Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

sábado, 21 de julho de 2012

CURSO DE TEOLOGIA; PODEM ESTAR ROUBANDO VOCÊ


Por Joelson Gomes


Fazer um curso de Teologia nunca foi tão fácil, você faz uma busca na net por “Curso de Teologia” ou “Faculdade de Teologia”  e aparecem zilhões de páginas de “Seminários”, “Faculdades”, “institutos”, etc., recheadas de fotos de pessoas em pose de estudante retiradas da intenet.  Só que quando vejo algumas dessas “instituições” fico meio sem jeito, é um sentimento que não sei explicar diante de tanto disparate. Já me ofereceram bacharelado, mas segundo eles “curso de bacharel” em Teologia por 06 meses. Isso é impossivel. Quem trabalha com ensino teológico (eu trabalho com isso faz um tempo) nota de cara o desconhecimento até nas nomenclaturas. As pessoas que dizem ser diretoras dessas “faculdades” não sabem nem os nomes dos cursos que oferecem.

Quando você vai olhar as matrizes curriculares destas “faculdades”, segundo eles “grade curricular” (é mole?), aí é de dar dó. Estou num site de uma dessas instituições e vejam que eles oferecem uma disciplina chamada “Teologia de Deus”, você tem noção do que é a pessoa escrever uma aberração dessas? E tem mais, eles oferecem “pragmática cristã” e “angiologia”. Fico pensando: angiologia será algo relacionado a exames de coração (angioplastia)? Nesse “seminário” a descrição da matéria Antropologia é: pecado e salvação. Ora, a disciplina que trata do pecado é harmatologia, e a que trata da salvação é soteriologia. Antropologia trata do ser humano (veja o que estou dizendo aqui)Em um desses "seminários" tinha o curso de bacharel em Teologia e o curso "Graduado em Teologia". Sabendo eu que um bacharel já um graduado perguntei a diferença, não sabem qual é (veja exemplo aqui). Mas essas casas têm oferecido essas coisas e têm tomado dinheiro das pessoas sem noção. Os donos desses caça níqueis não têm escrúpulos, não se parecem cristãos. 

Certa feita conversando com um desses responsáveis por um curso assim, vi que em seu site estava no link de um curso de capelania um simbolo Adventista, relatei isso para a pessoa e perguntei se eles eram Adventistas, ela disse que não. Mandei ela olhar  e ela disse que não era. Um visivel desconhecimento do que falava. Não era uma faculdade Adventista, estava usando indevidamente um ícone Adventista, e não sabia disso (veja a imagem do curso de capelania.

Assim, temos no Brasil hoje um monte de gente com certos diplomas de formados em Teologia, mas que na verdade nunca entraram em um seminário de verdade, nunca estudaram uma disciplina teológica sequer, nunca leram um livro de Teologia. Pessoas que ou mal orientadas, ou enganadas por pessoas desse nível perderam tempo e dinheiro, e o pior, acham que estão formadas.

Urge uma lei nesse país que faça uma adequação nesses cursos, as pessoas precisam saber quem engana e quem sabe o que está fazendo. Tem faculdade dando credencial de pastor, de apóstolo, etc. É um Deus nos acuda. Virou uma zona que deve ser barrada antes que faça mais vítimas. Se você que está lendo estas linhas tem a intenção de estudar Teologia, e eu aconselho que o faça pois é muito salutar e todos os cristãos deveriam ter este conhecimento. Se fosse assim barrariam heresias e também seria menor a conta de muitos ditadores em empresas chamadas de igrejas, que não estão ensinando nada, mas  enchendo os bolsos. Faça isso, mas procure se informar bem onde você vai colocar sua mente e seu dinheiro. Cuidado com promoções imperdiveis. Cuidado quando dizem que você pode se matricular e não ir lá, e com 06 meses receber seu diploma “dôtor”. Cuidado quando tiver a foto de um desses enganadores da prosperidade no site recomendando o curso, devem ter levado “algum” para fazer isso, essa gente não dá ponto sem nó e nem boa noite de graça. Zele pela sua alma. 

Ao pensar em estudar procure uma de uma faculdade ou seminário que tenha tradição em educação teológica (são poucos no Brasil: Batistas, Congregacionais, Presbiterianos, Metodistas), que seja de uma denominação histórica séria, que tenha um corpo docente capacitado. Se informe, pergunte a alguém que entenda de educação, pois fazendo isso será muito melhor. E se você já perdeu dinheiro uma dessas “faculdades” de araque volte a estudar, pois se você tem o chamado precisa se preparar da maneira correta. Agora, não caia mais no “conto do pastor” da formação fácil e barata. 

Isso é muito sério, e alguém tem que fazer algo a respeito, não pode continuar como está.

6 comentários:

Cesar M. R. disse...

é deprimente, mas é a verdade!

Anônimo disse...

Depois de lé seu artigo lembrei-me uma historia interessante:

Convidada a fazer uma preleção sobre a crítica, a conferencista compareceu ante o auditório superlotado, carregando pequeno fardo.
Após cumprimentar os presentes, retirou os livros e a jarra de água de sobre a mesa, deixando somente a toalha branca.
Em silêncio, acendeu poderosa lâmpada, enfeitou a mesa com dezenas de pérolas que trouxera no embrulho e com várias dúzias de flores frescas e perfumadas. Logo após, apanhou na sacola diversos enfeites de expressiva beleza, e enfileirou-os com graça. Em seguida, colocou sobre a mesa um exemplar do Novo Testamento em capa dourada.
Depois, diante do assombro de todos, depositou em meio aos demais objetos uma pequenina lagartixa, num frasco de vidro. Só então se dirigiu ao público perguntando:
O que é que os senhores estão vendo?
E a assembleia respondeu, em vozes discordantes:
Um bicho!
Um lagarto horrível!
Uma larva!
Um pequeno monstro!
Esgotados breves momentos de expectativa, a expositora considerou:
Assim é o espírito da crítica destrutiva, meus amigos! Os senhores não enxergaram o forro de seda alva, que recobre a mesa. Não viram as flores, nem sentiram o seu perfume. Não perceberam as pérolas, nem as outras preciosidades. Não atentaram para o Novo Testamento, nem para a luz faiscante que acendi no início. Mas não passou despercebida, aos olhos da maioria, a diminuta lagartixa...
E, sorridente, concluiu sua exposição esclarecendo:
Nada mais tenho a dizer...
Quantas vezes não nos temos feito cegos para as coisas e situações valorosas da vida.

O problema é que existem sempre os críticos que opinam com o dedo em riste, que só sabem ver o lado ruim do outro e têm sempre uma palavra azeda, venenosa, na ponta da língua. Esses críticos ferrenhos e constantes são, em geral, pessoas negativas, agressivas, complexadas. Elas não criticam por amor, mas com arrogância, maldade, vingança e inveja. E, provavelmente, se ocupam muito da vida alheia, porque a delas é um eterno vazio.

Anônimo disse...

Muito me admirei de vosso artigo ilustríssimo homem de Deus pois o nome do Blog é Graça Plena e muitas coisas que vc posta não tem nada haver com Graça e muito menos plena. Voce seu artigo parece mais com um desabafo do que com um alerta. E ao após atacar Faculdades, Seminários e Institutos teológicos voce simplesmente, na coluna da direita está apresentando seu Seminário Teológico como único e sério. (vendendo seu peixe né?) Estranho não? Como voce generalizou e não poupou unzinho sequer, digo que no meu seminário teológico eu dou cursos grátis para obreiros carentes (por que eles existem), distribuo apostilas de instrução para jovens, casais, familias e dissipulados, não peço doações e ofereços cursos abaixo do valor do mercado sim, porque não acho correto oferecer cursos biblicos de teologia caros. Como sei que vc vai moderar esse comentário, deixo aqui uma palavra para voce. Não fique jogando pedra nos outros como se voce fosse o unico ser humano, nascido de Deus e ungido para fazer a coisa certa. Senão vai acabar sendo mais um Caio Fabio da vida.

JOELSON GOMES disse...

Anônimo, não deveria publicar teu comentario, pois quem n tem coragem de mostrar a cara n merece respeito. Mas para te responder publico. Vc ao que parece n entendeu nada do que escrevi e não tem noção do seja curso teológico. Quanto ao julgar vc sem noção faz o que condena, pois termina julgando Caio Fábio. Anônimo, em boca fechada n entra mosquito, então para não dizer bobagens fecha a tua. Volte sempre.

Edinei Siqueira disse...

Caro Joelson,

Compartilho da mesma preocupação sua, com respeito a facilidade com que se consegue um "Diploma" de teologia, hoje em dia. Também tenho consultado alguns sites que oferecem cursos teológicos e tenho ficado espantado com o que tenho visto. Uma das coisas que mais me preocupa é quando vejo propagandas do tipo: "Curso de pastor". Pelo que eu saiba, para ser pastor tem que ser chamado, o curso não faz o pastor, mas o pastor fará o curso para se preparar para a obra do ministério.
Por outro lado, as instituições ditas sérias, cobram um absurdo por um curso teológico. Aí, não adianta reclamar dos seminários rasos, se o acesso aos seminários gabaritados é privilégio de poucos. Existem muitos irmãos vocacionados que gostariam de cursar um curso regular de teologia, mas são impedidos pelo valor exorbitante que é cobrado em algumas Faculdades.
Eu, particularmente, há muito tempo venho sonhando em fazer mais um bacharelado e em seguida um mestrado em Teologia, mas tenho sido impedido pela falta de recursos. confesso que muito do que tenho aprendido tem sido através de livros (por ser auto-didata).

Aproveitando o ensejo, gostaria de saber se você conhece alguma instituição séria que oferece curso pela internet.

Edinei

JOELSON GOMES disse...

Ednei, realemnte é dificil. Aqui em João Pessoa nossos seminarios bons não caros, temos três instituições de respeito aqui:Betel, Congregacional, Juvep e os preços são acessiveis. Quanto a estudar online eu não conheço, mas deve ter sim. Estamos pretendendo no nosso seminario abrir um Médio em Teologia online, se avançar pode se transformar em Bacharelado. Deus abençoe e volte sempre.

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.