Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

sábado, 31 de outubro de 2009

UM HOMEM, UMA REVOLUÇÃO


Idade Média, séc. XVI. A Basílica de São Pedro, em Roma, está sendo construída e para custear as despesas o papa Leão X tem uma brilhante idéia: vender indulgências. Assim, comprando um documento de indulgência assinado pelo Papa, a pessoa garantia seu lugar no céu, e poderia também garantir, desde que comprasse mais indulgências, o lugar de seus familiares vivos ou mortos. Conclama-se o maior marqueteiro da época, o dominicano Tetzel, na Alemanha, e essa bestialidade começa a ser vendida. Tetzel chegava a cantar: “quando a moeda na caixa tilintar a alma do purgatório vai saltar”. O povo pobre e crédulo da Alemanha, enganados pelos truques de prestidigitação (mágica) de Tetzel, e seus dotes propagandísticos, acorre para comprar aos montes. As caixas de Roma se enchem, o Papa Leão X exulta e luxa, e a população se afunda cada vez mais nas trevas da ignorância.

Wittemberg, Alemanha. Um sacerdote lê a Bíblia e a explica para o povo de sua paróquia. Ele fala a língua do povo, e diz que a salvação é apenas através da fé na obra redentora de Cristo, que não pode ser comprada ou vendida, mas se aceita a mesma em arrependimento, convicção de pecados e obediência a Deus. Ele escreve um tratado em 95 teses e o prega na porta da capela do castelo da cidade, local público para que fosse visto pelo maior número de pessoas possível. Era o dia 31 de outubro de 1617, e o homem era Matinho Lutero.

A partir desse episódio estava começando a maior revolução religiosa da história, surgia o Protestantismo. Agora passa a ser ensinado que só a graça é a fonte da salvação; só a fé, é a “mão” que a recebe; só as Escrituras são as palavras de Deus; só Cristo é o Salvador e o caminho para o céu; e só a Deus deve-se dar toda a glória. Eram estes os pilares da Reforma que começavam a ressoar por todo canto. Um homem guiado por Deus fez uma revolução.

Neste mês, quando os Protestantes de todo o mundo lembram desta data, que o mesmo Deus que usou Lutero e lhe deu coragem, dê coragem aos pastores sérios desse país para fazer uma santa revolução novamente, pois o estado da igreja carece. Que pastores e membros se disponham nas mãos do Senhor, pois a igreja precisa. Será que você será o Lutero desta geração? Pregue o evangelho bíblico, fuja dos subterfúgios e invenções modernas, fuja da religião mágica das igrejas neo-pentecostais, e ministérios estranhos modernos, fuja das “igrejas” que só visam dinheiro e bênçãos materiais, volte-se para a Bíblia como única regra de fé e prática, lida e respeitada no seu contexto e mensagem. Volte-se para o evangelho de Cristo e dos apóstolos que pregavam arrependimento e conversão, não um mero levantar de mãos em um culto, mas a transformação da vida em adoração a Deus.

Este é o tempo, esta é a hora. Se você espera grandes coisas de Deus, ouse grandes coisas para Deus.

Joelson Gomes

2 comentários:

Nas Asas do Espírito disse...

Ola, Joelson, Deus te abençoe a visita no Nas Asas do Espírito, obrigada por sua atenção, Salomão dizia que a moéda mais preciosa q temos é o tempo, e vc tem disposto destas moéda, q Deus deposita em nosso dia, sementes de questionamentos, importantes em nosso dia a dia. De fato, hj me pegou de geito? Onde ir? Em qual igreja, se tantas estão a este pé? Estudos podemos até fazer em grupos ou "sózimhos", mas e dízimo que devemos levar a casa do tesouro... não podemos fechar os olhos e dizer: minha parte eu fiz, e levar nosso dízimos e ofertas em igrejas... fraudulentas...

Jornalista Galvão disse...

Gostei do texto!!! Fiz um link no meu texto do dia 31 com teu blog! hehehe!!! Gosto muito do Graça Plena! :)

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.