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| Imagem da Confissão de Fé Congregacional | 
Por Inez Augusto Borges
Introdução
O que é confissão? O que é ser confessional? O que é 
confessionalidade? As duas primeiras palavras são encontradas em nossos 
dicionários de língua portuguesa e também em dicionários bíblicos. 
Entretanto, confessionalidade é um neologismo, ou seja, uma palavra 
recente para a qual não existe ainda uma definição gramatical rigorosa e
 não é encontrada nos dicionários. A palavra confessionalidade tem sido 
frequentemente utilizada no contexto acadêmico e aparece quase sempre 
associada a um adjetivo como, por exemplo, “confessionalidade 
presbiteriana”, “confessionalidade luterana”, etc.
Sendo assim, porque gastar tempo refletindo sobre este tema? Qual a 
relevância da compreensão sobre o significado dele? Será que a 
confessionalidade é algo realmente digno de ocupar o precioso tempo de 
estudo semanal em uma escola dominical? Ao final da lição, você poderá 
responder, por si mesmo, essas questões. Vamos ao estudo.
I. Definição de termos
a. Confessionalidade e seu contrário. Para entender o termo confessionalidade, será necessário entender o 
seu oposto – a laicidade, laicismo ou laico. Essas palavras, que também 
não são comuns em nosso vocabulário cotidiano, tem o sentido de 
autonomia em relação às confissões religiosas. O movimento pelo laicismo
 surgiu no século 16, no período do renascimento cultural. Tratava-se de
 uma busca pela ausência do controle religioso da política, das artes, 
das ciências e da educação. A ideia fundamental era que os cientistas, 
educadores, artistas e políticos deveriam trabalhar sem favorecimento ou
 perseguição decorrentes de ideias religiosas. A religião deveria ser 
reservada para ao espaço da vida privada e não poderia interferir nos 
negócios públicos. A existência dos Estados laicos, nos quais existe a 
liberdade de expressão da diversidade religiosa é uma conquista do 
movimento laico. O oposto do Estado laico é o Estado confessional, ou 
seja, o Estado ou país que impõem uma crença religiosa aos cidadãos. 
Grande parte dos países muçulmanos são exemplos dessa confessionalidade 
nacional.
A laicidade é entendida como secularismo. No âmbito político, a 
palavra adquire sentido de neutralidade, ou de conferir tratamento 
igualitário a todas as religiões e também ao ateísmo. O movimento laico 
prima pelo não envolvimento do religioso nos assuntos de governo, da 
mesma maneira que requer o não envolvimento do governo nos assuntos 
religiosos.
Embora o movimento laico seja importante para evitar favoritismos ou 
perseguições por razões religiosas, o próprio movimento descambou em um 
radicalismo confessional, pois acabou por negar a validade da religião e
 inclusive, tornou-se perseguidor e destruidor dos valores religiosos ou
 confessionais. Em nome da laicidade, passou-se a construir uma nova 
cosmovisão fundamentada na ideia de autonomia do ser humano. Francis 
Schaeffer afirma que muitos dos grandes problemas sociais do século 20 
estão ligados à destruição da família, à violência nas escolas públicas,
 à pornografia, permissividade e outros problemas morais resultantes da 
ausência de valores absolutos e o apego a esta visão de mundo, segundo a
 qual “a realidade final é matéria ou energia impessoal posta na forma 
presente pelo acaso impessoal” (A Igreja no século 21, pág. 166, Cultura
 Cristã).
O que Schaeffer denuncia é a transformação do laico em confessional. 
Segundo ele, a tentativa de libertar as diversas esferas públicas do 
poder religioso criou uma nova religião – a religião humanista – e esta 
se tornou tão ou mais opressora do que as formas anteriores de opressão 
religiosa. De acordo com Schaeffer, não há possibilidade de existência 
da atitude laica, pois ou se estará confessando que a fé religiosa é 
parte da vida, das decisões e das atitudes diante de todas as situações 
da vida, ou se estará confessando que a vida é uma série de 
fragmentações, uma colcha de retalhos, na qual a religião ocupa apenas 
uma posição periférica.
b. Confissão. A palavra confissão está relacionada, no grego, a um grupo de palavras (homologia)
 utilizadas com finalidade jurídica e comercial. Entre seus 
significados, destacam-se: concordar, reconhecer, admitir, declarar e 
prometer. O termo era primeiramente utilizado em um contexto de 
julgamento, no qual um homem concorda com a declaração de outro, concede
 ao outro o reconhecimento de que esse outro está correto, está falando a
 verdade e tem, portanto, o direito de atribuir a punição merecida. 
Confessar significava concordar que a penalidade seria justamente 
atribuída e se comprometer a cumpri-la. Confessar implicava assumir 
consequências.
Ao reconhecer uma dívida e prometer que o pagamento será feito, a 
palavra possuía um sentido jurídico e comercial. Admitir que é devedor 
não teria sentido se não houvesse disposição de assumir as consequências
 desse reconhecimento e efetuar o devido pagamento.
O emprego religioso da palavra confissão é posterior à sua utilização
 no contexto dos tribunais. Neste caso, o homem, por meio de juramento, 
entra em um relacionamento de aliança com a divindade. Assim, o termo 
confissão é transferido de uma confissão solene de mau procedimento 
diante de um tribunal, para a confissão de pecado diante da divindade. 
Na Septuaginta, tradução grega do Antigo Testamento, o conceito de 
confissão é utilizado cerca de 120 vezes, geralmente como tradução de 
palavras hebraicas que significam louvar e confessar. Às vezes se 
emprega com termos que devem ser entendidos conjuntamente, ou seja: dar 
louvor, reconhecer com louvor, confessar com louvor, adorar com cânticos
 (2Sm 22.50; Sl 7.17, Sl 18.49-50),   cantar louvores, agradecer e 
celebrar (1Cr 16.4; 29.13; 31.2; Sl 106.47).
c. Confissão e confessionalidade. Podemos agora relacionar a palavra confessionalidade com o que foi 
dito sobre confissão. Confessionalidade é um conjunto de crenças, 
princípios, símbolos e práticas que se explicitam na vida de uma pessoa 
ou instituição. É a atitude de assumir e confessar como valioso um 
conjunto de valores, princípios de conduta e também respostas para os 
questionamentos da vida. Consideremos que “confissão” seja a aceitação 
de algo como verdadeiro e valoroso, bem como a proclamação ou declaração
 de que esse “algo” é significativo e digno de ser aplicado à nossa 
experiência de vida. Sendo assim, a confessionalidade terá então o 
sentido de um estilo de vida, fundamentado nos valores escolhidos para 
direcionar a prática pessoal, familiar, profissional, social e 
espiritual.
A confessionalidade se aplica à vida do indivíduo da mesma forma como
 pode ser aplicada à uma instituição educacional, religiosa, 
filantrópica, esportiva, etc.
II. Ser humano é ser confessional
Assumimos, neste contexto, que a palavra confessionalidade é um 
substantivo abstrato, assim como bondade, beleza, vaidade, vivacidade, 
etc. Substantivo abstrato é aquele que nomeia algo que depende de outro 
algo para se manifestar ou existir. Por exemplo, ninguém pode ver a 
beleza como tal, pois somente podemos contemplá-la em algo que é belo. 
Por isso, beleza é um substantivo abstrato. Do mesmo modo, a 
confessionalidade não pode ser vista de forma desvinculada de um ser 
confessional.
Podemos fazer uma aproximação ao termo, enfatizando que 
confessionalidade designa a tendência do ser humano em sua busca de 
sentido e de explicação para sua própria existência, assim como para a 
existência do universo e a origem e sentido da vida. O ser humano é um 
ser confessional. Isto significa que todo ser humano confessa (acredita e
 afirma) algo sobre si mesmo e sobre o universo.
A confessionalidade é, portanto, a impossibilidade da neutralidade. O
 ser humano não consegue deixar de formular questões ou aceitar, 
impassivelmente, respostas que são impostas a ele. A confessionalidade 
está ligada à própria racionalidade humana. Por se tratar de um ser 
racional, que precisa justificar sua própria existência, é possível 
admitir que todo ser humano possui um conjunto de crenças que constituem
 sua confessionalidade. A confessionalidade está ligada à identidade. 
Aquilo que confesso como sendo verdadeiro para mim, define quem eu sou, 
com quem me relaciono e com quem eu rompo.
III. Toda confessionalidade tem consequências
Francis Schaeffer afirma que os humanistas compreenderam muito bem a 
impossibilidade da neutralidade. Eles reconheceram, antes que os 
cristãos modernos, que a forma como interpretamos a realidade produz 
resultados na realidade. Não é possível viver como se Deus existisse e 
se importasse com tudo o que você faz e, ao mesmo tempo, viver como se 
ele se importasse apenas com a parte religiosa da sua vida. A visão 
laica da realidade se transformou em uma confissão radical sobre a não 
existência de Deus, sobre a centralidade e supremacia da razão humana. 
Dessa forma, segundo Schaeffer, o homem se perdeu. A confessionalidade 
materialista não dá conta de explicar o ser humano, pois o reduz a muito
 menos do que ele é. Ao afirmar que a realidade final é apenas 
“matéria-e-energia-ao-acaso” esta confissão materialista não encontra a 
mínima sustentação necessária para desenvolver um conceito de dignidade 
humana, de sociedade justa, de legalidade ou justiça. Tudo se 
relativiza. Em lugar de reconhecer a dignidade do ser humano, essa visão
 de mundo o vê apenas como um animal intrinsecamente competitivo sem 
nenhum princípio ou motivação que vá além da seleção natural.
Em termos educacionais, por exemplo, a laicidade, ou não 
confessionalidade, tem sido o clamor dos países que se reconhecem como 
cristãos. Embora a liberdade de expressão religiosa seja a indispensável
 base da liberdade e justiça social, na maioria dos países cristãos 
europeus e nos Estados Unidos da América, a autonomia da educação em 
relação à religião resultou em proibição do ensino religioso nas escolas
 e, por fim, a expulsão de Deus dos textos e das práticas escolares.
O ensino a respeito da evolução leva crianças, adolescentes e jovens a
 considerarem a si mesmos e aos demais seres humanos como destituídos de
 qualquer dignidade intrínseca à condição humana. Afinal, que dignidade 
pode haver em seres que são vistos apenas como semelhantes a brutos 
irracionais?
IV. A confessionalidade cristocêntrica
A confissão cristã deve ter Cristo como centro, como Senhor e 
Salvador. Colossenses 1.13-20 é uma maravilhosa confissão de fé no 
Cristo vivo, que estava com o Pai no princípio da Criação, que sustenta 
todas as coisas, e que se deu por todos nós, na cruz do calvário. O 
reconhecimento dessas verdades espirituais não pode ser algo apenas 
intelectual. É obra do Espírito Santo de Deus. É ele quem nos convence 
do pecado, da justiça e do juízo. E é também ele quem nos faz lembrar de
 tudo o que o Senhor Jesus nos ensinou por meio de sua Palavra 
registrada nos Evangelhos e também por meio de seus atos de amor e 
santidade. Confessar que Jesus Cristo é tudo o que o texto de 
Colossenses nos ensina que ele é, exige mudança de vida, exige 
transformação da mente, dos sentimentos e do comportamento em relação a 
Deus, ao próximo e em relação a nós mesmos e aos nossos dons e 
responsabilidade perante Deus e os homens. A confessionalidade cristã 
exige prática cristã, ou seja, exige prática que imite a Cristo.
Os cristãos primitivos tinham o adequado conhecimento do que era a 
confissão cristã. Confessar que Jesus Cristo é Senhor implicava negar 
que César é senhor. Implicava disposição para enfrentar os riscos da 
confissão. Implicava também aceitar as responsabilidades decorrentes 
dessa confissão. Os cristãos entenderam que deveriam ser servos uns dos 
outros, que não deveriam temer a morte, pois haviam recebido a promessa 
da vida eterna em Cristo Jesus. Paulo confessou que preferia a morte, 
para estar com Cristo. Os resultados da vida prática confirmando a fé é 
um bom exemplo do que era entendido como confissão. Eles diziam que 
Jesus Cristo é Senhor. Então, viviam como servos desse Senhor e não como
 donos de sua própria vida, de seu próprio tempo, de seu próprio 
dinheiro. Eles sabiam que prestariam contas a este Senhor. Eles 
confessavam ser uma família, assumiam que eram irmãos em Cristo. Então, 
viviam em comunidades, repartindo entre si o pão, o abrigo, o ensino, o 
sofrimento e as alegrias. Eles se regozijavam na comunhão e no partir do
 pão. Eles oravam juntos. Eles serviam juntos.
Conclusão
A confessionalidade cristã, conforme expressa na Bíblia, exige 
assumir publicamente a crença de que Deus é criador do universo, que o 
ser humano foi criado por Deus para o louvor da sua glória, mas que 
pecou e é réu de morte, digno do inferno, tendo necessidade de redenção 
que somente pode ser propiciada pela graça e misericórdia reveladas no 
sacrifício de Jesus Cristo em nosso lugar.
Este conjunto de crenças é, na verdade, uma só. Dela deve derivar uma
 postura diante da vida, que tem consequências não apenas para a 
salvação eterna, mas para a vida diária, para os relacionamentos, para a
 escolha profissional e conjugal, etc. Se cremos que nossa vida foi 
planejada por Deus para resultar em glória ao seu próprio nome, não 
podemos vivê-la como se fossemos donos de nós mesmos ou como se fôssemos
 animais racionais em competição com outros, sem um propósito mais 
elevado para nossa existência.
Aplicação
Que tal reavaliar sua confessionalidade e sua prática diária? Como 
você pode se descrever como alguém que é confessional? Que Deus o dirija
 em um novo posicionamento em todos os contextos nos quais ele mesmo tem
 colocado você, para que você seja sal da Terra e luz do mundo. Amém.

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