Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

OS AUTORES DA CONFISSÃO DE WESTIMINSTER ERAM CESSACIONISTAS?


É comum ouvir dizer que evangélico de tradição Reformada não acredita em dons do Espírito Santo para hoje. Isso era coisa do Novo Testamento que acabou com a morte dos apóstolos. Livros e mais livros são escritos para tentar provar essa tese. John MaCArthur Jr. é um dos influentes paladinos da mesma atualmente. Os renovados carismáticos são acusados de acreditarem em coisas da mente, desvarios e patologias psicológicas como se fossem dons, e até de heréges. No debate sobre o assunto a Confissão de Fé Westimisnter vez por outra é sacada como arma de defesa.

A Confissão de Fé de Westminster é uma das confissões mais influentes (senão a mais) na história da Teologia Reformada. No capítulo da abertura da Confissão há a informação de que os meios por que Deus tinha se comunicado uma vez, tal como sonhos, visões, e os dons miraculosos do Espírito já não seriam mais aplicáveis. Entretanto, não tenha pressa em tirar suas conclusões, muitos dos autores da Confissão aceitavam que a profecia continuava em seu tempo, e um grande número aparentemente aceitava a revelação de Deus com sonhos, visões, e até que uma comunicação angélica permanecia possível. Mas como pode?

Garnet H. Milne escreveu um livro indispensável sobre este assunto: THE WESTMINSTER CONFESSION OF FAITH AND THE CESSATION OF SPECIAL REVELATION, prefaciado por Joel Beeke.

Milne explora como pretenso ' cessacionismo' da cláusula do capitulo 1 da Confissão deve ser lida e entendida à vista destes fatos. Seriam os autores da confissão cessacionistas ou estão atribuindo a eles algo que eles nunca foram? Oremos para que este texto seja traduzido logo para português e você quem sabe vai se suspreender.



“Milne nos presenteia com um estudo tão necessário. …. Constrói sua sua tese apresentando a evidência judiciosa e completa de um grande número fontes preliminares e secundárias. É um livro fascinante e inovador… e esclarece uma quantidade notável de detalhes. Profundo, teológico; - Joel R. Beeke, do prefácio.
" Conectar o passado ao presente é sempre uma tarefa difícil mas necessária para o teólogo cristão responsável. O trabalho do Dr. Milne é um bom exemplo de como as perguntas modernas podem sensìvelmente ser acopladas de uma maneira que dê o respeito devido às grandes formulações do passado.”- Carl R. Trueman, professor da história da igreja e de teologia histórica, do Seminário Teológico de Westminster, Philadelphfia
" Os eruditos nos estudos do puritanismo estão cada vez mais alertas à variedade do movimento. A discussão cuidadosa de Milne fornecerá um recurso maravilhoso para a reavaliação critica da doutrina da suficiência das Escrituras dos puritanos”. -
Crawford Gribben, Trinity College, Dublin
_________________________

AUTOR:Garnet H. Milne.
ISBN: 9781842275214
SERIE: Studies In Christian History & Thought

Um comentário:

Ademir Moreira disse...

Muito interessante este post. Há, hoje, muita confusão no uso do termo cessacionista. Homens comos os Puritanos de Westminster não eram cessacionistas no sentido de negar qualquer atividade sobrenatural de Deus. Eram cessacionistas no sentido de que certos dons (extraordinários) cessaram quanto ao grande derramamento deles na era apostólica, sendo substituídos pelos dons ordinários que não são menos sobrenaturais do que os extraordinários. Por exemplo, a profecia revelacional extraordinária deu lugar a profecia iluminacional ordinária.

Abraços.
Que o Senhor nos abençoe para O servirmos segundo a Escritura ordena e não segundo tradições humanas (seja a tradição pentecostal ou a tradição racionalista) nos compelem.

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.