Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

A CRUCIAL IMPORTÂNCIA DO ARREPENDIMENTO


Por Joelson Gomes

Mt. 3.1-10

Introd.
             A salvação de uma pessoa não acontece apenas porqie causas tais como ir ou se filar a uma igreja local; ser amigo de crentes; ler a Bíblia; orar; cumprir obrigações religiosas à risca; ter moral ilibada, ou coisas assim.
             A realidade é que se pode ter e fazer tudo isso e não a salvação. Mas, as Escrituras enfatizam algo essencial para que haja salvação. Este algo essencial está desde o AT até as pregações do NT.
             Assim vamos entender o que é essencial para que haja salvação, se isto não acontecer, não existe conversão, não existe, consequentemente, salvação.

I – A BÍBLIA E O ARREPENDIMENTO.

             Existe uma palavra que está presente nas pregações dos profetas e da Igreja.

1 – Os 14. 1-2; Jr 25. 4-5 – Os profetas pregavam o arrependimento;
2 – Mt 3. 2 – João Batista, o primeiro pregador do NT, pregava o arrependimento;
3 – Mt 4.17 – Jesus pregava o arrependimento (Mc 1. 14-15);
4 – Mc 6.12 – Os apóstolos pregavam o arrependimento (Lc 24. 45-47);
5 – At 2.38; 3.19 – A primeira pregação da Igreja no dia de Pentecoste foi sobre arrependimento;
6 – At. 20.21; 26.20 – Paulo pregava o arrependimento;
7 – Ap 2.5, 16, 22; 3.3, 19 – Jesus prega a mesma coisa para cinco das sete Igrejas no Apocalipse. Esta é sem dúvidas a mais importante mensagem que o mundo precisa ouvir. Onde a mensagem do arrependimento e a salvação pela cruz não for pregada não há evangelho.

II – O QUE NÃO É ARREPENDIMENTO (3. 7).

a)            Não é ser religioso. Os fariseus eram religiosos, eles cumpriam todas as obrigações religiosas da época, viviam estudando a Bíblia e fazendo orações.
b)           Não está na classe religiosa. Os saduceus pertenciam a mais alta classe religiosa da época a este grupo pertencia o cargo sacerdotal e os trabalhos do Templo.
c)            Não está na espiritualidade do outro. Os judeus não deveriam se confiar na fé que teve o seu pai Abraão (3. 9). Relação com Deus é individual, particular. Quem se arrepende é a pessoa.

             João mostra a todos a crucial importância do arrependimento.

III – ONDE ESTÁ O ARREPENDIMENTO E COMO ELE É VISTO.

a)            Na confissão de pecados. Note que João só batizou aqueles que a ele foram confessando os seus pecados (3.6). Deus não rejeita um coração arrependido com sinceridade (Sl 51). Não confissão no atacado, mas cada pecado em particular.
b)           Na produção de fruto com a vida (3. 7-8). Quem se arrepende demonstra com a vida nova que passa a levar (At. 26.20).

CONCLUSÃO.

             É impossível não notar a essencial importância do arrependimento para a salvação. Sem ele não existe conversão esta é a mais importante mensagem a ser pregada hoje.
             O arrependimento é o coração da pregação do Evangelho, é isso que a Igreja foi ordenada a pregar (Lc 24.46-48).
             O arrependimento é a porta da salvação. Sem ele João diz que as pessoas estarão condenadas (Mt 3.10). Ele não está em levantar de mãos ou orações repetidas em pseudos cultos evangelisticos.

  Você já se arrependeu dos seus pecados?
______________________
Sermão pregado na noite de segunda feira (20/02) no retiro da 1a Igreja Congregacional/JP

3 comentários:

Caline disse...

Pecado dói. Dói primeiro quando vc lembra do que Cristo fez por vc e vc percebe a besteira que anda fazendo. Só quem é salvo se lembra da crucificação quando percebe que pecou. Só quem é salvo sente a dor do pecado, não como algo ruim aos olhos da sociedade, mas como algo abominável para Deus.

JOELSON GOMES disse...

É isso.

Nicolas disse...

Joelson o pecado dói de todo o geito, e não só dói, mas leva para o inferno se o ser humano não arrependerem e confessa-lo a Jesus Cristo.
Mas o que mais dói, é pecar consciênte sabendo que está pecando e gosta deste pecado e não consegue largá-lo.
Que Deus tenha misericórdia de nossa vidas!

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.