Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

OS TEÓLOGOS PROTESTANTES E O DOMINIO DAS LINGUAS ORIGINAIS DA BÍBLIA.

Alguns pensam e dizem, outros não dizem, mas pensam que os Protestantes são burros. Claro que isso é falta de conhecimento histórico, pois as maiores universidades do mundo foram fundadas por protestantes e estão em países de tradição Protestante, exemplo: Harvard (fundada pelos Congregacionais), Yale (fundada pelos Congregacionais), Princenton (fundada por Presbiterianos e com participação decisiva de Jonathan Belcher, Congregacional), Oxford (completamente reformulada pelos Anglicanos), Universidade Livre de Amsterdã (Reformados holandeses), e por aí vai.

No campo teológico alguns precisam saber que em se falando de línguas bíblicas os protestantes dominam a cena. Os textos originais mais respeitados e usados do mundo são frutos do trabalho dos Protestantes. Observe:

1°- O Texto do Novo Testamento de Westcott e Hort (The New Testament in the Original Greek, 1801). Este trabalho é fruto do labor de:



a) Brooke Foss Westcott (12/01/1825 – 27/07/1901), teólogo Inglês e Clérigo, servindo como Bispo da Igreja Anglicana de Durham a partir de 1890 , foi também diretor da Westminster School.



b) Fenton John Anthony Hort (23/ 04/1828 – 30/ 11/1892) foi um teólogo irlandês Anglicano.


Kurt Aland


2°- O Texto Nestlé. Este foi obra de Erwin Nestle, estudioso de grego, filho de Eberhard Nestlé, protestante luterano.

3° - O Texto Nestlé-Aland. É a junção do texto de Nestlé com a obra do Dr. Kurt Aland (28/03/1915 – 13/04/1994), teólogo alemão da Igreja Confessante Alemã, e de sua esposa a Dra. Bárbara Aland.


Barbara Aland


Portanto, parece que existem alguns Protestantes “sabidos” e quem qiser estudar o texto original do NT deve se dirigir as obras protestantes, pois nessa área eles dominam a cena (na Teologia do AT e do NT também).

2 comentários:

☆★ คℓεxคทd૨ε ☆★ disse...

Graça e Paz,

Obrigado pelo comentário e se me permite acompanhar o seu blog seria uma honra. Gostei do conteúdo, e posso ás vezes indicar alguns textos.

Deus te abençoe.

Francikley Vito disse...

Boa, e bom saber que esses protestantes são bons de Línguas!
Parabéns. Paz.

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.