Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

EM 2012 SEJA SAL DA TERRA


Por Joelson Gomes

Deixa nascer, o amor
Deixa fluir, o amor
Deixa crescer, o amor
Deixa viver, o amor
O sal da terra

(O Sal da Terra - Beto Guedes)



Passei boa parte da vida na igreja ouvindo e lendo as palavras de Jesus registradas em Mt. 5.13: “Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens”. A tônica era sempre a mesma: os cristãos têm que ser sal da terra, porque o sal preserva, dá sabor, etc. Assim exerça seu papel de sal. E a pessoa sai com a responsabilidade pesando sobre suas costas, o centro da mensagem está sobre si. Esforce-se, seja sal, tempere, preserve. Você já deve ter ouvido isso também. E em minha inocência religiosa (porque a religião deturpa tudo) até concordava com esse discurso. Hoje não mais.
Hoje vejo que quem repassa esse discurso está mais longe do que nunca do que Jesus Cristo quis dizer. Quem reverbera essa idéia do “se esforce para ser sal” está apenas concordando com a mentalidade humana egocêntrica e egoísta, olhando para o lado errado, olhando para si e para suas responsabilidades religiosas.
Mas, tudo que Jesus quis fazer ao dizer estas palavras foi tirar os olhos das pessoas de si mesmas. Não, ele não quis dizer que as pessoas ao ouvi-lo saíssem dali pensando no que deviam fazer para ser sal. Saíssem dali olhando para si e pensando: “estou sendo sal? Como posso me tornar sal da terra?” Jesus não quis que tivessem esse tipo de comportamento e passassem a vida a partir daí tentando achar um jeito de ser sal. Isso é totalmente o oposto do que é o cristianismo, o oposto do que Jesus quis dizer.
E o que Ele quis dizer com essas palavras? Ora, Ele quis mostrar a qualidade do sal, e quando se sabe qual a qualidade primordial do sal não se fica olhando para as periféricas. É a partir daqui que se nota que só cumpre a qualidade essencial do sal quem não pensa em si, mas para fora de si. Senão vejamos.

1-                  Quando o sal cumpre bem sua função? Justamente quando não é notado. Sim. Se você comer algo e notar o sal das duas uma: ou está com uma dose muito grande, ou esqueceram de colocar o suficiente. Então o sal só é notado quando tem algo errado. Agora, ninguém nota o mesmo quando está na dose certa.
2-                  O que se nota então quando existe sal na proporção correta? Nota a comida que ele realça. Por quê? Porque o sal foi feito para servir. Foi feito para tirar a atenção dele mesmo e realçar o outro.

Portanto, só quando nossa vida tirar toda a atenção de nós mesmos e dá a outras vidas é que estamos sendo sal da terra. Logo, para ser sal você tem que realçar algo ou alguém, você tem que servir a algo ou alguém, você tem que fazer algo ou alguém ser notado, e não você.
            Nunca esqueça, a missão de Cristo foi serviço (Lc. 4.18; At.10.48), quem o segue deve está na mesma missão (1Jo. 2.6). Em 2012, seja sal da terra.

6 comentários:

Gordom disse...

Irmão Joelson, somos sal da terra, mas muitos cristãos estão sendo tropeço do evangelho, estão sendo lama de porco imundos na terra.
E Jesus Cristo disse que está vomitando de sua boca estes tais.
SOMOS SAL DA TERRA.
Os cristãos são " o sal da terra ".
Dois dos valores do sal são: o sabor e o poder de preservar da podridão, ou seja a corrupção que vemos nos dias atuais.
O cristão e a igreja , portanto, devem ser exemplos para o mundo e, ao mesmo temo, militarem contra o mal e a corrupção na sociedade e nas próprias igrejas mornas.
As igrejas mornas, apagam o poder do Espírito Santo, e deixam de resistir ao espírito predominante no mundo que é Satanás e suas hostes do mau.
Elas serão lançadas fora por Deus; ver Apocalipse 3.16.
Tais igrejas, tais cristãos, são destruidos, "pisoteados pelo homem neste mundo cruel de trevas; ver Mateus 5.13; e, os cristãos mornos que Deus está vomitando de sua boca como diz em Apocalipse, serão destruídos pelos maus costumes e pelos baixos valores da sociedade ímpia; ver Deuteronômio 28.13,43; Juizes 2.20-22.
MARANATA JESUS CRISTO DE NAZARÉ.

JOELSON GOMES disse...

Gordom, parece que vc n entendeu nada do que escrevi. Deus o abençoe

Gordom disse...

Joelson, eu entendi muito bem o seu texto.
Mas eu quis dar uma maneira diferente de visão, outra interpletação o abrir o leque ok?
Mas o texto é muito bom!
Um abraço gordom.

Anônimo disse...

Ok,
Acho que no dia que vim me perdi, não tenho muita prática nos blogs. Na verdade eu até tinha feito um comentário deste texto aqui mesmo só que não consegui publica-lo. parece-me que não tinah o " anônimo"
entende?
Mas olha só, seu blog é muito bom e seu texto também.
O sal não pode aparecer muito se não, estraga qualquer banquete, né?
No mercado quem quiser sal tem que perguntar: onde está o sal? ao que se responde: está la no final, na parte de baixo. Esse é o sal.
Também gosto de café, fico furioso quando compre um cafezinho e o proprietário que vendo compra aquelas marcas de "terceira'
Sergio Sena

JOELSON GOMES disse...

OLá Sérgio, obg pelas palavras, Deus o abençoe e volte sempre.

Dione Dimarco disse...

Muito bom Pastor Joelson...tenho estado afastado do blog a algum tempo,mais pela correria do dia a dia, mas voltei a acompanhar ... realmente seu blog é muito rico em informações , situações, esclarecimentos,e por que não ...polêmico as vezes..parabéns..Paz ...

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.