Fim de ano é hora de fazer listas
e balanços, eu sempre faço um certo tipo de balanço cultural, são os livros,
discos e filmes que mais gostei, que para mim foram o melhor do ano (lembrando que necessariamente o lançamento foi nesse ano, eu é que descobri em 2012). Assim aqui
vai a lista de 2012.
LIVROS
1- OS
EVANGELHOS PERDIDOS (Darrel Bock/ Thomas Nelson). Este foi um dos primeiros
livros lidos em 2012 e realmente é muito útil. Bock desmancha a teoria de vez
em quando usada por Barth Hemann e Elaine Pagel de que o cânon da Igreja é
incompleto, que existem muitos livros que que os Pais da Igreja deixaram de
fora por pirraça, discute a referência aos beijos de Jesus em Maria Madalena e
tudo mais. Ótimo livro para quem gosta de introdução ao NT e história da
Igreja.
2- O
NASCIMENTO DOS DOGMAS CRISTÃOS (Bernard Meunier/ Paulus). Esse é um daqueles
livros em que em poucas páginas o autor faz milagres. Meunier discute o nascimento
dos dogmas cristãos (batismo, ceia, trindade, etc) de uma maneira tão didática
que parece que você está em uma sala de
aula com ele. Altamente recomendado para os amantes de Teologia e História dos Dogmas.
3- HISTÓRIA
DAS HERESIAS (Roque Frangiotti/ Paulus). Este texto de Frangiotti é obra única,
não existe similar em portugues. Quer saber a origem do ebionismo, docetismo,
quem foi Marcion, o gnosticismo, o arianismo, etc, este livro é para você.
Indispensável para todo estudante de Teologia.
4- SENHOR
JESUS CRISTO (Larry Hurtado/Paulus & Academia Cristã). Esse para mim foi o
lançamento de 2012. Um estudo de respeito (934 páginas) sobre como a Igreja
Primitiva via Jesus e como Cristo era adorado nos primórdios da Igreja. Hurtado
discute se o judaismo era mesmo monoteista, os livros primitivos sobre Jesus,
as passagens mais representativas sobre a adoração a Cristo no NT, e muito
mais. Será com certeza o livro texto dos seminários sobre o assunto por muitos
e muitos anos. Obra única em português.
1- 007
OPERAÇÃO SKYFALL. Eu sou fã dos filmes de Bond, apesar de não ser cinéfilo
quando sai um novo eu vou assistir. E o mais recente filme do agente mais
famoso do mundo não decepciona. Só a abertura ao som da trilha cantada pelo
fenômeno da música contemporânea Adelle já paga o ingresso. Se você não viu em
2012, veja em 2013.
DISCOS
1- TUDO
QUE É BONITO DE VIVER (Jorge Camargo/ 2011). O ano não foi muito bom em música
(tem sido assim nos últimos), pouca coisa se aproveitou de lançamento. Por isso
vou falar de um cd de 2011, esse disco magnifico de Jorge Camargo. Até os
videos ficaram bons. Um dos melhores discos desse autor, destaque para Valsa
Alegre e O Amor é Assim Mesmo.
]
2- TONYBENNET: DUETS II. Achei esse cd (que também não de 2012) pelo vídeo da música"Yesterday I Heard the
Rain", cantada com Alejandro Sanz. Um disco espetacular. Bennet está
fazendo esta série especial cantando com grandes nomes da música, o acabamento é
muito fino, é um disco do detalhe. Destaque
para a música "Body and Soul", esta foi a última gravação de Amy
Winehouse antes de morrer.
O resto de
meu ano foi ouvindo coisas antigas, os novos não empolgaram.
Um comentário:
Realmente, o filme de 007 foi o melhor de 2012. Um dos melhores filmes que assisti nos últimos dez anos. Perfeito! Aos amantes de James Bond e de filmes de ação em geral: altamente recomendável, você não pode deixar de assistir!
Postar um comentário