Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

MISSÕES; COMO JESUS FAZIA E COMO ELE ORDENA FAZER


A Bíblia nos mostra que a igreja na terra é a agência para a pregação do evangelho, e se a igreja somos nós, os cristãos, então nós somos essa agência (Ef. 3. 10; 1Pd. 2.9). Agora tenho que fazer duas perguntas ao meu modo de vida: como posso cumprir este propósito de Deus para mim? Será que estou no centro da vontade de Deus no tocante a este assunto?

Jesus Cristo é o maior exemplo de missionário de que temos noticia, assim será observando sua vida que teremos as respostas para nossas indagações com respeito a missões, e o modelo de como fazer missões. Assim, observe a prática dEle e veja se essa prática pode ser encontrada em sua vida.

Como Jesus fazia missões.

Quando abrimos as Escrituras em Mt. 9.35-36 notamos que o autor descreve a vida missionária de Cristo e vai dizendo como Ele vivia essa vida, como Ele desempenhava a missão. E aí devemos atentar para algumas coisas.

a) Jesus percorria. O verbo grego aí está no imperfeito, e isto que dizer que o que Cristo fazia não era algo esparso, mas algo corriqueiro, habitual em sua vida, ou seja, Ele vivia fazendo isso (veja Mt. 4.23; Mc. 1.39; Lc. 4. 44). O tempo de Jesus era gasto com a missão, era o seu hábito

b) Todas as cidades. A segunda coisa que o autor mostra é que o campo de Jesus era tudo. Ela não fazia uma coisa aqui e outra ali, não fazia serviço pela metade.

c) As aldeias. Aldeias na época eram povoados que não tinham status de cidade, era o lugar de gente pobre. Cristo estava lá também. Seu trabalho era sem discriminação.

Cristo não desenvolvia esse ministério de todo jeito. Ele o fazia com três ações básicas. Veja seu método:

a) Ensinando. Veja que em primeiro lugar vem a palavra ensinar e isso não é por acaso. O ensino é a coisa mais importante para quem se diz seguidor de Cristo. Não existe evangelismo sem ensino, essa falsa dicotomia moderna não existia nos tempos bíblicos (Mt. 28.18-20). Quem é seguidor de Cristo não faz pouco caso do ensino e entende que em seu ministério de pregação o ensino é central.

b) Proclamando as boas novas. Cristo pregava o evangelho, a mensagem única (Gl. 1.8) que mostra o ser humano pecador de nascença, a necessidade do arrependimento e da confissão dos pecados, o amor de Deus e o sacrifício da cruz como único caminho de salvação. Sem essa mensagem, sem a cruz não há evangelho.

c) Curando. O poder de Deus nas curas era algo presente na Sua vida de missão. Porque o evangelho não é só palavra, mas é palavra e poder (1Co. 2. 4-5). O Deus que pregamos ainda é o Deus de milagres e que age através de seus servos. Agora note que os milagres ocupam aqui o último lugar, não tomam o lugar da proclamação das boas novas, são parte dela. Muito diferente do que se vê hoje.

Como Jesus manda fazer missões.

Todos precisam de um pastor, embora alguns vivam como se não precisassem, e por isso vivem mal. Jesus sabe disso e mostra esse princípio. Em Mt. 9.37 Ele trata com seus discípulos, é a eles que dá a incumbência mostrando que são os discípulos de Cristo que têm a responsabilidade na obra de Cristo. Assim, Jesus faz uma análise da situação e chega a uma conclusão: a obra é muito grande, muitos precisam ouvir o evangelho, então chama seus seguidores e lhes mostra como fazer a obra.

a) Orando (Mt. 9.38). Roguem que é não é só pedir, rogar é mais que pedir. Esta é a primeira responsabilidade: orações e rogos em prol de missões. Note que os mesmos que oram, são os mesmos que vão. Orar por missões não tira sua responsabilidade de ir ao campo.

b) Indo/ contribuindo. Chamando seus discípulos Ele escolhe os que devem ir (Mt. 10.1-5ª). A segunda maneira de fazer missões é indo onde os pecadores sem Cristo estão. É se esforçando. É gastando nisso, o tempo e as posses. Agora observe que antes de enviá-los Cristo os chamou para si (Mt. 10.1). Só se pode ir para a missão, se primeiro se estiver estado com Cristo.

Conclusão.

A vida de Jesus é um exemplo vivo de como fazer a obra de evangelização. Às vezes muitos se prendem a vida de Paulo e ainda acham que Paulo foi o maior missionário, ou as vidas de personagens da história da igreja e não atentam para o maior exemplo: Jesus Cristo. Aqui temos em claras palavras o como fazer a missão.

Cristo vivia na missão em todos os lugares, ensinando, proclamando e operando milagres no poder de Deus (Lc. 5.17). Via as necessidades e partia para solucioná-las e trata com seus seguidores ensinando-lhes como fazer missões: orando e indo.

Será que ainda escolhemos lugar para pregar, ou estamos indo a todos sem exceção? Quais são os nossos passatempos habituais? Como ocupamos nossos espaços livres? Você que diz que é discípulo sabe que a responsabilidade é sua? Você tem feito o que?

Existe uma obra a ser feita, Jesus Cristo nos deu o exemplo, mas nós estamos muito longe de fazê-la... ainda.

3 comentários:

Hellen Taynan disse...

Ok. Eu amo falar do amor de Cristo às pessoas, mas confesso q qdo escuto vc falar sobre como levar a palavra de Deus às pessoas, me sinto um pouco travada a continuar "pregando". Acho q ainda perdemos mto tempo buscando a perfeição em como chegar a alguém qdo de fato, só precisamos chegar e abrir a boca. Com vc aprendi, ainda em Vitória, q devemos tornar cientes as pessoas da condição de pecador e do significado da cruz, do sacrifício de Cristo. É esse evangelho q eles têm q amar, é isso q eles têm q seguir, mas hj para alcançar mtas pessoas, tratar desses assuntos como cartão de visitas pode afastar as pessoas, então às vezes me pergunto se ñ seria mais conveniente atrair primeiro com uma msg mais branda, levando o q a pessoa precisa ouvir naquele momento: consolo, conselho ou o amor puro de Jesus e só depois mostrar o peso da responsabilidade de seguir o evangelho. Sei q vc ñ vai concordar, mas é minha opinião.
Bjos

Casal 20 disse...

Pastor Joelson, muito bom o estudo, claro, objetivo e desafiador.

Precisamos estar vigilantes em todos esses pontos que o senhor colocou: se estaríamos discriminando ou não, se estaríamos obedecendo ou não, pregando ou não, orando ou não, etc.

Pastor, contudo, o maior mérito do seu estudo (em meio a uma blogosfera que se diz evangélica, mas é muito descrente) é que ele é bíblico. Graças a Deus!

Abraços sempre muito afetuosos.

Maciel disse...

Muito bom texto.
É o nosso dever ide e pregai por todo mundo o evangelho a toda criatura.
E não ficar assentados em bancos de igrejas vendo e ouvindo doutrinas antiblícas da Nova Era que está dentro das igrejas atuais.
O Verdadeiro evangelho é salvação dos homens perdidos através de Jesus Cristo e fazer discípulos.
Fazer discípulos? É sair atrás deles onde o Espírito Santo mandar, ir a todos os cantos desta terra.
Jesus Cristo disse: "IDE".

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.