Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

CRISE NA ADORAÇÃO


Lição de EBD publicada na Revista Respostas Cristãs aos Problemas Atuais, da Aliança Congregacional. Pedidos: alianca.b@hotmail.com


Joelson Gomes

Objetivo da lição: Ao término da lição o aluno deverá definir o que é adoração, demonstrar o porquê da mesma, e argumentar biblicamente como se deve adorar.

Texto Base: Jo. 4. 19-24

Texto Áureo: “Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas” (Ap. 4.11).

A Bíblia na semana.

Seg. Sl.84

Ter. Sl. 63

Qua. Sl. 113

Qui. Sl. 100

Sex. Sl. 136

Sáb. Sl.150

Dom. Sl.148

INTRODUÇÃO

Se alguém lhe perguntar o que significa adorar o que você responde? Será que pensará como aquele pai que respondeu ao filho: “significa ir a igreja escutar o sermão do pregador”? Ou você pensará que adorar é um momento no culto onde um grupo canta músicas com voz chorosa? Ou aquele em que todos levantam as mãos? Muitos ainda hoje fazem a separação errada entre culto e adoração. Dizem: “hoje é culto de adoração, quinta é culto de doutrina”. Isso as vezes até sai no boletim da igreja. Como se culto fosse uma coisa e adoração outra. Você faz isso?

A igreja passa uma crise no quesito adoração hoje em dia. Até o significado da palavra adorar as pessoas não sabem mais. É muito comum alguém dizer que vai louvar ao Senhor e cantar uma música na qual o centro é a pessoa mesmo e a sua bênção ou vitória. Nas igrejas prevalece o fácil, o entretenimento, a complacência, o egoísmo, e uma grande deficiência em entender o que seja adorar.

Assim, ajeite-se na cadeira porque temos muito assunto pela frente.


I- O QUE É ADORAR

Definindo- Adorar é verbo e vem do latim adorare. Significa: Reverenciar, venerar; amar extremamente, idolatrar; gostar muito de, prestar culto. Entendendo que adorar é verbo devemos saber que é algo feito por nós, não para nós. Na adoração cristã Deus é a audiência, a platéia. Toda reunião onde há uma apresentação humana, para uma platéia humana não é culto a Deus.

A Bíblia apresenta algumas palavras traduzidas por culto e adoração que convém conhecer.

a) O Antigo Testamento. No AT encontramos a palavra sachah (שָׁחָה) que significa se prostrar, curvar-se (Lv. 26.1; Sl.10.10; Sl. 99.5). Note a conotação de reverência total que esta palavra tem, e é assim que deve ser nossa postura diante da majestade divina.

b) O Novo Testamento. No NT temos algumas palavras importantes para nosso estudo.

1- Latreuô (λατρευω). Esta palavra significa servir, prestar culto, honrar (Fp.3.3). Note que no AT Moisés pediu a Faraó que deixasse o povo de Israel ir para servirem a Deus (Êx. 7. 16). Trata-se aí de cultuar, oferecer atos de adoração que agradem a Deus. No AT como no NT a relação do homem com Deus não deixa de ser de serviço. O autor da Carta aos Hebreus nos diz que Cristo morreu por nós para que pudéssemos “servir” ao Senhor (Hb. 9.14). E era isso que a profetiza Ana fazia no templo diariamente (Lc. 2.37, veja ainda Mt. 4.10; Rm. 12. 1).

2- Sebázomai (σεβάζομαι). Significa reverenciar, temer (Mt. 15.9; Rm. 1.25). A majestade de Deus impele o pecador a afastar-se com temor. O uso desta palavra para adoração mostra que a reverência é o modo correto de o adorador se aproximar de Deus. Todo que vai ao Senhor em adoração deve ir tendo consciência de Sua grandeza e da finitude da condição humana.

3- Prokuneô (προσκυνέω). Significa prostrar-se em sinal de sujeição, adorar (Mt. 2.2; Ap. 4.10). Entre os gregos este termo era usado para adorar os deuses, ficando de joelhos e prostrando-se. É assim que João descreve os seres celestiais diante do Cordeiro em Apocalipse 4. 9-10. Antigamente os bancos das igrejas tinham um genuflexório anexado atrás (peça de madeira para se ajoelhar), hoje isso não existe mais. Adorar parece ter deixado de ser rendição, prostração, para ser festa. Quando se diz “vamos adorar” hoje em dia ao invés de se abaixar pede-se que as pessoas fiquem de pé. Uma contradição imensa, antes se abaixavam, hoje se levantam, mais oposto impossível. É sinal dos tempos e do conceito de adorar que campeia nos arraiais evangélicos.

Quem adora se rende e se prostra, dá louvores a Deus. No ambiente da adoração o centro é Deus e seus servos são servos.


II- PORQUE ADORAR

É claro que tudo no mundo tem um por quê. Com a adoração não é diferente, ela também tem uma explicação. Observe alguns motivos pelos quais devemos fazer da adoração a Deus algo central em nossas vidas.

a) Porque Ele é bom (Sl.106.1). Deus é amor (1Jo. 4.8). E em sua bondade nos criou e nos cobre de dádivas todos os dias (Sl. 98.1; Mt. 5.45). Por ser o sumo bem Ele merece todo nosso culto (Sl. 107. 1-2).

b) Porque somos sacerdotes. As Escrituras testificam que todos os que foram comprados pelo sangue de Cristo, foram feitos sacerdotes para Deus (1Pd. 2.9; Ap.5.9-10). Como sacerdotes, temos um ministério, oferecer sacrifícios ao nosso Deus, e esse sacrifício é nosso louvor e adoração (Rm. 12.1-2; Hb. 13.15).

c) Porque Ele é o Criador. Deus é o Soberano sobre todas as coisas, tudo saiu de das Suas mãos. Nós temos vida e desfrutamos do planeta porque Deus tudo fez. Assim, temos o dever de dar ao Soberano o tributo de louvor devido ao seu nome (Sl. 96. 7-13; Ap. 4.11).

d) Porque Deus procura adoradores. Sim, o Senhor se compraz na adoração dos seus servos: “Serás uma coroa de glória na mão do SENHOR, um diadema real na mão do teu Deus. Nunca mais te chamarão Desamparada, nem a tua terra se denominará jamais Desolada; mas chamar-te-ão Minha-Delícia; e à tua terra, Desposada; porque o SENHOR se delicia em ti; e a tua terra se desposará. Porque, como o jovem desposa a donzela, assim teus filhos te desposarão a ti; como o noivo se alegra da noiva, assim de ti se alegrará o teu Deus” (Is. 62. 3-5, veja ainda Sf. 3.17). Jesus Cristo diz que Deus procura pessoas que adorem em espírito e em verdade (Jo. 4.24).


III- COMO ADORAR

Temos o privilégio e o prazer de adorar ao Senhor, mas não de qualquer jeito. Adorar a Deus de forma correta é tão importante que a Bíblia fala muito em condenação ao culto falso e mal feito (Êx. 20. 2-5; 34.12-15; Dt. 6.13-15; 8. 19). Muitas pessoas acreditam que Deus aceita qualquer coisa desde que seja sincera, mas sinceridade não é prova de adoração verdadeira. Abaixo algumas pistas para uma adoração conforme a Bíblia.

a) Só a Deus através de Cristo. Todo adorador deve saber que a adoração segundo as Escrituras é devida só a Deus (Mt. 4.10). Mais nada, nem ninguém devem receber adoração. A adoração que não seja ao Deus Pai, Filho e Espírito Santo, é espúria. Ele não divide sua glória com ninguém (Is. 42.8). E esta adoração tem u caminho, Cristo (Jo. 14.6).

O culto religioso deve ser oferecido a Deus o Pai, Filho e Espírito Santo, e a ele só; não a anjos, nem a santos, nem a qualquer outra criatura; e, desde a Queda, não pode ser oferecido sem um Mediador, nem pode ser pela mediação de algum outro senão exclusivamente de Cristo (Declaração de Savoy, Cap.XXII, seç. II).

b) Com reverência. Ora é fato que quando adoramos a Deus Ele está no culto. Logo devemos ir à Sua presença em atitude de reverência total e santo temor (Ec. 5.1-2). Vivemos em uma época em que as pessoas perderam a noção da grandeza de Deus. Quando Isaias teve uma visão do céu e do Senhor entre os Serafins a reverência era tanta que eles cobriam o rosto ante a Santidade (Is. 6.2). Tinham tanta consciência dessa majestade que repetiam três vezes: Santo, Santo, Santo (v.3). E Isaias pensava que ia morrer (v.5). Mas, hoje a marca da falta de reverência é tão grande, que quando a igreja vai orar, falar com Deus, muitos aproveitam para sair, ou caminham para lá e para cá no templo, sem o mínimo de respeito. Coisa que não fariam em um tribunal humano com um juiz humano falando, fazem no templo na presença de Deus, e isso de membro a pastor.

c) Com inteligência. Nas Escrituras o culto é algo feito com a mente, racionalmente (Rm.12. 1). Assim, todos os atos de culto de alguém deve ter sentido, devem ser pensados, não feitos por fazer. As músicas, a direção, tudo deve ter um por quê. Chega de frase de efeito que não querem dizer nada (agora olhe para seu irmão e diga...), chega de tópicos apenas para passar o tempo.

d) Com ordem. Organização é marca de um culto inteligente e ordeiro (1Co. 14.40). Não se pode continuar fazendo programas de culto em cima da hora atrás do púlpito nas costas do boletim da igreja, ou de termos cultos onde quem dirige diz uma coisa, quem prega outra, e quem canta nada. Que os cultos nas igrejas tenham começo, meio e fim. E que quem esteve presente tenha entendido alguma coisa. Porque em muitos lugares o que mais aparece é a desorganização, de dirigente, de músicos e de pregador. Que tudo seja feito com ordem (1Co. 14.26).

e) Com coração puro. Observe um comentário de Hb. 10.22:

A imagem deste versículo se toma das cerimônias de sacrifícios do antigo pacto, onde se aspergia o sangue em sinal de limpeza, e os sacerdotes se lavavam continuamente...lavar-se com água pura não é uma referência ao batismo cristão, mas sim a purificação da vida da pessoa pelo Espírito Santo mediante a Palavra de Deus (Ef. 5.25-26; Tt. 3.5) (Bíblia de Estudo MacArthur citada em Piense Conforme a la Biblia, 206).

O interior tem que combinar com o interior quando alguém se achega a Deus, senão não terá valor (Is. 1.11-15; Os. 6.4-6; Am. 5. 21-24).

f) Em espírito e em verdade. A adoração deve ser feita de todo coração, pois é assim que Deus se deixa achar (Jr. 29.13). Não pode haver divisão na adoração, a entrega ao Senhor tem que ser total. Quem está na adoração não pode dividi-la com a mulher, namorada, filhos, celular, amigos do banco. A concentração deve ser no objeto da adoração: Jesus Cristo. A única condição para que Cristo esteja na reunião é que Ele seja o centro (Mt. 18.20). São os que adoram em espírito e em verdade que Deus busca (Jo.4.24).

g) Em qualquer lugar. Uma mulher tinha um conceito errado do lugar da adoração (Jo. 4. 19-20). Para ela, como para muitos hoje, tem um lugar mais santo que outro, uma terra mais santa que outra. Mas Jesus acaba com isso e diz que não importa o lugar, mas sim o adorador. A vida de quem adora deve está pronta para adorar em todo tempo e em qualquer lugar (Jo. 4. 21-24). Adoração é um estilo de vida, não um ambiente ou um momento na vida.

CONCLUSÃO

Infelizmente a adoração está em crise na igreja hoje em dia. Esta tão cantada “geração de adoradores” não tem a mínima noção do seja adorar. O retrato disso são as músicas que fazem sucesso, e os eventos shows que são confundidos com cultos. Tudo virou um grande circo, um comércio gospel onde platéia e ídolos se deleitam em festas que chamam de adoração. Não...

Adorar é estimular a consciência pela santidade de Deus, alimentar a mente com a verdade de Deus, limpar a imaginação pela beleza de Deus, abrir o coração ao amor de Deus, dedicar a vontade ao propósito de Deus (William Temple citado em John MacArthur, Piense Conforme a la Biblia, p. 200).

A jóia perdida da igreja, a adoração, precisa ser resgatada. A igreja só será exército quando se tornar noiva. Por isso precisamos saber que quem adora se dirige a Deus e o serve, e este serviço deve ser feito porque Ele é bom, somos sacerdotes, e Ele é o criador e procura adoradores. E esta adoração se faz só a Deus, com reverência, inteligência, ordem, pureza e de todo coração. O estilo de vida do cristão deve ser marcado onde ele estiver pela adoração, não apenas no templo.

Será que Deus encontra um adorador assim em você? Tomara que sim.


Aprofundando:

1- O que é adoração?

2- Porque devemos adorar?

3- Como devemos adorar?

4- Você tem sido um adorador?



Nenhum comentário:

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.