Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

VOCÊ É: CORPO, ALMA E ESPÍRITO OU CORPO E ESPÍRITO/ALMA?


Saber se o homem é tricotômico (corpo, alma e espirito) ou dicotômico (corpo e alma/espirito) sempre foi um dos temas mais debatidos em Teologia. Aqui tentamos dar um parecer sobre o caso.


a) O Dr. William Barclay escreve:

"No AT (Antigo Testamento) e no pensamento mais simples dos evangelhos, o homem é composto de duas partes. É composto da parte exterior e visível, que é o seu corpo, e da interior e invisível, que é a sua alma. O corpo acabará perecendo, mas a alma continua a viver".[1]


Nas Escrituras, encontramos isto em Gn. 2:7. O ser humano como sendo composto de duas partes: uma material e outra espiritual. E por toda a Palavra de Deus notamos as palavras alma (Hebraico: Nephesh; grego: Psyquê), e espírito (Hebraico: Ruach; grego: Pneuma) sendo usadas indistintamente, dando a entender que tanto faz uma como a outra. Observe:

1- Quando a pessoa morre, às vezes se diz que quem parte é a alma (Gn. 35:18; 1Rs. 17:21; Is. 53:12); outras vezes se diz que quem parte é o espírito (Lc. 23:46; Ec. 12:7; At. 7:59). Se alguém disser que na morte tanto a alma como o espírito partem, poderemos perguntar: por que em nenhum outro lugar encontramos tal informação? E se partem os dois (alma e espírito), no caso do salvo, quem vai estar com Cristo, a alma ou o espírito? Se for o espírito, a alma vai para onde? Sobre isso Wayne Grudem nos informa: “Os autores bíblicos não parecem se importar se dizem que a alma parte ou que o espírito parte na hora da morte, pois ambos parecem significar a mesma coisa”.[2]

2- Em Jo. 12: 27, o espírito é quem se angustia; em Jo. 13:21 a alma se angustia.

3- Veja com atenção Lc. 1:46-47:


Então disse Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador.”

Temos aqui um notável paralelismo poético onde a segunda linha significa a mesma coisa que a primeira, assim, espírito e alma são tomados um pelo outro, significando a parte interior de Maria que se alegrava em Deus. O paralelismo é uma característica marcante da poesia hebraica onde “Uma idéia é afirmada e, logo em seguida, é novamente expressa com palavras diferentes, sendo que os conceitos das duas linhas se equivalem de forma aproximada.” [3]

Podemos ver este paralelismo bem claramente também em Jó 1:11:

"Por isso não reprimirei a minha boca, falarei na angústia do meu espírito, queixar-me-ei na amargura da minha alma".

E em Jó 12:10:

"Na sua mão está a alma de todo vivente/
e o espírito de todo gênero humano
".

Alma e espírito são evidentemente sinônimos na passagem.

4- Em alguns casos, para designar as duas partes do ser humano, usa-se as palavras “corpo” e “alma” (Mt. 10:28). Não é que Jesus tenha se esquecido de mencionar a palavra “espírito”, mas é que falando de “corpo” e “alma”, Ele estava falando do ser humano todo. Outras vezes usa-se “corpo” e “espírito” (1Co. 5:5; 2Co. 7:1; Tg. 2:26), para falar da totalidade do ser humano, mostrando que “corpo” e “alma” ou “corpo” e “espírito”, tanto faz, estão descrevendo a mesma coisa.

5- Em 1Pd. 1:22; Ez. 18:4, lemos que a alma peca, mas em 2Co. 7:1, 34; Sl. 32:2, lemos que é o espírito quem peca. Enfim, o fato é que tudo o que a alma pode fazer o espírito também o faz. Não vemos nas Escrituras nenhuma distinção, mas ao contrário, as palavras “espírito” e “alma” são empregadas como se fossem sinônimas.

6- Veja Gl. 5:17, as obras da carne lutam contra o espírito. Mas em 1 Pd. 2:11, a luta não é com o espírito , mas é contra a alma. Está claro então que as palavras são paralelas.

7- Os que partem dessa vida são chamados às vezes de espírito (1Pd. 3:19), as vezes de alma (Ap.6:9).

Mas, existem pessoas que quando lêem 1 Ts. 5:23 e Hb. 4:12, acham que estes textos estão advogando que o ser humano tem três partes corpo, alma e espírito. Vamos olhar estes textos com mais atenção.

A- 1 Ts. 5:23. Bem, Paulo usa aqui uma linguagem que dá a entender que ele achava que o ser humano seria composto de três partes. Só que isso é apenas aparente. O que ele usa aqui é o mesmo recurso que Cristo usou em Mt. 22:37, ele emparelha sinônimos como recurso de ênfase. Paulo não quer dizer que a composição do ser humano é corpo, alma e espírito, como se formassem partes distintas e diferentes, como Jesus não estava dizendo que a nossa constituição é: coração, alma, entendimento e força. O mesmo recurso é usado em Mc. 12:30. Assim, em 1 Ts. 5:23 o que Paulo deseja é que Deus continue santificando os crentes de Tessalônica “por completo, inteiramente, em todo o ser deles”, como o povo de Israel devia amar a Deus com todo o seu ser (Dt. 6:5, coração, alma e força).

B- Hb. 4:12. Alguns que fazem uma leitura apressada deste texto acham que o autor aqui está dizendo que a alma pode ser dividida do espírito, e por isso, são duas coisas diferentes. Mas não é isso que o texto diz, veja como Donald Guthrie explica a passagem: “Embora tenha sido sugerido que divisão é entre a alma (psyque) e o espírito (pneuma), parece melhor supor que a penetração é tanto da alma como do espírito”.[4]


E Heber Carlos de Campos:

"O texto grego não diz que a alma é separada do espírito, ou que as juntas podem ser separadas das medulas. Ao contrário, o que é dito é que a Palavra de Deus divide o espírito e também a alma, assim como as juntas e as medulas. O escritor, de mentalidade hebraica, está usando paralelismos, utilizando-se de sinônimos para reforçar a idéia da natureza tanto material como espiritual do homem. Ele fala de “alma” e “espírito” e de “juntas” e “medulas”, mostrando a composição dual, não tríplice da natureza humana. Esse paralelismo também se evidencia na idéia básica do texto de que a Palavra de Deus penetra profundamente, o suficiente para discernir no ser mais interior do homem, que é o coração, onde o autor usa duas idéias similares - os seus pensamentos e propósitos (vv. 12c e 13). O quadro aqui fala em dividir as juntas, medulas, alma e espírito. Observe que há duas categorias básicas aqui: material (juntas e medulas) e imaterial (alma/espírito), não três. Exatamente como os “pensamentos e propósitos” do coração não podem ser divididos, mas São colocados juntos, abrangentemente, a fim de expressar o aspecto total do intelecto, assim espírito e alma São mencionados para mostrar que nenhum aspecto do interior do homem está além do poder penetrante da palavra de Deus".[5]


Mas, como se explica isso? Assim: é como se autor de Hebreus dissesse que a Palavra de Deus é tão penetrante que chegaria ao ponto de dividir a alma e de dividir o próprio espírito, não um do outro, mas cada um individualmente, em sí. Então, a própria linguagem usada pelo autor já mostra que ele não deseja ser literal, pois não se divide a alma dela mesma, nem se divide o espírito dele mesmo. Não temos aqui uma descrição da constituição humana, mas uma linguagem metafórica para dizer que a Palavra de Deus sonda o mais íntimo da pessoa. As palavras alma e espírito estão empregadas como sinônimas da parte interior da pessoa, e como a pessoa não tem dois interiores, elas são sinônimas mais uma vez; são um coisa só.


Veja como Isaias faz isso em um texto esclarecedor:

"Com minha alma suspiro de noite por ti/
e com meu espírito dentro de mim..."
(Is. 26:9).

Ora, não é que ele suspirava com duas coisas, mas ele suspirava com o seu interior; o mais intimo do seu ser. Concluir que ele suspirava tanto com a alma, como também com o espírito como uma parte distinta é complicar o descomplicado.
Pois é, as bases para se dizer que o ser humano é composto de três partes não são tão sólidas, é melhor entender como Calvino:

"Que o homem é composto de duas partes, a alma e o corpo, ninguém pode duvidar. Com o nome de “alma” eu entendo uma essência imortal, ainda que criada, que é a parte mais nobre do homem. Algumas vezes na Escritura é chamada de espírito.”[6]


NOTAS:

________________
[1] As Obras da Carne e os Frutos do Espírito, 2ª ed. (São Paulo: Vida Nova, 2000), pp. 15-16.


[2] Teologia Sistemática (São Paulo: Vida Nova, 2000), p. 390.


[3] Para detalhes “Introdução à Poesia Hebraica” em A Bíblia de Estudo de Genebra” (AT). (São Paulo: cultura Cristã, 1999), p. 612.


[4] Hebreus, Introdução e Comentário. (São Paulo: Vida Nova/ Mundo Cristão, 1991), p. 112.

[5]A Natureza Constitucional do Homem”. Disponível em Acesso em 04/12/2007

[6] Institutas, I. 15, 2.

3 comentários:

Maya Felix disse...

Oi, Joelson!

Continuo querendo tudo do Grupo Logos, do Elo, do Prisma. Abraços,

Maya

gonzaga disse...

Querido Pr. Joelson
Graça e Paz!
Parabéns pelo texto postado, vejo que o amado irmão é muito profundo naquilo que crê. Seu embasamento bíblico é muito bom não deixando espaço para dúvidas, quero externar ao irmão que também creio que o homem é dicotômico(corpo e alma/espírito), com o que eu li
me fortalecir mais ainda no que creio.
Carlos Gonzaga

Anônimo disse...

Joelson Gomes amado irmão em Cristo Jesus,
No versículo 32 do capítulo 30 diz que:"(...) não fareis outro semelhante conforme sua composição(...)"

VAMOS ENTENDER:
COMPOSIÇÃO significa o modo pelo qual os elementos constituintes do todo se dispõem e integram.
OU SEJA, "não fareis outro semelhante ( mirra + canela + calamo + cássia + azeite de oliveiras) conforme sua composição.

PESSOAL... MENOS JULGAMENTO, MAIS AMOR

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.