Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

sexta-feira, 10 de maio de 2013

AS HERESIAS ABERRANTES DO AMIGO DE MALAFAIA: MYLES MUNROE

   Por Gilson Soares dos Santos

Do blog: Gilson Soares



Olá queridos leitores do nosso blog, hoje trago para vocês as refutações do Pr. Paulo Romeiro ao livro “Como compreender o Seu Potencial, a Descoberta do Verdadeiro Eu”, escrito por Myles Munroe e publicado por Koinonia Comunidade e Edições, 1993. Segundo Romeiro, o livro tem problemas doutrinários do começo ao fim, e ele pontua alguns desses problemas doutrinários, apresentando as refutações bíblicas:







"Assim, Deus criou você para ser onipotente" (p. 23).



Resposta bíblica: Não encontramos em qualquer parte da Bíblia que Deus tenha criado alguém para ser onipotente. A onipotência é um atributo exclusivo e incomunicável da deidade. Observe as palavras de Jesus: "Mas ele respondeu: Os impossíveis dos homens são possíveis para Deus" (Lc 18:27). Veja ainda Jó 42:2.



"Acreditamos que nós não servimos para nada ou que não temos valor. Jesus disse: 'Nada disso. Eu vim para mostrar a você que você é mais do que você pensa que você é"' (p. 25).



Resposta bíblica: Alguém pode até pensar que eu estou sendo chato demais ao destacar esta frase do livro para refutá-la à luz da Bíblia. Entretanto, o autor faz algo extremamente perigoso, exegeticamente falando. Ele coloca palavras nos lábios de Jesus. De onde ele tirou estas palavras? Não há qualquer lugar na Bíblia onde Jesus tenha dito isto. Trata-se portanto de revelação extrabíblica. Ora, se alguém começa a fazer isso e não é questionado, a pessoa poderá ir longe demais e outros seguirem o seu mau exemplo.Aqui vemos que Myles acrescenta ao texto bíblico e isto é biblicamente inaceitável.



"A maioria de nós quer ser como Jesus. Isso não é o que Deus quer. Deus quer que nós sejamos como Cristo. Jesus veio para nos mostrar como Cristo se parece quando ele surge em forma humana" (p. 28-9).



"Jesus foi a manifestação humana do Cristo celestial" (p. 29).



"Quando queremos encontrar Cristo, Deus nos mostrará a Igreja. Entretanto, nós não podemos aceitar isso, porque acreditamos que Cristo está no céu. Não, ele não está. Jesus está no céu" (p. 29).



Resposta bíblica: O autor comete erros gravíssimos com as declarações acima. Primeiro, ele divide a pessoa do Senhor entre Cristo e Jesus. Isto está mais para os ensinos da Nova Era do que para a teologia bíblica. Em Cristo há uma só pessoa com duas naturezas: a divina e a humana. A Bíblia diz que Jesus é o Cristo (Lc 2:11) e morreu como o Cristo (Rm 14:9 e 1 Co 15:3). Segundo, ao afirmar que Cristo não está no céu, o autor contradiz a Palavra de Deus em Romanos 8:34 e Colossenses 3:1.



"O corpo de Lúcifer foi criado com tubos internos para que toda a vez que ele levantasse uma asa, um som saísse na forma de música (...). Assim que ele começava a abanar suas asas os anjos começavam a cantar" (p. 43).



Resposta bíblica: Que absurdo! Onde está isto na Bíblia? Esta é a falácia da revelação extra-bíblica (um dos exemplos disso tem acontecido nos seminários de batalha espiritual, onde nomes de demônios que não estão na Bíblia são ensinados por revelação) ou do argumento do silêncio (um exemplo aqui é a especulação que alguns fazem sobre a vida de Jesus dos doze aos trinta anos de idade. Desde que a Bíblia não diz qualquer coisa a esse respeito, acabam criando suas próprias histórias). Ora, todas as nossas regras de fé e prática devem estar baseadas nas Escrituras. Onde e quando a Bíblia se cala, devemos nos calar também.



"Nós sempre existimos. No estado anterior, éramos invisíveis, mas mesmo assim já existíamos" (p. 82).

Resposta bíblica: Esta é mais uma declaração que contraria o ensino das Escrituras. Aliás, os mórmons também crêem na mesma coisa, na preexistência do ser humano. Ao contrário do que diz o autor, a Palavra de Deus declara em Zacarias 12:1: "Fala o SENHOR, o que estendeu o céu, fundou a terra e formou o espírito do homem dentro dele". Veja ainda 1 Coríntios 15:46, que também refuta tal crença errônea: "Mas não é primeiro o espiritual, e, sim, o natural; depois o espiritual".



(Romeiro. Paulo, Evangélicos em crise: decadência doutrinária na igreja brasileira. 4ed. São Paulo: Mundo Cristão, 1999)

26 comentários:

Apologeta disse...

Amado Pastor Gomes, paz do Deus Vivo! REalmente eu tenho sido profundamente edificado pelo seu blog, que é um dos melhores que acesso (apesar da pouca quantidade de comentários aos seus artigos).

Excelente artigo amado irmão. CContinue assim. Deixo-te a exortação bíblica que o Senhor concedeu a Paulo: "Não temas, mas fala e não te cales." (Atos 18:9)

Apologeta

JOELSON GOMES disse...

Obg meu caro irmão Apologeta, Deus o abençoe e volte sempre.

Anônimo disse...

Olá, vi esse blog por indicação de um pastor.
Logo que conheci as pregações do pregador Monroe fiquei muito impressionada,tenho muitas pregações dele. No entanto, concordo com os comentários feitos por essa postagem, muito obrigada! devemos ter cuidado para não sermos seduzidos por teorias errôneas e procurar sempre fundamentação bíblica. Deus abençoe.

Anônimo disse...

Seus comentários são fracos. Você é um cara frustado e vive as custas de falar dos outros. Deve ser mais um do Bolsa Família ou MST, que recebe para tumultuar e difamar os outros

Anônimo disse...

Os comentários de munroe são convincentes sim, ele mostra que o ser humano pode se desenvolver muito mais seu potencial com base na biblia

Anônimo disse...

Olá querido blogueiro do graça plena!
Entendo seu ponto de vista e de todos que postaram os comentários te apoiando. É uma pena que os que estão aprofundados nas águas da religião não consigam entender e nem compreender os ensinos de Myles Munroe. Para compreendê-los é preciso abandonar toda teologia com fundamentação católica.Também estive cego assim e fui liberto e hoje vivo em liberdade.Como ensina Paulo em Gl 5 ( foi para a liberdade que Cristo vos libertou).
Um conselho de Paulo : Rm 12:1-2 ( transformai-vos pela renovação do vosso entendimento). Um abraço a todos e a graça de Deus seja sobre todos !

Anônimo disse...

2 corintios 4:4 O deus deste século cegou os entendimentos dos incredolos ( religiosos, cativos de intendimentos, ) para que não resplandeça a luz do evangelho da glória de Deus.

O diabo teme que cada um de nos sejamos o quem relmente somos e o que podemos fazer.

Se você quer servir a Deus na plenitude abra sua mente e receba uma tranformação por completo. E saiba reter o que é bom...

Myles é um mestre dos ultimos dias , que deus continue abençoando a ele e a toda sua familia.

Anônimo disse...

Acabei de ler este livro em inglês. Conheço ele pessoalmente e vou a todas as palestras dele nas Bahamas. Talvez, a pessoa que fez a tradução deste livro não foi uma pessoa com entendimento e por isso algumas partes traz sentenças que Dr. Myles não falou.

Nós somos parte de Deus mas porém debaixo Dele. E por isso temos todo o potential de fazer, de expor o nosso proposito neste mundo.

Suede Santos disse...

Bezerros de ouro são expostos pelo extremismo de seus admiradores. Os caras falando que o argumento biblico é fraco e refutando o irmão do blog com palavras humanas de sabedoria humana. É o cúmulo.

Anônimo disse...

Quem esta ligado com o espirito santo e ora com sabedoria de depedencia de Deus.Creio que o senhor nao o deixara se enganar vigiai pois ate os escolhidos serao enganados,peco graca e misericordia de Deus,e retenho o que e bom o que nao e me calo e entrego ao senhor que copete fazer o Juizo e nao nos.

Anônimo disse...

Senhores os pastores Myles Munroe, e Malafaia ambos são maçons e seus compromissos não são com o reino de Deus e sim com MAMON.

Anônimo disse...

A Biblia é a mãe de todas as heresias, sim porque todos os cristãos e todas as denominações afirmam com convicções suas doutrinas e convições religiosas. Para cada época ou tempo ela pode ser interpretada de uma forma. Ouve um tempo que o clero católico proibia o povo de lê-la. A mensagem maior da Biblia é o amor ao próximo. Portanto ao ler a Biblia,a pessoa deve despir-se de conceitos ou dogmas e descobrir Sua essência. Ao dizer que a biblia é mãe de todas as heresias, não a deprecio e nem vulgarizo-a. Ela é a palavra de Deus que deve ser interpretada a partir da pessoa de Jesus que deve ser a sua chave hermenêutica para separar o contexto histórico o joio do trigo. Ela foi escrita em épocas diferentes.Dr Myles foi um pensador e filósofo. Seus procurarm auxiliar o ser humano a desenvolver suas potencialidades nelas, ainda dormentes. Dizer que isso é antibiblico ou pecaminososo demonstra da parte de quem critica seus escritos no minimo falta de conhecimento mais acurado sobre o tema que é fartamente ensinado na Biblia. Apenas para opinar. Abraços a todos por aqui.

Anônimo disse...

Existe vários graus de entendimento de um assunto, talvez a linguagem dele Melys, seja muito particular, mais merece uma pesquisa. As vezes uma pessoa não consegue passar algo na linguagem de terminado publico, coisa que Jesus sabia muito bem fazer, falar pra qualquer pessoa simples ou doutor. O que não for ante cristo, pode ser uma revelação. Mais ele pode estar certo ou não. Temos que ser cristãos e não religiosos. Mais só Melys pode realmente esplicar tudo isto.

Anônimo disse...

Não acho que Melys seja herege, a linguagem dele é que é de um ponto de vista particular, de um ângulo que ele tem da escritura e sua comunhão com Deus, há muitas coisas que Deus pode revelar e o Espírito Santo de Deus confirmara aquilo que é de Deus ou equívoco, ele pode ter exagerado nas exportações ou não ter explicado os detalhes da situação apresenta, sim devemos vigiar mais também analisar e não jogá-lo mais o conteúdo da pregação, porque se for exclui por erro teológico não vai sobra nenhum, .

franquia popular disse...

Tenho o livro e todos os textos indicados pelo Sr não Tem no livro. Talvez o livro q esteja falando é outro.

Anônimo disse...

O Evangelho do Reino foi o único assunto que Jesus pregou. Ele não falava abertamente á multidão, a não ser por parábolas pra que ouvissem mas não compreendessem. Apenas os discípulos entendiam. Estamos vivendo numa geração em que nunca antes ouvimos falar tanto de Reino. É tempo de deixarmos de ser multidão e passarmos a ser Discípulos! Venha a nós o Seu reino e seja feita a Sua vontade! Que o Pai venha revelar o mistério do Reino a vocês, e entreguemos nossas vidas por completo nas mãos do Senhor. Buscai primeiro o Reino de Deus, e essas outras coisas lhe serão acrescentadas. Amém

Anônimo disse...

Que homens ignorantes, Myles era um homem de Deus, e muito ingido, deixem de serem
invejosos, a palavra de Deus é para edificar

Unknown disse...

A bíblia diz meu caro que o homem foi criado primeiro para depois ser formado do pó da terra. Primeiro ele foi criado imagem e semelhança de Deus, isso no invisível. Se o homem foi criado imagem e semelhança de Deus, isso não quer dizer que ele é onipotente como Deus é?
Somente após a queda que ele perdeu essa imagem e semelhança, mas antes ele era sim como Deus.
Jesus veio para nos conduzir novamente a essa imagem, como diz em Romanos.

E qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder,
Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus,
Efésios 1:19,20

Anônimo disse...

amados irmao permitam me dar a minha opiniao, encontrei o blogue quando procurava algum material sobre o falecido pastor monroe, eu nao estou de nenhum lado pois ainda estou a crescer no conhecimento do nosso Deus, eu acho que o autor do blogue se realmente o que ele escreveu retirou do livro, ele apresenta mais fundamentos bi
blicos apresentando os verciculos. acho que devriam fazer o mesmo quando forem defender ou contrariar os ensinamento do pastor monroe.

Unknown disse...

Nossa !! Volta pra escola filho. Quem não se assenta pra aprender nunca se levanta pra ensinar.(Josué Goncalves).
Pare de escrever asneiras. Se você não tem nada a ensinar fica escutando seus ensinos. Pegar frases isoladas do livro é como pegar textos isolados da bíblia pra criar heresias. Se você não foi bem sucedido na vida não sinta inveja de quem foi. Quais são seus livros? Quem é você? Quantos pastores de seguem? Pelo que eu saiba 400 pastores seguiam o myles só nos EUA. Será que todos eles estão sendo enganados? Eu acho que você deveria aprender a estudar primeiro pra depois fazer comentários. Estude meu filho. Mas sem inveja dos grandes mentores de Deus.

Unknown disse...

Kkkkkkk para a ficar na Internet sua cabeça ta cjeia de porcaria filho!

Unknown disse...

Nossa !! Volta pra escola filho. Quem não se assenta pra aprender nunca se levanta pra ensinar.(Josué Goncalves).
Pare de escrever asneiras. Se você não tem nada a ensinar fica escutando seus ensinos. Pegar frases isoladas do livro é como pegar textos isolados da bíblia pra criar heresias. Se você não foi bem sucedido na vida não sinta inveja de quem foi. Quais são seus livros? Quem é você? Quantos pastores de seguem? Pelo que eu saiba 400 pastores seguiam o myles só nos EUA. Será que todos eles estão sendo enganados? Eu acho que você deveria aprender a estudar primeiro pra depois fazer comentários. Estude meu filho. Mas sem inveja dos grandes mentores de Deus.

JOELSON GOMES disse...

Altenyr, por isso que a igreja americana está do jeito que está, uma maravilha. Cheia de falsos profetas, e mercadores da fé. Mas, por ter no mundo obliterados como vc, é que pessoas do tipo MYles se criam. Enquanto o analfabetismo biblico campear pessoas como vc defenderão falsos profetas como esses. Volte sempre e procure uma igreja protestante, eu nao disse evangelica, eu disse protestante.

Unknown disse...

O Diabo caiu do ceu por causa de inveja malys muito sabio e fiel a Deus ele é. Muito dedicado ao Senhor samo 82_6 vos sois Deuses o homen sera semelhante a Jesus quando ele voltar ta na biblia ele sempre dera Deus sobre todos na gloria depois do arrebatamento e sobre lucifer Ezequiel 28_13 o capetao era sim mestre dos mestres da musica aferidor da medida ensinava fazia musica dentro dele ta la hoje ele faz morte contenda e este blogue é. Inveja demos falar da graçs e da salvaçao e orar muito o lucifer hoje diabo ta enganando ficar firme ta cheio de maldizentes no inferno converta. Cara do bloque seja crente nao maldizente

Unknown disse...

Kkk, Deus é brasileiro? Como esta a igreja brasileira?

D32KS disse...

Tenham cuidado com as traducoes e interpretacoes literais e espirituais... Faz com que gente entenda errado o pensamentos dos outros ate mesmo da propria biblia e da vida... a salvacao e individual, se nao fores salvo nao porque alguem te desviou mais sim por tuas escolhas... E isso que Deus deu ao Adao desde o principio... O Poder de escolher...

... Tao Profundo e o engano de um Homem...

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.