Enfatizando a Experiência do Batismo com o Espírito
Agora o lado positivo que quero dizer acerca do ensino pentecostal
moderado (representado pelos Bennets) é que é correto destacar a realidade experiencial
de receber o Espírito. Quando lemos o Novo Testamento de maneira
honesta, não podemos evitar ter a impressão de uma vasta diferença de
muitas experiências cristãs contemporâneas. Para os cristãos do NT o
Espírito Santo era uma realidade de experiência. Para muitos cristãos hoje é realidade de doutrina.
Certamente a renovação carismática tem algo a nos ensinar aqui. Em
igrejas sacramentais o dom do Espírito Santo é virtualmente equiparado
ao batismo nas águas. No evangelicalismo protestante é equiparado ao
trabalho subconsciente de Deus na regeneração que você apenas tem porque
a Bíblia te diz que você tem se você crer. É fácil imaginar um
conselheiro espiritual dizendo a um novo convertido hoje: “Não espere
notar nenhuma diferença; simplesmente creia que você recebeu o
Espírito”. Mas tal coisa está longe do que vemos no NT. Os pentecostais
estão certos em enfatizar a experiência de ser batizado com o Espírito.
Quatro Razões Pelas Quais É Correto Enfatizar a Experiência
Eis aqui quatro razões extraídas de Atos.
1. Terminologia
O próprio termo “batizado com o Espírito Santo” (1.5; 11.16)
implica uma imersão na vida do Espírito. “João batizou com água; mas
vós sereis batizados com o Espírito” Se o Espírito te cobre como um
batismo, não podemos imaginar o Espírito entrando de maneira sorrateira e
quieta enquanto você dorme e fazendo morada de maneira imperceptível.
Essa pode ser a forma que se inicia (Paulo pode ter tido isso em mente
em 1 Coríntios 12.13), mas se termina aí, Jesus e Lucas não chamariam
tal coisa de batismo com o Espírito.
2. Poder, Ousadia e Confiança
Jesus diz em Atos 1.5 e 8 que o batismo com o Espírito significa: “mas recebereis a (virtude) poder…
e ser-me-eis testemunhas”. Isso é uma experiência de ousadia, confiança
e vitória sobre o pecado. Um cristão sem poder é um cristão que
necessita do batismo com o Espírito Santo. Estou ciente de que em 1
Coríntios 12.13 Paulo diz que batismo com o Espírito é um ato de Deus
pelo qual nós nos tornamos parte do corpo de Cristo na conversão, de
maneira que em sua terminologia todos os que se converterem genuinamente
foram batizados com o Espírito. Mas temos cometido injustiça em limitar
o entendimento de Paulo do batismo com o Espírito Santo como este ato
divino, inicial e subconsciente na conversão e então forçando toda a
teologia lucana em Atos dentre desse pequeno molde. Não há motivo para
pensar que até mesmo para Paulo o batismo com o Espírito Santo estava
limitado ao momento inicial da conversão. E certamente no livro de Atos o
batismo com o Espírito Santo é mais que um ato divino subconsciente de
regeneração - é uma experiência consciente de poder (Atos 1.8).
3. O Testemunho de Atos
Na verdade a terceira razão que me faz pensar isso é que quando
pegamos uma concordância e procuramos em todas as passagens em Atos onde
o Espírito Santo trabalha nos cristãos, nunca é de forma subconsciente. Em Atos o Espírito Santo não é uma influência silenciosa, mas experimentação de poder. Cristãos experimentavam
o batismo com o Espírito Santo. Eles não apenas acreditavam que isso
acontecia porque um apóstolo disse que tal coisa aconteceria.
4. A Consequência da Fé
A quarta razão pela qual devemos enfatizar a experiência do batismo com o Espírito Santo é que em Atos os apóstolos ensinam
que o batismo é uma conseqüência da fé, não uma causa subconsciente de
fé. Como um calvinista convicto eu creio de todo coração que a graça de
Deus precede e capacita a fé salvífica. Nós não iniciamos nossa salvação
ao crermos em Deus. Deus inicia a salvação nos capacitando a crer
(Efésios 2.8-9; 2 Timóteo 2.25; João 1.13). Mas este trabalho
regenerador do Espírito de Deus não é o limite do que Pedro
quer dizer por batismo com o Espírito. Em Atos 11.15-17 Pedro relata
como o Espírito Santo desceu sobre Cornélio assim como nos discípulos em
Pentecostes: “E, quando comecei a falar, caiu sobre eles o Espírito
Santo, como também sobre nós ao princípio.E lembrei-me do dito do
Senhor, quando disse: ‘João certamente batizou com água; mas vós sereis
batizados com o Espírito Santo’.Portanto, se Deus lhes deu o mesmo dom
que a nós, quando havemos crido no Senhor Jesus Cristo, quem era então
eu, para que pudesse resistir a Deus?”Note que o dom do Espírito, ou
batismo com o Espírito, é precedido pela fé. A versão NASB corretamente
diz no versículo 17 que Deus deu o Espírito Santo após eles
crerem. De maneira que o batismo do Espírito (v.16) ou o recebimento do
dom do Espírito (v.17) não pode ser a mesma obra de Deus antes da fé que
capacita a fé (que Lucas fala em 2.39; 5.31; 16.14; 11.18; 15.10;
14.27). O batismo com o Espírito é uma experiência do Espírito dada após
fé para fé.
Receber o Espírito é uma Experiência Marcante
É por isso que Paulo pode dizer em Atos 19.2 quando ele encontra os
confusos discípulos de João Batista: “Recebestes vós já o Espírito Santo
quando crestes?” O que um evangélico protestante contemporâneo diria em
resposta a esta pergunta? Creio que diríamos algo como: “acho que nós
automaticamente recebemos o Espírito Santo quando cremos. Não entendo
como você pode me perguntar tal coisa?” Como Paulo pôde fazer esta
pergunta? Ele a fez, penso, porque receber o Espírito Santo é uma
experiência real. Há marcas na sua vida. E a melhor forma de testar a fé
daqueles assim denominados discípulos é lhes perguntar acerca de sua
experiência do Espírito. Isto não é diferente do que Paulo disse em
Romanos 8.14: “Porque todos que são guiados pelo Espírito estes são
filhos de Deus” (ver 2 Coríntios 13.5 e 1 João 3.24; 4.12-13). Eu, às
vezes, temo que tenhamos redefinido tanto nossa conversão em termos de
decisões humanas e que tenhamos retirado toda a necessidade da
experiência do Espírito de Deus que muitas pessoas pensam que são salvas
quando, na verdade, elas apenas possuem ideias cristãs em suas cabeças,
não poder espiritual em seus corações.
Então, veja, a questão real que os carismáticos levantam para nós não
é a questão das línguas. Em si mesma a língua é relativamente sem
importância. A verdadeira contribuição valiosa da renovação carismática é
sua implacável ênfase na verdade que receber o dom do Espírito é uma experiência real marcante.
O cristianismo não é meramente uma compilação de idéias gloriosas. Não é
meramente o desempenho de rituais e sacramentos. É uma experiência real
marcante do Espírito Santo por meio da fé em Jesus Cristo, o Senhor do
universo.
Duas Coisas que Caracterizam Esta Experiência
Poderíamos falar por horas acerca do que é a experiência. Na verdade,
a maioria das mensagens são apenas isso, descrições da experiência do
Espírito de Deus na vida do cristão. Mas eu mencionarei duas coisas do
livro de Atos-coisas que marcam a experiência de ser batizado com o
Espírito Santo ou de receber o dom do Espírito.
1. Um Coração de Adorador
Um é o coração de adorador. Em Atos 10.46 os discípulos sabiam que o
Espírito Santo havia sido derramado, porque “os ouviam falar línguas e exaltar (ou magnificar)
a Deus” Falar em línguas é uma forma particular de liberar o coração de
exaltação. Ela pode ou não estar presente. Mas uma coisa é certa: o
coração no qual o Espírito Santo foi derramado irá parar de se
magnificar e começará a magnificar a Deus. Adoração sincera e louvor é a
marca de uma experiência real do Espírito Santo.
2. Obediência
A outra marca que mencionarei é a obediência. Em Atos 5.29 Pedro e os
apóstolos dizem aos saduceus que os haviam prendido: “Importa antes
obedecer a Deus que aos homens.” Então no versículo 32 ele diz: “Somos
testemunhas destas coisas, e bem assim o Espírito Santo, que Deus deu
àqueles que lhe obedecem” (“Deu” é passado simples; “obedecer” é
presente, presente contínuo) É inevitável que quando o objeto de
adoração de nosso coração muda, nossa obediência muda. Quando Jesus te
batizar com o Espírito Santo e te injetar um novo sentido da glória de
Deus, você terá um novo desejo e um novo poder (1.8) para obeceder. Se
você fala ou não em línguas, você experimentará estas duas coisas se for
batizado com o Espírito Santo - um novo desejo para magnificar a Deus e
uma disposição poderosa para obedecer a Deus no cotidiano.
Tradução: Pr Wellington Mariano
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