Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

POR QUE BATIZO POR ASPERSÃO (III)

Joelson Gomes


III- Com A igreja do Novo Testamento entendia o significado do Batismo.

Procura-se agora determinar como a Igreja do Novo Testamento entendia a cerimônia do batismo. Vamos consultar o Novo Testamento olhando alguns versículos detalhadamente:

1- a) At. 2:38:Pedro respondeu:Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo”. (NVI). As palavras de Pedro são claras, ele liga o recebimento do batismo com o perdão dos pecados. O batismo recebido pelos convertidos seria o sinal exterior da limpeza espiritual interior. Os Vinte e Oito artigos da Breve Exposição das Doutrinas Fundamentais do Cristianismo, síntese de fé do povo Congregacional brasileiro, tem muita razão quando diz no artigo 25: “O batismo com água foi ordenado por nosso Senhor Jesus Cristo como figura do batismo verdadeiro e eficaz, feito pelo Salvador, quando envia o Espírito Santo para regenerar o pecador”.

b) Ao dizer “cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados”, Pedro não afirma que o batismo por si só cancelaria os pecados do povo, como não perdoou os pecados de Simão o mago, que mesmo sendo batizado por Filipe (At. 8:9-13), continuou na perdição (άπώλειαν [apôleian]= arruinar, perecer, destruir) e laço de iniqüidade (At. 8:20-24). Porém, o batismo testemunharia o que já havia sido feito no momento do arrependimento. Por isso o arrependimento sempre vem antes do mesmo. O batismo agora recebido simbolizaria a purificação dos pecados, feita no arrependimento sincero, pois para o autor do livro de Atos o arrependimento é a porta para a salvação, para a remissão dos pecados (vd. At. 3:19; 5:31; 10:43; 13:38-39; 16:31), não o batismo com água, ele é sempre conseqüência.

2- a) At. 22:16: E agora, que está esperando: Levante-se, seja batizado e lave os seus pecados, invocando o nome dele’”. (NVI, grifo meu). Este é um dos textos mais evidente para mostrar a relação entre a ordenança do batismo no Novo Testamento e o lavamento (άπόλουσαι= ápólousai) dos pecados. A ligação é muito clara e mostra o batismo como sinal exterior de uma limpeza /purificação interior. (1)

b) Observe que no relato do encontro de Ananias com Paulo recém convertido, Ananias já o trata como irmão antes mesmo de ele ser batizado (At. 9:17; 22:13). Para Ananias, não seria o batismo praticado a seguir que transformaria Paulo em um irmão, o batismo seria apenas algo que simbolizaria sua limpeza espiritual: “Lave os seus pecados”. Limpeza essa já ocorrida naquele Paulo que já estava contrito com Deus e orando.

3- a) 1Pd. 3:21: “e isso é representado pelo batismo que agora também salva vocês – não a remoção da sujeira do corpo, mas o compromisso de uma boa consciência diante de Deus – por meio da ressurreição de Jesus Cristo” (NVI). Aqui o autor bíblico estabelece uma relação tipológica entre o dilúvio e o batismo. Ele diz que o batismo é uma lavagem purificadora da carne, mas que essa lavagem não é o que salva.

... não é a remoção da imundícia da carne. No sentido mais simples, essa expressão descreve os efeitos de um banho (limpeza do corpo). Mas a escolha dos termos parece sinalizar algo mais. Apothesis era quase um termo técnico entre os primeiros cristãos para designação daquilo que tinha de ser “removido”, “despojado”, as coisas que os cristãos tinham de abandonar por não serem compatíveis com a nova vida em Cristo... Então, dizer que o batismo não é essa remoção do mal em nós, poderia significar aqui uma advertência contra concepções mágicas do batismo. (2)

Assim, Pedro ao escrever e citar o batismo cristão, sabendo do entendimento que os seus leitores tinham da cerimônia como um rito purificador, se apressa a dizer que o mesmo é um reflexo da salvação, mas não a realidade em si.

b) Portanto, o entendimento do significado do batismo para a Igreja no Novo Testamento, era como se representasse a limpeza, a purificação dos pecados, assim como eram também entendidas as purificações do Antigo Testamento e o batismo praticado por João.

Berkhof escreve: “Esta idéia de purificação era a coisa pertinente a todos os batismos do Antigo Testamento, e também no batismo de João, Sl. 51:7; Ez. 36:25; Jo. 3:25-26. ... Além do mais a Bíblia deixa muito claro que o batismo simboliza a limpeza espiritual ou a purificação”. (3)


Continua...


NOTAS

______________

1) O batismo no Novo Testamento é sinal exterior de uma limpeza interior”. Bíblia de Estudo de Genebra (NT). p. 1304

2) MUELLER, Ênio R. 1 Pedro. Introdução e comentário (São Paulo: Vida Nova, 1991), pp. 220-221.

3) [1] BERKHOF, L., p. 751 (Tradução minha).

Nenhum comentário:

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.