Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

domingo, 31 de março de 2013

O CAMINHO DA RESSURREIÇÃO- SERMÃO DE PÁSCOA



Por Joelson Gomes


Introd.

·         O dia da ressurreição de Cristo foi o dia do recomeço. E hoje esse recomeço continua acontecendo para qualquer pessoa que trilhar o caminho da ressurreição. Sim, a ressurreição tem um caminho.
·         Os benefícios da ressurreição chegarão a qualquer pessoa que passar por esse caminho. Maria Madalena passou na trilha da ressurreição e foi transformada. Você também pode ser.
·         Qual o caminho da ressurreição? Maria vai nos mostrar agora.



I-                   PROCURAR VER O RESSUSCITADO (11-14).

a)      11- Tudo começa quando Maria foi de manhã ao sepulcro tentando achar Jesus. Buscar Jesus é sempre o inicio de tudo. Não achando ninguém ali, assustada foi chamar os outros apóstolos (20.1-2). Alguns a seguem e também não acham nada no sepulcro e vão embora, mas Maria fica (20.11). Ela queria ver o ressuscitado, mas Ele não estava lá. Ela chora.

b)      11- E aqui, no meio de sua desesperança ela faz uma coisa certa, enquanto chora se abaixa para “olhar” dentro do túmulo.

Ø  Aprenda, a tristeza não pode atrapalhar a visão, não pode tapar os olhos. Note que tudo só começou quando ela no meio do choro “olhou”.

Ø  12- Aprenda, às vezes quando em meio das tristezas a gente olha esperando encontrar a morte (ela olhando dentro do túmulo), sem muita esperança, apenas querendo responder algum questionamento (onde estava Jesus), encontramos a mensagem da vida (os anjos: mensageiros).

c)      13-14- Como ser humano que têm altos e baixos ela fez uma coisa errada. Ela dá exemplo quando em meio a tristeza e o choro levanta-se para olhar, mas ela não presta atenção em Jesus tão perto.

Ø  Aprenda, as vezes Jesus está bem perto e a gente continua procurando. Se lesse as Escrituras teria a palavra dEle, mas prefere procurar fora. A promessa de Cristo aos seus foi: “estou com vocês sempre” (Mt. 28.20; Hb. 13. 5-6).

d)      Suas lágrimas não lhe impediram de procurar; olhar; mas suas lágrimas impediram de ver. Ela chegou no lugar certo, na hora certa, teve a atitude certa, mas não via a salvação.

Ø  Aprenda, nem sempre estar no lugar certo quer dizer que se ache as respostas. É preciso estar atento não ao lugar, mas ao nome certo: Jesus Cristo. Só vê o ressuscitado quem está com os olhos do coração bem abertos, atentos para aceitá-lo como salvador, sacrifício pelos seus pecados, morto e ressuscitado ao terceiro dia. Você quer ser salvo, conheça Jesus na cruz, aceite o sacrifício de Jesus na cruz.

II-                RECONHECER A VOZ DO RESSUSCITADO (15-16)

a)      15- Esta passagem nos é muito importante, pois mostra didaticamente que é possível uma pessoa ouvir ir procurar Jesus, ouvir Jesus falar, e mesmo assim não reconhecer sua voz. Sim, está tudo certo, mas no final dá errado. Ela procura Jesus, acha, mas não o escuta, não o reconhece. Confunde a voz de Cristo com o jardineiro.

b)      16- Mas a Escritura diz que as suas ovelhas Ele as conhece pelo nome (Jo. 10. 3-4, 27). E a ovelha verdadeira quando dá atenção a voz do pastor reconhece-na. Veja o que acontece aqui:

1-      Jesus falou? Sim (15);
2-      Maria reconheceu de cara? Não.

Ø  Aprenda, o fator chave para a ovelha reconhecer a voz de Cristo não é só Ele falar, mas é a ovelha está atenta. Ela só reconheceu quando prestou atenção na voz que lhe chamava. (16)


III-             ANUNCIAR A PALAVRA DO RESSUSCITADO (17-18).

a)      17- Achar o ressuscitado tem implicações, e Maria ainda tem um passo a dar no caminho da ressurreição, pois quem acha o ressuscitado está apenas no começo, não terminou a missão. Aqui temos a prova cabal da vocação do crente. Todo crente que acha o ressuscitado Jesus tem uma função a desempenhar: anunciar (vai ter com os discípulos e dize-lhes; anuncia-lhes).

b)      17- Mas, esse anúncio tem suas particularidades, ela não deve sair e anunciar qualquer coisa, mas anunciar o ressuscitado: Cristo. A mensagem é Cristo.

c)      18- E também não é para anunciar Cristo de forma genérica, do tipo, falou em Jesus está bom, não, isso não é evangelho. Ela deveria anunciar as palavras dEle.

d)      Agora veja que a transformação acontece: ela buscou Cristo; ouviu Cristo. Veja que ela chegou incerta (20.1-2, 13), e saiu certa para anunciar (20. 16, 18).


CONCLUSÃO

 A Páscoa; a morte e ressurreição de Cristo nos chamam a:

Ø  Ver o ressuscitado- notá-lo em todos os momentos. Na tristeza Maria saiu para ver Jesus.
Ø  Reconhecer a voz do ressuscitado- Não é só ver a imagem que basta, note que foi preciso estar atenta para reconhecer a voz de Cristo. Está no lugar da voz depende de deslocamento geográfico, reconhecer a voz depende da posição do coração.
Ø  Anunciar a palavra do ressuscitado- nenhuma outra voz transforma pranto em festa, só a de Cristo. E quem encontra cristo sempre sai par anunciá-Lo.
Ø  Ver a Cristo; reconhecer a voz de Cristo; anunciar a Cristo, esse é o caminho da ressurreição. Você não quer ressuscitar hoje? Escute a Cristo.

______________
*Sermão pregado na 1a igreja Congregacional de João Pessoa/PB, em 31/03/2013

2 comentários:

Unknown disse...

Segundo o TANACH a vinda do MESSIAS será em uma única vez então sem essa de morte e ressureição de cristo isso não passa de bla bla bla para enganar os incautos cristãos.
Só existe UM E não dois nem tres, e o unico filho do ETERNO chama-se ISRAEL. (EXODO 4 (22).


JOELSON GOMES disse...

Só faltou você mostrar onde e em que hermeneutica vc se baseia.

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.