as mesmas de seu povo? É óbvio que não. Todas estas passagens mostram que nas Escrituras nada existe de proibições com respeito as jóias, e que o povo da Bíblia as usava normalmente.

(continua)


[1] EATON, Michael A. e CARR, G. Lloyd. Eclesiates e Cantares (São Paulo: Vida Nova, 1989), pp. 62-63.

[3] Esta palavra enfatiza algo vão, vazio. Falta de objetivos, o caminho que não leva para lugar nenhum. ROGERS, Cleon e RIENECKER, Fritz. Chave Lingüística do Novo Testamento Grego (São Paulo: Vida Nova, 2006), p. 218.

63 comentários:

Ricardo Mamedes disse...

Caro Joelson,

Que grande coincidência! Não é que há alguns dias o Pr. Ciro Zibordi postou um artigo sobre o assunto defendendo alguns legalismos exagerados sobre usos e costumes, tornando pecado (disfarçadamente) futebol, televisão etc...

Postei um comentário educado, ético, mas refutando o seu argumento e afirmando que a sua visão talvez estivesse sendo influenciada pela "visão denominacional". E acrescentei que a salvação pela fé, mediante a graça (efésios 2:8-9) prescindia desses legalismos. Finalizei considerando um certo farisaísmo nisso tudo.

O Insigne pastor se negou a publicar o meu comentário. Cobrei três vezes a publicação, mas o letrado escritor continuou negando. Lhe enviei um email, e ainda assim o ácido crítico dos defeitos alheios se manteve firme na decisão de me censurar.

Logo, concluí que CIRO ZIBORDI é célere em criticar seus desafetos (quase sempre com razão), mas não aceita críticas, ou comentários bem estruturados que refutem os seus argumentos. Ou seja, tem uma visão oblíqua do que são direitos. É uma pena, eu até admirava o sujeito, independentemente de ser pentecostal.

Mas, afinal, é isso, penso que a graça, como dom gratuito de Deus para a salvação está muito além de usos e costumes, embora devendo os cristãos se vestirem decente e respeitosamente.

NEle.

Ricardo

JOELSON GOMES disse...

Ricardo graça e paz em Cristo. O tal Ciro cultuado por muitos blogueiros realmente não debate idéias. Um dia ousou postar artigo criticando a doutrina biblica da predestinação e a Calvino. Lhe escrevi como vc, respeitosamente, mas o insigne escritor (nunca li seus livros e um que folheei era horrivel), epenas me criticou e ponto. Isso é bem a moda da Ass. de Deus.

Ricardo Mamedes disse...

É isso mesmo meu irmão! Eu vi a refutação dele sobre a predestinação - se é que aquilo pode ser chamado de refutação.

O sujeito é arrogante, embora de pouca cultura. Espero em Cristo que ele reflita sobre as suas atitudes. Enquanto isso, eu prefiro a graça e afasto os legalismos, pois se "a salvação fosse pelo cumprimento da lei (usos e costumes, etc) a graça já não seria graça".

Em Cristo, o único caminho.

Ricardo

Anselmo Melo disse...

Pr Joelson.
Estou no meio de um embate sobre o tema de seu post.Ele sintetiza de forma clara meu pensamento sobre as questões aqui levantada.
Gostaria de republicar em meu blog(com o crédito devido ao irmão.)
Um grande abraço.
Paz!

Anônimo disse...

Paz amado irmão!

Muito interessante sua defesa bíblica referente ao assunto proposto, sou de opinião semelhante haja vista que sintetizadamente ao tratarmos de usos e costumes, minimizando a salvação ou condicionando-a a meros usos de estereótipos, estaríamos por certo desprezando o suplício de cristo no calvário.
Seus argumentos foram bem colocados e com ótima base bíblica, nem convém comentá-los, foram precisos. Parabéns!

Anônimo disse...

Eu tenho dreadlocks, e sou da assembleia de Deus, gostaria de saber se a biblia fala algo á respeito desse estilo d cabelo ..

Unknown disse...

è curioso, q se vestir como servas, e seguir conselhos de servos de Deus é legalismo, mas na hora de recolher o dízimo, não, né. espertinhos esses neo pestecostais.......

Unknown disse...

Paz e graça meus irmaos, me tirem a duvida, eu li mas fiquei perdido... quer dizer que e pecado o uso de brincos, pulceiras e maquiajens nas mulheres?
Att
Fernando
fernandorodrigues.isa@gmail.com

RAMIRO NETO disse...

porque as referencias do irmãos sobre o assunto todas fora feitas no antigo testamento e a maioria delas foram de ocasiões de rebeldia do povo contra Deus.
A biblia não diz que somos cidadãos do céu e que e que devemos andar como tais? a separação do crente não é em todas as areas da vida?
Até no AT exitem passagens biblicas que Deus fala contra o assunto.ex: isais 3.16-26 e geneses 35.1-7. se esses costumes não tivessem um ponto negativo na vida do povo por que Deus promete extinguilos da vida do povo?g

Vanderley Rodrigues disse...

Que a paz do Senhor esteja em sua vida varão.
Respeito sua opinião e de certa forma está até bem fundamentada, mas como você mesmo disse: O uso de joias é uma questão de costume e não de doutrina, isso é verdade. No entanto, esse costume devem ficar mesmo para o mundo. É preciso haver transformação de vida para ser salvo. Imagina só se as pessoas indo para o culto com todo tipo de joias para chamar atenção. Desculpa, mas essa é a minha opinião.

Anônimo disse...

A paz do Senhor para todos!
Sou novo convertido e congrego na Assembleia de Deus. Me questionaram a respeito de que só os evangélicos serão salvos? Por casa da doutrina ou posso falar costumes que eram mais rigorosos do que as outras denominação.
Eu com meu pouco conhecimento disse que não,porque a palavra de Deus diz: Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Pois o nosso guia é a palavra de Deus, ou seja, a Bíblia. Vim buscar conhecimento Bíblico a respeito e li todas a sitações bíblicas, incluse, a relação com o contexto onde estava empregada a sitação. Ainda assim não mostra tão claro a ideia de Deus sobre o assunto, já nas sitações que o irmão Ramiro (não sei se é o nome dele) postou é mais clara em relação a este assunto. Bom, é uma conclusão minha por tudo que li neste blog.
Fiquem na Paz de Deus!

Unknown disse...

A bíblia diz que somos salvos pela graça(favor não merecido) Efésios 2:8 e diz mais, "não vem das obras para que ninguém se glorie" mas quando o homem impõe tantas regras fica parecendo que Jesus não tem poder suficiente e precisa de um empurrãozinho do homem. Eu creio num Deus soberano, irresistível e que faz tudo como deseja.

Anônimo disse...

Creio que nós devemos estar todos os dias em comunhão com o Senhor ,porque quando isso acontece temos bom senso de como nos comportar e nos vestir. E se aparecer alguma dúvida sobre cortes de cabelo , roupa ,etc... Devemos parar para refletir com que propósito estamos usando ou fazendo aquilo.

Unknown disse...

Isto eles não falam,eles são muuuuuito esperto!

Unknown disse...

a paz do senhor. Vc deveria ler mais o textos completos e não apenas um versículo para favorecer sua opinião. por exemplo em ISAÍAS 3;v16 ao 25, cuja o título é "Deus repreende as mulheres de Jerusalém, o escritor espirado por Deus diz plenamente contra as vaidades das mulheres,(13;v16 O SENHOR DEUS DISSE:"Vejam como as mulheres de jerusalém são vaidosas) e logo apos ele diz no V 17 por isso eu o senhor vou castigá-las: então DEUs fala em seguida naquele dia,o senhor tirará das mulheres de jerusalém todos os seus "enfeites" os que usam nos tornozelos e na cabeça, os colares os brincos a as pulseiras...
v 21 os anéis e as argolas de usar no nariz;
v23 as saias transparentes. então meu irmão apenas nesses versículos já da pra entente que Deus na o se agrada dessa parafernalhas. oq me chama a atenção é p titulo do capítulo 3 do mesmo texto a qual falei a cima que diz assim :desordem completa em jerusalém, se DEus ver o uso de pendentes como desordem em jerusalém então creio eu que sim é ´pecado né meu amado irmão ou irmão que ler esse comentário. devemos para de usar a bíblia para justificar os nosso erros amém fica na paz de cristo.

Unknown disse...

Eu queria saber como podemos mostrar que somos a luz do mondo se não for pelos usos e costumes que temos!!

Ministério Expressão de Adoradores disse...

Lucas Alves, pelas atitudes. A Biblia fala que pelos frutos conheceriamos a arvore.O que você faz e pratica é o que revela se você é luz pro mundo, ou não.

Unknown disse...

Olá meu nome é Fabiana me converte vai fazer um ano, , mais quando aceitei a JESUS pastor nenhum me obrigou usar qualquer costumes. Por que o homem pode até enganar, ou você mesmo se enganar mais de uma coisa tenho convicção. O ESPÍRITO SANTO NÃO ENGANA.Tive vergonha de usar qualquer tipo de adorno de quando usava quando não era evangélica. E agora como explicar isso? Porque uma coisa é você falar e outra é você sentir. FIQUE NA PAZ.

presbiteroismaelclarindo disse...


A paz ,povo de Deus porquer estamos debatendo sobre usos e costumes o povo faz o que quer dai Deus disse se pois o filho vos liberta verdadeiramente seris livres e agora?por exemplo?se uma pessoa tem o costume de tomar uma pinga todos os dia antes do almoço e dai como voce fala pra ele o que?.outra usa roupas bem decotadas ou curtas?vai falar o quer?outra uma pessoa tem o habito de fura todas as sus oure lhas e dai?

Anônimo disse...

E tanta gente dizendo e jugando.amados Deus vai pedir conta de cada um..que cada um faça o seu ao invés de criticar e usar palavras q muitas vezes magoá. .vai orar..se pode ou não e ele e Deus...obedece a doutrina da tua igreja q você escolheu e novo..Não ta satisfeito vai pra outra só não deixa teu alvo que é jesus. ..

Giselly Miguel disse...

Creio em um Deus de grandes mudanças. O Pecador que aceita o sacrifício de Jesus na cruz e o recebe como seu salvador passa por uma transformação. Seu caráter muda. O que roubava, não rouba mais, o que mentia não mente mais. Dito isso preciso dizer que a mudança que Cristo quer ver em nós não se limita apenas ao fato de você usar um brinco, uma pulseira,maquiagem... não posso crer que é só isso.
A mudança que ele quer ver em nós é muito maior que isso. Ele se alegra em ver um pecador arrependido. Para a mulher que se adornava com o intuito de seduzir e provocar, ele se alegra em ver que, após o receber como seu salvador, ela passa a se adornar com decência. Eu penso que Deus trata na vida de cada um de uma maneira diferente. Talvez, para que a sua vida espiritual alcance a plenitude, você precisará abrir mão de coisas que eu não vou precisar. Afinal, sejamos honestos, cada um de nós sabemos o que nos afasta de Deus.
Cabe a nós, seus filhos, respeitarmos as diferenças. Conheço mulheres abençoadíssimas que usam seus brincos, cortam seus cabelos, são super "Fashions" sem perder o mais importante: a unção, o amor pela palavra de Deus. Também conheço mulheres com um comportamento mais tradicional, que são extremamente abençoadas. O que não podemos, nunca, é julgar as pessoas pelo seu esteriótipo, pois se Jesus, quando caminhou nessa terra, não se preocupou com isso, não cabe a nós o fazer. No demais, que o Senhor esclareça nosso entendimento a fim de nos fazer entender qual é a sua boa, perfeita e agradável vontade.
No Senhor,
Giselly Monteiro

Rodrigues disse...

Pessoal dediquem um tempo para cristo e pede discernimento que ele vai te direcionar, porque cada pastor ou padre vai interpretar a mesma frase de forma diferente. As pessoas normalmente só se entregam a vontade de cristo quando se encontram em uma situação em que não ha mais nada a fazer infelizmente! Quando nos encontramos em uma situação sem solução é Jesus dizendo que ele é o criador: e se crermos e quisermos segui-lo ele nos aliviara

Rodrigues disse...

Existe muitas religiões porque cada um lendo uma mesma frase interpreta de forma diferente um do outro. Se desejarmos de coração ser um seguidor de Jesus devemos dedicar um tempo para Cristo e pedir discernimento e em seguida examinar as escrituras que Deus vai te dar esclarecimento! Não devemos simplesmente entrar em uma igreja e que o padre ou o pastor disser que é essa a vontade de Deus nós acreditarmos, e ao ter o esclarecimento devemos respeitar a opinião dos outros desde que ela busque a verdade na bíblia e não nos homens.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o irmão.

Unknown disse...

Verdade quero ver ele provar pelo novo testamento só mostrou argumento no velho testamento em momentos de rebeldia do povo cadê que mostra as cartas que Paulo escreveu sobre os usos e costumes dos cristãos da nova aliança.

Anônimo disse...

Olá com certeza o uso e costume do servo se Deus tem que se descente isso vale para qualquer denominação,mas ale lembrar que a. Vida cristã não se resume somente em roupas má o seu modo de viver com o próximo, o que adianta usar roupas lá no pé e não da bom testemunho como vive julgando, fofocando e não tem amor com seu semelhante. É hora do povo de Deus se unirem para levar palavra de Deus para aqueles que ainda não conhecem e não ficarem se alfinetando uns com outros. Pois cada um vai da conta de sua alma naquele grande dia.

Anônimo disse...

Falou bem. Sabias palavras.

Unknown disse...

Isso
Quem tem que chamar atenção é cristo...

edimilson disse...

e como fica o corpo que é templo do espirito santo,
se tessalonicense diz que deus quer corpo alma e espirito
o crente nao é o sal da terra e a luz do mundo?
2 corintios 5;17 as coisas velhas ja passaram e eis que tudo se fes novo!
vao cria vergonha e vao se converter,lobo mercenario estao interessado em dizimo
galatas diz,pra cruxificar a carne, querem, jesus, e o mundo tambem, amados é porta estreita, e o caminho tambem. que deus abençoe pr edimilson, com certeza nao sera publicado.

JOELSON GOMES disse...

Edmilson, com religiosos xiitas como vocÊ não tem diálogo. Quando vc aprender o que é o Evangelho e aprender a interpretar a Biblia (confunde carne em Paulo com carne do corpo) vc volta. Lembre-se, vc precisa do evangelho de Cristo, sua religiao que nao é o evangelho não te salvará. Volte sempre.

Mailto disse...

Vamos ter o cuidado com certas interpretaçoes da biblia pois depois que entrou a teologia da prosperidade e da libertinagem muitos vem se corrompendo pela sua visão e conseitos humanos o povo de Deus tem que ser diferente sim e não ser igual ao mundo,as mulheres do mundo e os homens pode usar os seus enfeites correntes,brincos,batons etc....mas homens e mulheres de Deus não, todos aqueles que são liberais não sentem a presença de Deus igual aqueles que são conservadores dos usos e costumes.Porque é necessario ter comunhão com Deus ou vcs não sabe o que é ter comunhão os que são liberais não nasceram denovo e preciso nascer denovo para entrar no reino de Deus,Jesus esta voltando cuida-se para não ficar.

Anônimo disse...

cada um dará conta de si ,se usa ou nãoe problema da pessoa.eu acho q essa pessoas q critica e porque está louca pra usar...

Anônimo disse...

O Pr ñ tem base Bíblica sobre o assunto,o Rabi nos diz vós sois o sal da terra e a luz do mundo,O apostolo Paulo nos ensina que as mulheres se ataviem modestamente,em traje honesto,com pudor e modéstia,não com tranças,ou com ouro,ou pérolas,ou vestidos preciosos.

Unknown disse...

A paz! O Cristão q recusa de usos e costumes para mostrar que é a luz do mundo está muito mal. Atitudes mostram muito mais do que uma peça de roupa ou a falta de um adorno.

Unknown disse...

Shalom! "Amei o artigo". Esclarecedor. Mas gostaria que fosse falado algo sobre o texto de I Pd. 3:3 onde diz: O enfeite delas (mulheres) não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura de vestidos, pois os "legalistas" se ateem a este texto, p/ impor esta proibição. Grata.

Marineide disse...

Sou mulher quero dizer que muitas se sentem feias e tem auto estima baixa por acharem que se por um brinco ou um baton,ou por usar calças compridas vão perder a salvação

Unknown disse...

Shalom! Esclarecedor o artigo! Porém, os "legalistas" se ateem a 1 texto que não foi citado aqui. I Pd. 3:3. Gostaria que fosse falado algo sobre este texto. Grata.

Unknown disse...

Querido do Pai, lamentavelmente vc julga sentir a presença de Deus por aspecto de costume. Pois bem, não sigo costumes, mas sim palavra, sinto a presença de Deus em todos os momentos, na rua, igreja, onde estiver conversando com Ele.
A bíblia é bem clara qdo ser refere que teremos surpresas naquele dia.
O que muito vejo são pessoas que vivem no costume e qdo chega a luta não suportam, vivem uma montanha russa.
Prefiro ficar com a sã doutrina "Amar a Deus abre todas a coisas e ao seu próximo como a ti mesmo".

Unknown disse...

A paz amados, estava pesquisando a respeito do conceito de tzniut (lei da modéstia) e me deparei com esse blog, como os amados falaram este escritor n mostrou uma base bíblica que mostra o povo usando tais coisas num período de obediência, no contrário, mostrou períodos de rebeldia em gênesis ele demostra ate jaco e o que se passa em gênesis, Jacó chama o povo e fala para eles deixarem os DEUSES ESTRANHOS do meio deles e as mulheres deixam braceletes joias pendentes da mesma forma Isaias 3 Deus usa o profeta para dizer as mulheres de Sião que Deus vai castiga-las pelo uso daquelas coisas. Quanto as metáforas sobre joias( comparação de Jerusalém adornada) muitas vezes nas profecias de Isaías e Ezequiel eles são claros ao dizer q por causa da joias ela se envaideceu, e também isso n é pq Deus se agrada de jóias como disse é uma metáfora meu amo ou seja igual a Moisés aviam chifres em sua face é um modo se expressão para demostrar a gloria. Jóias é sinal de riqueza de poder então o q melhor para representar Jerusalém. E se quiserem aprender o q Pedro fala sobre modéstia vai estudar a lei de tzniut que fala sobre a modéstia da mulher e do Homem como Deus ordenou a Moisés.

Anônimo disse...

kkkkk... MEU DEUS QUE ISSO?? OS EVANGELICOS DISCUTEM ENTRE SI MESMO USANDO A BIBLIA, CADA UM TEM SUA INTERPRETAÇÃO SOBRE OS "ENFEITES QUE A MULHER USA"? UNS DEFENDEM ISSO, OUTRO AQUILO... E AFINAL QUEM ESTÁ CERTO? ATE A PROPRIA BIBLIA ENTRA EM CONTRADIÇÕES LEVANDO MUITOS A SEREM ATEU. NO MEU TRABALHO TEM UM CARA QUE É PRESBITERO(acho que assim q chama) DA ASSEMBLEIA DE DEUS, E TEM 2 MOÇAS, DE IGREJAS DIFERENTES. SINCERAMENTE, O TAL PRESBITERO É INCHERIDO, NÃO PODE VER UMA MULHER QUE FICA COMENDO COM OS OLHOS! A MOÇA QUE SE VESTE DE SAIA NAO USA BRINCO, É MENTIROSA QUE FAZ MEDO, FOFOQUEIRA, NINGUEM CONFIA NELA AQUI, A QUE USA BRINCO E VESTE CALÇA É TOTALMENTE DIFERENTE DA OUTRA, UMA PESSOAL INCRIVEL, SEMPRE TEM UMA PALAVRA BONITA, PODEMOS CONVERSAR DESABAFAR ELA SEMPRE NOS COMPREENDE E SEMPRE NOS DIZ:"VAMOS ORAR, CONFIAR"... EU PARTICULARMENTE NÃO VEJO PELO LADO DO QUE A MULHER USA MAS VEJO O CARATER! O COMPORTAMENTO DE UMA PESSOA FALA MUITO MAIS A SEU RESPEITO, AQUI NO TRABALHO, A QUE VESTE CALÇA E USA BRINCO É MAIS BEM VISTA DO QUE OS OUTROS DOIS! POR ESSES MOTIVOS QUE NÃO ACREDITO EM NADA DISSO... QUANDO VOCÊS MESMOS NÃO CHEGAM A LUGAR ALGUM, VIVEM EM GUERRA ENTRE SI MESMOS POR CAUSA DESSAS DOUTRINAS, IMAGINA QUEM TA AQUI DE FORA ASSISTINDO TUDO ISSO??

Unknown disse...

Boa tarde As pessoas confundem usos e costumes com doutrinas bíblicas. Costumes estão ligadas à usos, a uma prática habitual particular, onde se baseiam na cultura local onde muitos estão confundindo Doutrinas ou didachê é preciso que ela esteja exposta por todo texto sagrado onde muitos estão errando nos ensinamentos Exemplos No primeiro texto (1Tm. 2: 9-10) o apóstolo Paulo não está proibindo o uso de jóias, nem os penteados para as mulheres, ele está fazendo um contraste entre dois tipos de beleza, a interior e a exterior. Ele diz que a verdadeira beleza não deve está por fora, nas jóias e ornamentos que as mulheres usavam, mas por dentro, na espiritualidade, na santidade. A mulher não deveria pensar em se enfeitar e se esquecer da parte espiritual, deve fazer uma, mas faça principalmente a outra. Ele reflete sobre as prioridades do cristão, como em 1Tm. 4:8: “Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir”. É claro que Paulo não desaconselha o exercício físico, mas mostra que a pessoa deve se exercitar na santidade antes de tudo. Toda leitura de um texto assim deve ser feita com cuidado, levando em seu contexto,Mas temos que ter cuidado ver o que nos aproxima e que afasta de Deus lá em 2corintios capítulo 5verso 10 fala todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal. Que o Senhor abençoe a todos nos ...

JOELSON GOMES disse...

Ale, vc está certíssimo. Mas fazer o que num país de analfabetos funcionais guiados por cegos vestidos de paletós e gravatas, sem a capacidade de interpretar um texto em portugês? Não se pode esperar muito.

Unknown disse...

..É IMPORTANTE FRISAR QUE ACEITANDO A FÉ..TEMOS QUE ORAR, JEJUAR, LER A BÍBLIA..ASSIM ESTAREMOS SENDO INSTRUIDOS PELO ESPIRITO DE SANTO A FAZER O NECESSARIO OU QUE PRECISA SER FEITO PARA ALCANÇARMOS O ÇEU..EVANGELHO SEM RENUNCIA, NÃO É EVANGELHO.MAS ESSAS RENUNCIAS ACONTECEM GUANDO NOS APROXIMAMOS MAIS DE DEUS, DA SUA GRAÇA. O SACRIFICIO DA CRUZ FOI POR TODOS NÓS...PELA MISERICORDIA DE DEUS QUE ESTAMOS CAMINHANDO NA PRESENÇA DELE.AMEM..DEUS ABENÇOE A TODOS..PB SERGIO BEZERRA

Anônimo disse...

Se não aceitar a doutrina da sua igreja por causa dos seus costumes e sinal que a Sua carne está falando mais alto. ..
Vai converter verdadeiramente.

Débora mae de João Guilherme disse...

Parabéns irmão concordo plenamente. Estamos na época da graça. Pois tem muita gente dentro dos usos e costumes que se esqueçem de amar ao próximo. Boa colocação

Anônimo disse...

Acho que enquanto fica nessa discussão não chega a lugar nenhum, vão ler a biblia de Gênesis a apocalipse que é melhor é mt fácil falar só do que convém e deixar o resto de lado...

Anônimo disse...

Quem ama a Deus o obedece quem ama a Deus não mente quem ama a Deus segui seus mandamentos quem ama a Deus não peça na lascívia sensualidade melhor dizendo procura ler a Bíblia mais que Deus te abençoe e abra seus olhos espirituais

Anônimo disse...

Será que esses que mentem pra você está te amando mesmo o que eu sei que quando alguém ama o prossimo ele fala a verdade

Anônimo disse...

Ezequiel 34
Ouvir
1 E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
2 Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas?
3 Comeis a gordura, e vos vestis da lã; matais o cevado; mas não apascentais as ovelhas.
4 As fracas não fortalecestes, e a doente não curastes, e a quebrada não ligastes, e a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza.
5 Assim se espalharam, por não haver pastor, e tornaram-se pasto para todas as feras do campo, porquanto se espalharam.
6 As minhas ovelhas andaram desgarradas por todos os montes, e por todo o alto outeiro; sim, as minhas ovelhas andaram espalhadas por toda a face da terra, sem haver quem perguntasse por elas, nem quem as buscasse.
7 Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do Senhor:
8 Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que, porquanto as minhas ovelhas foram entregues à rapina, e as minhas ovelhas vieram a servir de pasto a todas as feras do campo, por falta de pastor, e os meus pastores não procuraram as minhas ovelhas; e os pastores apascentaram a si mesmos, e não apascentaram as minhas ovelhas;
9 Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do Senhor:
10 Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu estou contra os pastores; das suas mãos demandarei as minhas ovelhas, e eles deixarão de apascentar as ovelhas; os pastores não se apascentarão mais a si mesmos; e livrarei as minhas ovelhas da sua boca, e não lhes servirão mais de pasto.
11 Porque assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu, eu mesmo, procurarei pelas minhas ovelhas, e as buscarei.
12 Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; e livrá-las-ei de todos os lugares por onde andam espalhadas, no dia nublado e de escuridão.
13 E tirá-las-ei dos povos, e as congregarei dos países, e as trarei à sua própria terra, e as apascentarei nos montes de Israel, junto aos rios, e em todas as habitações da terra.
14 Em bons pastos as apascentarei, e nos altos montes de Israel será o seu aprisco; ali se deitarão num bom redil, e pastarão em pastos gordos nos montes de Israel.
15 Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas, e eu as farei rep

Pedro Paulo disse...

O que falta realmente para muitos que se dizem doutores bacharel nisso e daquilo é conhecer que a Palavra de Deus está acima de qualquer argumento humano.o que ela diz que e ela é, nunca Devemos esquecer que a Palavra é o próprio Deus.
Porque pela graça sóis salvos mediante a fé isso não vem de vós e um dom de Deus Efe.2:8-9.ou seja não é o que fazemos que nos salva e sim o que Ele fez.
Alguém pode mudar isso?
Vamos ler o cap 2 de colocasses e tirar duvidas

Pedro Paulo disse...

Respondendo as perguntas de Ramiro e Tércio. Deus estava se referindo ao tempo que o povo pela sua rebeldia iria passar pelo cativeiro.é bom que se fale sobre a relação de adornos que seriam tirados das mulheres sem contar as caixas de perfumes. Não que Deus estivesse proibindo mas que seriam tomados deles pelos seus inimigos . Então as mulheres também hoje deveriam andar de cabeça raspada e vestida de pano de saco e fedorentas é que também cita o texto de Isaías citados pelos irmãos.
Sobre o NT não precisamos de muitos cap e versículos é só ler Efe.2:8-9 e Cl 2.para quem tem o Espírito Santo. Basta para entender.

Anônimo disse...

Não, não é. Pois os dízimos e ofertas são recolhidos nas igrejas Não por ordem, pedido ou conselhos dos servos de Deus, e sim, por está escrito na Bíblia.

Unknown disse...

Argumento xoxo cara.. eu queria entender algo voces querem criar pecados.. O que é pecador pra voce, pra outro e nao pode ser..
Se tem que ser diferente do mundo usa batinas, e parem de usar ternos porque nao diferenciam se dos politicos corruptos..
Moises nao morreu por mim ninguem do AT e sim JESUS.. SO ME CITE NA BIBLIA JESUS EXORTANDO SOBRE ISSO OK..USOS E COSTUMES..
RESPEITE O QUINTAL DOS OUTROS.. E NA SUA CAMINHADA..

Unknown disse...

So nao sendo um fariseu santidade vai alem disso.. É voce ser longe de todos o que voce e na frente.. Quando so Deus tiver isso e santidade..

Unknown disse...

oq eu achei mas interesante nesse debate nao é quem esta defendendo um lado ou o outro mas sim creio que todos cristaos com uma falta de respeito e amor um para com o outro se os utensílios leva pro ceu ou iferno em breve saberemos mas com certeza falta de respeito e amor isso sim e certo condenação nao adianta defender uma tese e esquecer do principal que e o amor que de todos e o MAIOR mil desculpas amados nao estou na oposição de juiz so gostaria de deixar essa reflexao aguardo todos amados irmaos np céu Pb allison paz seja convosco. .

Anônimo disse...

Os mandamentos do Senhor não falam de costumes,mas sim de amar o Senhor nosso Deus sobre todas as coisas e o próximo como a nós mesmos. As pessoas estão usando farizaismo para julgarem as pessoas e esquecem do verdadeiro propósito de Jesus que é o ide por todo mundo e levar as boas novas de salvação

Unknown disse...

👏👏👏👏

Unknown disse...

👏👏👏👏

Unknown disse...

A PAZ EU ESTOU PESQUISANDO SOBRE O A SUNTO, E N AO VEJO DEUS TIRANDO ENFEITES E JOIAS SITADO EM ISAÍAS ;POR SER PECADO ATE PORQUE NO MESMO CAPITULO NOS VERSÍCULOS ANTERIOR ELE TAMBÉM DIZ QUE VAI TIRAR O PÃO E A ÁGUA; E COMER PÃO E BEBER ÁGUA NÃO É PECADO, EU ENTENDO DEUS COMO PAI FALANDO COMO VCS ESTÃO ARROGANTES TAO CHEIA DE SÍ, VOU TIRAR O VOSSO ADORNO, E FALA QUE VAI COLOCAR TRAPO FEDOR; A NÃO SER QUE DEUS QUER UMA IGREJA FEDIDA MALTRAPILHA,

MINHA INTERPRETAÇÃO QUE DEUS TA TIRANDO COMO FORMA DE CASTIGO, POIS ELE COMO PAI CASTIGA QUEM AMA
OIS SE FOSSE PECADO O SERVO DE ABRAÃO NÃO LEVAVA JOIAS PRA NOIVA DE ISAQUE;

Anônimo disse...

Graça e Paz!
Verdade...ei uns testemunhos sonre o inferno e sobre a condenaçao de mulheres que usam calças...estou deprimida! Joguei joias e maquiagens no lico...estpu aflita sem paz....parece que esse nao é o mesmo Deus que conheci! Fico pensando que se for assim so 2 denominações serão salvas? Em oraçao
...
V.schulz

Anônimo disse...

Paz do senhor! É fácil ser servo de Deus, quando pararmos de olhar uns para os outros e começar seguir Jesus Cristo, pois ele é o caminho a verdade é a vida é ninguém vai ao pai senão por ele. Jesus vai voltar e encontrar um monte de fanáticos religiosos, apontando uns para os outros. Mas o fardo leve de Jesus não quer carregar. Parem de discutir coisas que só faz os leitores , que busca a verdade dá palavra em seus blogs , e acaba encontrando contenda entre irmãos , coisa que Deus abomina, não perceberam que, o mais importante é mostrar suas obras para Deus....E não para o homem. Maldito é o homem que confia no outro. Jesus está voltando e tudo vai ficar , vaidades, etc....Mais os que estão preparando sua alma vai ter o encontro real com Deus, na nova Jerusalém.

Ficam com Deus!

Pr. Daniel Wsulino disse...

As lindas palavras que dizemos se tornam vazias quando não vivemos aquilo que pregamos. Como o filosofo "Ralph Emerson" diz: "Suas atitudes falam tão alto que eu não consigo ouvir o que você diz.

Tanta gente preocupada com Usos e Costumes que acabam esquecendo do que realmente importa.É certo que roupas não expressam santidade, mais quem é santo sabe se postar com decência. Não me vejo no direito de julgar seja com quer que seja, pois isso é não papel nosso certo de que cada um prestara conta de si.

O que adianta se vestir bem, saia ate no calcanhar, paletó gravata por um perfil denominacional se não tem testemunho de cristão e nunca nasceu de novo. Precisamos entender que somos o que falamos ou pensamos mais o que fazemos, demostramos através de nosso testemunho cristão, e testemunho Cristão estar muito além de vestimentas e adornos.

Entender que a mudança deve ocorre de dentro para fora e não de fora para dentro para que seja verdadeira. Entender como Jesus fala em suas palavras: "O que contamina não que entra ou que estar fora mais o saia de dentro".

Unknown disse...

Nem o extremismo legalista e nem o extremismo liberalista, mas sim, a moderação bíblica neotestamentaria.

Neste prisma a prioridade será a beleza interior, como disse Pedro, sem no entanto, censurar a beleza exterior com uso de adornos.

Aos que defendem que uso de adornos é coisa do mundo, a respeito do que Paulo diz que a MULHER CASADA CUIDA DAS COISAS DO MUNDO, EM COMO AGRADAR O MARIDO?.

Será que não era da beleza externa?

O que nada tem a ver com A CONCUPISCÊNCIA DA CARNE, CONCUPISCÊNCIA DOS OLHOS E SOBERBA DA VIDA, COIS DO MUNDO (mas discirna a colocação dos apóstolos).

Colossenses 2:

22 As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens;
23 As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne.

Algum defensor de usos e costumes tem autoridade aqui para julgar condenado alguém que usa adornos? Tem algum teólogo, doutor, PhD, etc, que tem coragem e base bíblica para isso? Tem alguém?

Não aparece, pois não há base bíblica.

Porém aos que defendem salvação pela observância de usos e costumes denominacionais que mais destruição do que edificação causaram em vidas, há versículos que alertam "DA GRAÇA TENDE CAÍDO".

Irmãos, o irmão mais velho do filho pródigo era um ótimo legalista, mas um péssimo irmão e filho, e o Pai o tratou como criancinha (no original).

E quem defende com unhas e dentes seus usos e costumes, condenando quem não observa isso, não passam de criancinhas.

Os bons usos e costumes bíblicos não se baseiam em regras, mas em obras de amor para com todos, principalmente aos da família da fé.

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.