Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

sábado, 28 de março de 2009

iGREJA OU IGREJA?

Igreja Congregacional Mayflower, Kingston, MA.



Sobre esta pedra edificarei a minha igreja” (Mt. 16:18).


A palavra grega que o Novo Testamento usa para Igreja é (εκκλησια) eklêsia, que significa: chamar para fora, chamar de. Então, a Igreja é a comunidade dos chamados. Mas, chamados para que? O apóstolo Pedro nos dá uma pista, falando da Igreja ele diz:



Mas vocês são raça escolhida, os sacerdotes do Rei, a nação completamente dedicada a Deus, o povo que pertence a ele. Vocês foram escolhidos para anunciar os atos poderosos de Deus, que os chamou da escuridão para sua, maravilhosa luz” (1 Pd. 2:9, NTLH).



A igreja é chamada para anunciar as obras de Deus, falar de Deus, ser o agente do reino de Deus aqui na terra. É a comunidade dos chamados para ser a diferença na sociedade, “sal da terra e luz do mundo”, resplandecer como um luminar no meio de uma geração corrompida (Mt. 5:13-14; Fp. 2:15).

Agora, olhando para nossas comunidades nós podemos ver que elas estão sendo a diferença? A Igreja tem influenciado o mundo, ou o mundo tem influenciado a igreja? Numa sociedade em que toda moda na área musical, comportamental, e de vestuário, num instante entra no meio dos que se dizem crentes? Se sua igreja fechasse as portas as pessoas vizinhas sentiriam falta dela ou dariam graças a Deus? Sua igreja tem caído na simpatia do povo pelo modelo de vida cristã em que vive (At. 2: 47)?

Os cristãos bíblicos não eram invadidos, eles é que invadiam: “Enchestes Jerusalém de vossa doutrina”, não cessavam de ensinar e de pregar Jesus, o Cristo (At. 5: 28, 42). Porque eram diferentes? A resposta está na Bíblia, eram assim porque seguiam um certo estilo de vida que fazia a diferença. Aquela Igreja tinha marcas. Eles davam alto valor ao ensino doutrinário. Viviam em comunhão, unidos de verdade, e tinham uma bela vida de oração (At. 2: 42). Por isso os milagres aconteciam no meio deles e a Igreja crescia (At. 2: 43,47).

Eis o segredo de toda comunidade que quiser fazer a diferença. Deixar de ser uma igreja, para se tornar uma Igreja. Quando todos tomarem consciência de que os atrativos e novidades modernas não adiantam nada, mais afastam que aproxima as pessoas de Deus. Quando entenderem que a receita está na própria Bíblia que usam, quem sabe as coisas mudem. E esta receita não é uma fórmula mirabolante ou pragmática, é apenas viver como a Igreja bíblica vivia, valorizando a doutrina, a comunhão e a oração, aí nós veremos mudanças.

Há uma saída para esta situação de letargia e confusão espiritual em que está a igreja brasileira, e esta solução está em voltar para o modelo bíblico.

Viva o estilo de vida da Bíblia e faça diferença. É a única saída.

Nenhum comentário:

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.