Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

REVISTA DA EBD DA ASSEMBLÉIA DE DEUS, ALEGORIZANDO TUDO


Fazia tempo que não via as revistas de EBD da CPAD, a casa de publicações da Assembleia de Deus, aí comprei uma esse ano e vi que o conteúdo era muito aquém de um material para um aprofundamento em temas capitais das Escrituras. Agora temos a nova revista enfocando o livro de Neemias, e como editor de material para EBD não tem como deixar de observar, e tem lição que até alegoriza as portas da cidade de Jerusalém, eis o que um professor que usa a mesma escreveu:


"Este trimeste o assunto das EBDs na maioria das ADs do Brasil é "Neemias - Integridade e Coragem em Tempos de Crise".Gosto de Neemias, é um livro interessante para se estudar. É muitas vezes desafiador.

Porém já estamos chegando na 3ª lição, e me desculpem, mas o tema "aprendendo com as portas de Jerusalém", me causa arrepios. Explico! O comentarista se envereda por interpretações alegóricas das portas, coisa com a qual tenho grandes dificuldades, pois parece haver mais da imaginação do intérprete, que interpretação em si.

Para isso, basta fazer uma rápida pesquisa no Google, e notaremos que em diversos pontos as interpretações simplesmente não concordam. Seria bem mais lúcido, compreender o significado que "restauração das portas" possuiam para Neemias e para os habitantes de Jerusalém em sua época, e então extrair uma aplicação prática para hoje.

Dizer que a porta das ovelhas (ou do gado) simboliza Cristo, ou o novo nascimento, ou o crente, ou ... ??? (não tenho imaginaçao suficiente), não diz muita coisa. Muito embora sirva para colocar ao redor do intérprete uma aura de espiritualidade superior, pois este alcança um significado oculto para os menos espirituais, como eu.

Confesso, que terei dificuldades com esta lição, acho que vou ensinar um pouco de hermenêutica aos meus alunos neste dia, já estou preparando um quadro comparativo com interpretações de diversos autores. E finalizar, trazendo uma aplicação prática válida.

Ednaldo."

Um comentário:

Edinei Siqueira disse...

"O problema com a tipologia é que muitos vão muito além do que somos autorizados biblicamente a fazer.
Naturalmente, há mais tipos na Bíblia do que o Novo Testamento afirma serem tipos, mas isto está muito longe de tornar a maioria das coisas no Antigo Testamento um tipo, especialmente se lermos o Antigo Testamento através das lentes do Novo Testamento."

Pregando e Ensinando a partir do Antigo Testamento, Pág. 54

Walter C. Kaiser Jr - CPAD, 2009

Pb. Edinei, Th.B

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.