Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

domingo, 1 de fevereiro de 2009

IMAGEM E SEMELHANÇA O QUE SIGNIFICA ISSO NA BÍBLIA?


Muitas vezes encontramos pessoas perguntando o que Deus quis dizer ao afirmar que o homem foi feito à sua imagem e semehança. Será que Deus tem as formas físicas de um ser humano? 

O AT nos informa que o homem é um ser criado e “criado à imagem de Deus” (Gn. 1:27; 2:7). Este tema da imagem de Deus no homem já foi muito discutido durante a história da Teologia e da Filosofia. O que é precisamente esta imagem de Deus no ser humano? Talvez um texto escrito por Ralph L. Smith nos esclareça.

A principal função da imagem no mundo antigo parece ser de habitação do espírito ou fluído do deus. “Esse fluído não era imaterial, mas via de regra imaginado como uma substância fina, rarefeita e intangível, que podia entrar na matéria crua comum, razão pela qual com freqüência é descrita como ‘respiração, sopro’ ou ‘fogo’. As imagens dos deuses eram de dois tipos: ou as esculpidas, ou as pessoas vivas, geralmente um rei”. O Antigo Testamento nega com veemência que qualquer espírito ou sopro de Deus residisse em ídolos esculpidos (Jr. 10:14; 51: 17; Hc. 2:19, mas afirma que o ser humano foi criado à imagem de Deus e que o sopro de Deus está nele.[1] 

            Podemos entender então, que o ser humano é a imagem de Deus porque o “espírito”, o “sopro” de Deus está nele, fazendo-o assim diferente das criaturas, e representante do seu Criador na terra. Smith cita D. A. J. Clines que diz:

O ser humano não é criado na (be essentiae), já que Deus não tem uma imagem de si mesmo, mas como a imagem de Deus, ou melhor, para ser a imagem de Deus, isto é, para servir de representante no mundo do Deus transcendente que permanece fora da ordem do mundo... O termo “semelhança”, por sua vez, é uma confirmação de que o ser humano é um representante adequado e fiel de Deus na terra.[2]

            Calvino, já no séc. XVI, também entendia assim. Observe as palavras do grande teólogo da Reforma:                              

Antes de tudo, sabemos que os hebreus têm por costume repetir uma mesma coisa usando diversas palavras. E pelo que respeita a realidade mesma, não há dúvida de que o homem é chamado imagem de Deus por ser semelhante a Ele... Porque quando Deus determinou criar o homem à sua imagem, como esta palavra era algo obscura, explicou-a em seguida pelo termo de semelhança; como se dissesse que fazia o homem, no qual se representaria a si mesmo, como em uma imagem, pelas notas de semelhança que imprimiria nele.[3]

Assim, o ser humano sendo representante de Deus entre suas criaturas se lhe chama de imagem e semelhança do seu Criador.[4]       


[1] Teologia do Antigo Testamento (São Paulo: Vida Nova, 2001), p. 231.

[2] Ibid, p. 234

[3] CALVINO, J. Institutas, I.5.3. Vd. Também WESTERMAN, Claus. Teologia do Antigo Testamento (São Paulo: Paulinas, 1987),pp. 83-84.

[4] Detalhes sobre o assunto em GRUDEM, Wayne. Teologia Sistemática (São Paulo: Vida Nova, 2000),  pp. 364-65; SANTISO, Maria Teresa P. A Mulher Espaço de Salvação (São Paulo: Paulinas, 1993), p. 219.

Um comentário:

Hellen Taynan disse...

A melhor aula que tive numa escola Bíblica até hoje. Parabéns! Além de todas suas qualidades, você é um ótimo professor.

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.