Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

COMEÇOU A VOLTA DOS ANGLICANOS PARA A IGREJA ROMANA

Líderes Romano e Anglicano juntos em celebração ecumênica.

Já publiquei aqui a noticia da abertura da Igreja Romana aos Anglicanos que quisessem voltar para a mesma. E parece que tinha gente que estava esperando isso. Em 1534 a igreja inglesa se separou de Roma, depois disso os puritanos foram importantes para a retirada do ranço romano da mesma. Congregacionais e Batistas surgem da semente plantada com essa separação, muitos dão a vida para que as idéias reformadas triunfem. Mas hoje estão pisando no sangue dos mártires. A volta já começou.
"Um conjunto de paróquias da Comunhão Anglicana Tradicional (CAT) votou a favor de se integrar na Igreja Católica. É a primeira resposta concreta à iniciativa do Vaticano.

No dia 20 de Outubro a Santa Sé convocou uma conferência de imprensa para anunciar que iria criar ordinariatos pessoais para acolher grupos de fiéis anglicanos que quisessem entrar em comunhão com a Igreja Católica.

Foi anunciada a publicação, para breve, de uma Constituição Apostólica com os detalhes, mas ficou desde logo esclarecido que os anglicanos que aderissem poderiam manter as suas tradições e a sua liturgia, incorporando ordinariatos pessoais, que na prática são dioceses sem limites geográficos, supervisionados onde possível por ex-clérigos anglicanos.

Foi enfatizado que esta era uma resposta a vários pedidos feitos por grupos anglicanos ao longo dos últimos anos. Entre estes estaria a CAT, uma comunhão anglicana autónoma, que no mundo todo contabiliza cerca de 400 000 fiéis.

Foram precisamente as cerca de 20 paróquias inglesas desta Igreja que agora manifestaram a intenção de aceitar a proposta do Vaticano.

É de esperar que este exemplo seja seguido pela maioria das restantes Igrejas que constituem a CAT.

Quanto à Comunhão Anglicana liderada pelo Arcebispo de Cantuária, e que contabiliza cerca de 80 milhões de fiéis em várias províncias espalhadas pelo mundo, ainda não houve qualquer notícia de aceitação, pese embora vários bispos se tenham mostrado interessados.

A publicação da Constituição Apostólica, atrasada por motivos técnicos, segundo a Santa Sé, e a decisão pendente da Igreja de Inglaterra de ordenar mulheres ao episcopado, poderão ser determinantes no futuro breve".

Fonte: Agência Ecclesia

OBS: A pergunta é: esse pessoal era Protestante? Eu respondo sem titubear nunca souberam o que é ser Protestante, nunca compreenderam as doutrinas Protestantes, são Romanos com outro nome, como muitas das paróquias anglicanas espalhadas pelo mundo.

2 comentários:

Peregrino do Evangelho disse...

Valeu pelo comentário no Peregrino e sempre as ordens para a batalha pela Verdade do Evangelho.

Deus te abençoe amado irmão!!

JOELSON GOMES disse...

Olá meu irmão, é um prazer visitar seu blog.

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.