Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

DR. AUGUSTUS NICODEMUS, LANÇA UM MANIFESTO REFORMADO


"Não é preciso grande dose de perspicácia para constatar que, nas últimas décadas, muitos evangélicos se distanciaram dos postulados da Reforma Protestante. Não há preocupação com interpretar corretamente o texto bíblico, com os parâmetros da hermenêutica e com a ética cristã. Os escândalos se multiplicam e a credibilidade da Igreja Brasileira esmorece cada vez mais. Há pouco interesse pela educação teológica. Assim, a Igreja Evangélica no Brasil não consegue mais ser sal da terra nem luz do mundo. É muito mais influenciada do que influencia. Os prejuizos têm sido enormes para a evangelização e para o crescimento espiritual dos fiéis.


Ao redizir o espaço da teologia em seu modus operandi e sem os parâmetros da hermenêutica e da exegese biblica, vários segmentos evangélicos no Brasil concedem a seus lideres a livre interpretação do texto biblico, a multiplicação de novidades doutrinárias, uma criatividade questionável nos levantamentos de recursos financeiros e o emprego de manipulações na busca por mais adeptos.


Já há vários anos essa crise doutrinária e ética se alastra em grande parte do campo evangélico brasileiro. Nele encontra-se uma igreja capaz de mobilizar as massas, mas não a mente. De fato, o evangelho que se prega hoje em várias vertentes evangélicas brasileiras está muito distante daquele registrado nas páginas do Novo Testamento.


Com linguagem clara e muitas vezes contundente, o Dr. Augustus Nicodemus trata de assuntos como a neo-ortodoxia, o pluralismo religioso, a proposta de uma espiritualidade com base na mística medieval , questões quanto a autoridade e inerrância da Biblia Sagrada e o constante conflito entre o liberalismo teológico e a ordotoxia cristã. Temas, enfim, que causam controvérsias nos arraiais evangélicos.


O que estão fazendo com a Igreja é portanto, um alerta sobre a crise teológica e ética que assola a Igreja Brasilera" (Da orelha do livro).

Um comentário:

Ed de almeida disse...

Mas é exatamente isso que acontece quando se defende algo que não tem consistência, como o cristinismo...

Uma religião que começa com uma mentira do seu fundador ("Votarei antes que passe essa geração"), tem mesmo que sofrer desvio e cismas.

Deus é uma fantasia para sanar deficiências psicológicas de quem precisa de consolo, amizade, carinho e proteção. A moral exterior da bíblia é apenas um fraco substituto para quem não desenvolveu um superego sólido através da educação.

Deus é realmente um delírio! E o fato de muitos delirarem não faz disso uma verdade. Afinal, bilhões de moscas pousam no esterco, mas nem por isso eu e você queremos imitá-las, não é mesmo?

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.