Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

EVANGELIZAÇÃO BÍBLICA, O DESAFIO DA IGREJA MODERNA

Por Joelson Gomes



At. 10.39-43

Introd.
•             Vivemos um tempo em que as facilidades da comunicação supera todas as épocas. O número de pessoas que se dizem estar pregando o evangelho é maior hoje do que em todos os tempos passados. O número de evangelicos hoje é maior do que em qualquer tempo.
•             Mas, incrivelmente esse é o tempo em que muitos congressos são feitos com o tema “voltemos ao evangelho bíblico”. Grandes editoras têm publicado livros e mais livros para explicar o que é o evangelho. Para onde se volta os olhos hoje não se encontra as transformações que o evangelho faz. Tem algo errado.
•             Você prega o evangelho? Sua igreja prega o evangelho? O que é o evangelho você sabe? Vamos ver algumas das pricipais marcas do evangelho moderno e confrontá-las com o evangelho bíblico. Porque por inscrivel que pareça, no tempo em que mais tem evengélico, o maior problema da igreja é o evangelho.

I-             O EVANGELHO MODERNO

Seguem algumas marcas do evangelho de hoje.

a)            Terapia de autoajuda. Em muitos lugares o ouvinte tem que entender como extrair de si o seu pontecial máximo. Ele é saturado por frases de efeito do tipo: “Você nasceu para vencer; você é um vitorioso; levante a cabeça; Deus te dá a vitória, etc”. Esta pseudopsicologia barata se transformou na ladainha de muitos púlpitos e músicas gospels de nosso tempo.É sabedoria humana, e centrada no homem, condenada por Paulo em 1 Co. 1. 19-21.
•             Isso é nocivo e um desserviço ao evangelho porque esconde o verdadeiro problema do ser humano. Só quando compreendemos quem somos, sendo realistas, é que entenderemos a obra de Cristo por nós (Is. 6. 1-7; 59.1-2).

b)           Deus é amor. Isto é verdade, mas não é tudo. Mas, em nosso tempo do politicamente correto, com medo de chocar o outro com a verdade, muitos que se dizem pregadores se limitam a repetir isso. Deixa-se de lado as exigências de Deus, Sua justiça, santidade, soberania.
•             Quem assim age presta um desserviço a pregação do evangelho, pois quando dizemos que Deus é amor e só, as pessoas entendem isso com suas compreensões erradas de amor. Porque o amor humano é permissivo (se ele me amasse deixava eu fazer isso); é injusto (eu errei, mas se ele ama perdoa);  e acaba, tem prazo de validade.

c)            Jesus quer ser teu amigo. Cristo segundo a Escritura não veio aqui com o objetivo de ser amigo, alguém que anda ao lado de alguém, até ajuda, mas não vive e não sente a dor do outro. Cristo veio aqui se identificar com o homem (Hb. 4.14-15), ser o sacrificio substituto (Mc. 10.45). E para falar disso temos que falar de pecado.
•             O centro dos 4 evangelhos é a morte de Cristo. Cristo tem que ser entendido como o Redentor, Aquele que venceu os nossos maiores inimigos: o mundo, a carne e o Diabo. Ele veio ser a propiciação em nosso lugar (Rm. 3. 24-26). Isso é mais que amizade.

d)           Deixe de fazer coisas erradas. Uma das grandes confusões de hoje é essa, confundem evangelho com vida correta, trocam o evangelho por moralismo.Fazer o bem deve ser consequência do evangelho, mas não é o evangelho. Alguém pode viver corretamente e não conhecer o evangelho. Alguém pode cumprir diversas regras religiosas e não conhecer a Cristo como salvador.
•             O evangelho é uma exigência de que conheçamos quem Deus é, quem nós somos, qual a obra de Jesus, e respondamos a isso com fé (At. 20.21). Esse crer é se entregar, é descansar em Cristo e só nEle para a salvação.

e)           Milagres. Os pastores midiáticos hoje procuram produzir milagres para com isso impressionar. Sabem que o ser humano se encanta fácil com o sobrenatural (1Co. 1. 22-23). Mas isso não é evangelho.
•             Alguém pode receber milagres e mesmo assim não conhecer a Cristo como salvador (veja o cego de Jo.9)

II-           A EVANGELIZAÇÃO BÍBLICA

Depois de algumas marcas da evangelização moderna, vamos ver como a Bíblia apresenta o evangelho.

a)            Bem, quando olhamos o NT em busca do evangelho notamos que um padrão salta aos olhos. Vamos achá-lo.

1-            Lc. 2.10-11- Os anjos anunciam o evangelho.

•             Este evangelho fala de um Salvador, ora se precisamos de um salvador é porque estamos em perigo, assim, sabendo do nosso pecado, e do Deus que julga, entendemos que devemos prestar contas a Deus.
•             Mas, os anjos dizem que estão trazendo uma boa noticia para os homens (14);
•             A boa noticia fala que nasceu Jesus Cristo;
•             E os homens agora teriam que dar sua resposta a essa nova.

2-      At. 3.18-19- Deus mandou Cristo, e o homem deve responder a isso em arrependimento e fé.
3-          At. 10. 39-43- Deus mandou Cristo que morreu e ressuscitou, esse Cristo é o juiz do homem e para ter vida eterna deve responder a sua mensagem anunciada em arrependimento e fé.
Veja ainda At. 13. 38-39; 1Co. 15.1-5. E você terá um padrão que se repete: Deus, o homem, Jesus e a resposta. Onde você encontrar o evangelho vai notar que ali está anunciado: O julgamento de Deus; o homem pecador; a obra de Cristo que salva da condenação; e que o único jeito de está incluido nessa salvação é respondendo do jeito certo a essa mensagem.

b)           A pregação do evangelho acontece quando se mostra:

1-            O Deus justo e Criador. Assim, nenhum de nós é autônomo, não somos de nós mesmos. Deus é soberano. Este Deus é justíssimo e não inocenta o culpado (Êx. 34.6-7);
2-            O homem é pecador. O primeiro ser humano errou e suas consequências passaram a toda humanidade (Rm. 5. 12-14). Por isso hoje todos são pecadores(Rm. 3.23), e já nascem com a natureza pecaminosa (Ef. 2.3). O fim dessa condenação é a morte (Rm. 6.23a), a condenação eterna (Mc. 9. 43,48).
3-            Jesus Cristo salvador. O evangelho é a boa noticia porque no meio desta desesperança ele traz esperança. Jesus morreu na cruz para que todo aquele que nEle crer saia dessa situação de condenado, pois Jesus o substitui na setença. A sentença destinada aos pecadores recai sobre Ele (Is. 53. 4-5). Existe um meio só de o pecador escapar da sentença, isso é o centro do evangelho: a cruz. Como um Deus justo perdoa pecadores? A cruz.
4-            A resposta: arrependimento e fé. O evangelho é uma exigência. Quando começou a ser pregado ele exigia (Mt. 3. 1-11; Mc. 1.14-15), e assim continuou sendo (At. 3.19). A única resposta cabível é arrependimento e fé. Fé é descanso (Rm. 4. 18-21); arrependimento é fruto (Mt. 3.7-8). É declarar guerra contra o pecado, lutar contra ele sempre.

Conclusão.

A pergunta agora não é se estamos pregando, mas: estamos pregando o evangelho?

•             Muito do que se diz evangelho hoje na mídia e igrejas não é. Não tem as marcas da Bíblia:

1-            Deus criador e justo juiz;
2-            O homem pecador e impotente que vai ser julgado;
3-            Jesus Cristo aquele que veio ser o substituto dos que têm fé nEle;
4-            Só se livra do julgamento quem responde a isso em arrependimento e fé, crendo que Cristo foi seu susbstituto. Arrependimento esse demontrado em frutos.

•             “Jesus te ama, milagres, Deus é amor, mude de vida”, etc., nada disso é o evangelho. Só com a cruz no centro temos o evangelho bíblico. Você já aceitou o evangelho...bíblico?

____________________________
*Sermão pregado na manhã de segunda feira (20/02) no retiro da 1a Igreja Congregacional/JP.

2 comentários:

Josias e Alzicleide disse...

Olá Pastor! gostamos muito desta pregação, esse evangelho "moderno" está crescendo muito ao nosso redor, como uma peste, e só com muita doutrina, e evangelho verdadeiro, é possível enxergar a diferença. Que Deus continue te usando muito para levar a palavra de verdade a todos.

Anônimo disse...


O evangleho de Jesus ao longo do tempo vem sendo distorcido. Razão pela qual temos visto a fragmentação das igrejas e o crescimento de denominações evangélicas.

www.tabernaculodejesus.blogspot.com

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.