Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

sábado, 14 de fevereiro de 2009

DEU NO NEW YORK TIMES, AS INDULGÊNCIAS ESTÃO DE VOLTA

Documento de indulgência de Giovanni Domenico de Cupis, cardeal  bispo

 de Ostia, 29 de março de 1550


"Bispo Anuncia Indulgências Plenárias." O anúncio nos boletins da Igreja Romana e nos sites foi saudado com entusiasmo por alguns e com cautela por outros.

Nos últimos meses, dioceses ao redor do mundo têm oferecido um benefício espiritual que caiu em desuso décadas atrás - a indulgência, uma espécie de anistia de castigo na outra vida, que denota a influência da Igreja Romana na mitigação dos salários dos pecados para seus fiéis.

O fato de muitos Católicos Romanos de 50 anos para cá nunca ter procurado uma, ou nunca ouvido falar de indulgências, com exceção dos que conhecem um pouco da história da Europa (Martinho Lutero denunciou a venda das mesmas em 1517, dando início da Reforma Protestante), simplesmente faz a sua reintrodução mais urgente entre os líderes da igreja, pois eles acham que ela agora é mais do que necessária.

"Porque é que estamos trazendo ela de volta?" Perguntou Dom Nicholas A. DiMarzio de Brooklyn, que tem abraçado o movimento. "Porque há pecado no mundo."

Tal como o latim a indulgência foi uma das principais tradições dissociadas da prática Católica Romana na década de 1960 pelo Segundo Concilio  Vaticano , a reunião dos bispos que estabeleceu um novo tom de simplicidade e da informalidade para a Igreja Romana. O seu renascimento tem sido visto como parte de um ressurgimento conservador.

A indulgência está notadamente entre as menos contestadas tradições a serem restauradas. Mas com mil anos de história e os volumes dedicados ao seu direito e meandros, é uma das tradições mais complicadas de explicar.

De acordo com o ensinamento da Igreja, mesmo após os pecadores serem absolvidos no confessionário e rezar seus Pais Nossos ou suas Ave Marias como penitência, eles ainda enfrentarão castigo depois da morte, no Purgatório, antes que eles possam entrar céu. Em troca de algumas orações, devoções ou peregrinações em anos especiais, um bom Católico Romano pode receber uma indulgência, o que reduz ou elimina o castigo instantaneamente, sem qualquer cerimônia formal ou sacramento.

Existem indulgências parciais, o que reduz tempo expiatório por certo número de dias ou anos, e indulgências plenárias, que eliminam tudo, até que outro pecado é cometido. Você pode obter uma para si, ou para alguém que já está morto. Você não pode comprar uma - a igreja baniu a venda de indulgências em 1567 (por causa Lutero?) - mas caridade, contribuições, combinados com outros atos, podem ajudá-lo a ganhar uma. Existe um limite de uma indulgência plenária por pecador por dia.(Veja as normas aqui:  http://www.universocatolico.com.br/content/view/841/3/  )

O regresso das indulgências começou com o Papa João Paulo II, que autorizou bispos a oferecê-las em 2000, como parte das comemorações da Igreja Romana do terceiro milênio. Mas as ofertas têm aumentado consideravelmente com o seu sucessor, Papa Bento XVI, que colocou as indulgências como parte das sessões de celebrações da Igreja Romana nove vezes nos últimos três anos. A atual oferta está vinculada à festa anual de São Paulo (logo Paulo o paladino da salvação somente pela graça e através da fé somente, que foi o mentor de Lutero na Reforma contra as indulgências), que continua até junho.

Dioceses nos Estados Unidos reagiram com graus variáveis de entusiasmo. Este ano, a oferta tem sido energicamente promovida em lugares como Washington, Pittsburgh, Portland, Oregon, e Tulsa, Okla. Verificou-se a informação no site da Diocese de Brooklyn ( http://www.ny-archdiocese.org/  ) , que anunciou que qualquer Católico Romano poderia receber uma indulgência, em qualquer das seis igrejas todo  dia, ou em  dias específicos, mediante o cumprimento dos requisitos básicos entre os quais está:  ir à confissão, receber a comunhão, e fazer uma oração pelo o Papa.


 Fonte: http://www.nytimes.com/2009/02/10/nyregion/10indulgence.html


Leia mais:

1- Prolongado o ano da eucaristia no Brasil e com isso concessão de indulgências (http://www.santamaria.org.br/Conteudo.aspx?A=109&C=310 

2- Papa concede indulgência plenária para os participantes da Jornada Mundial da Juventude (http://blog.cancaonova.com/dominusvobiscum/2008/07/07/papa-concede-indulgencia-plenaria-para-os-participantes-da-jornada-mundial-da-juventude/

Um comentário:

Hellen Taynan disse...

Ahhhh então nossa salvação depende de nós, né?
E onde fica a Graça de Deus e sua misericória? Só é manifestada através das indulgências? E se eu precisar de mais de uma indulgência por dia? Qto deverei "pagar"?? Sem falar que, para a igreja, cada pecado tem um PESO e um PREÇO.

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.