Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

O MELHOR DE 2012


Fim de ano é hora de fazer listas e balanços, eu sempre faço um certo tipo de balanço cultural, são os livros, discos e filmes que mais gostei, que para mim foram o melhor do ano (lembrando que necessariamente o lançamento foi nesse ano, eu é que descobri em 2012). Assim aqui vai a lista de 2012.


LIVROS


     1-  OS EVANGELHOS PERDIDOS (Darrel Bock/ Thomas Nelson). Este foi um dos primeiros livros lidos em 2012 e realmente é muito útil. Bock desmancha a teoria de vez em quando usada por Barth Hemann e Elaine Pagel de que o cânon da Igreja é incompleto, que existem muitos livros que que os Pais da Igreja deixaram de fora por pirraça, discute a referência aos beijos de Jesus em Maria Madalena e tudo mais. Ótimo livro para quem gosta de introdução ao NT e história da Igreja.






   2-  O NASCIMENTO DOS DOGMAS CRISTÃOS (Bernard Meunier/ Paulus). Esse é um daqueles livros em que em poucas páginas o autor faz milagres. Meunier discute o nascimento dos dogmas cristãos (batismo, ceia, trindade, etc) de uma maneira tão didática que parece que você está em uma  sala de aula com ele. Altamente recomendado para os amantes de Teologia e História dos Dogmas.





    3-  HISTÓRIA DAS HERESIAS (Roque Frangiotti/ Paulus). Este texto de Frangiotti é obra única, não existe similar em portugues. Quer saber a origem do ebionismo, docetismo, quem foi Marcion, o gnosticismo, o arianismo, etc, este livro é para você. Indispensável para todo estudante de Teologia.








   4- SENHOR JESUS CRISTO (Larry Hurtado/Paulus & Academia Cristã). Esse para mim foi o lançamento de 2012. Um estudo de respeito (934 páginas) sobre como a Igreja Primitiva via Jesus e como Cristo era adorado nos primórdios da Igreja. Hurtado discute se o judaismo era mesmo monoteista, os livros primitivos sobre Jesus, as passagens mais representativas sobre a adoração a Cristo no NT, e muito mais. Será com certeza o livro texto dos seminários sobre o assunto por muitos e muitos anos. Obra única em português.



 FILMES.


        1- 007 OPERAÇÃO SKYFALL. Eu sou fã dos filmes de Bond, apesar de não ser cinéfilo quando sai um novo eu vou assistir. E o mais recente filme do agente mais famoso do mundo não decepciona. Só a abertura ao som da trilha cantada pelo fenômeno da música contemporânea Adelle já paga o ingresso. Se você não viu em 2012, veja em 2013.







DISCOS


     1- TUDO QUE É BONITO DE VIVER (Jorge Camargo/ 2011). O ano não foi muito bom em música (tem sido assim nos últimos), pouca coisa se aproveitou de lançamento. Por isso vou falar de um cd de 2011, esse disco magnifico de Jorge Camargo. Até os videos ficaram bons. Um dos melhores discos desse autor, destaque para Valsa Alegre  e O Amor é Assim Mesmo.




]
2-     TONYBENNET: DUETS II. Achei esse cd (que também não de 2012) pelo vídeo da música"Yesterday I Heard the Rain", cantada com Alejandro Sanz. Um disco espetacular. Bennet está fazendo esta série especial cantando com grandes nomes da música, o acabamento é muito fino, é um disco do detalhe. Destaque  para a música "Body and Soul", esta foi a última gravação de Amy Winehouse antes de morrer. 



O  resto de meu ano foi ouvindo coisas antigas, os novos não empolgaram.


Um comentário:

Caline disse...

Realmente, o filme de 007 foi o melhor de 2012. Um dos melhores filmes que assisti nos últimos dez anos. Perfeito! Aos amantes de James Bond e de filmes de ação em geral: altamente recomendável, você não pode deixar de assistir!

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.