Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

segunda-feira, 11 de julho de 2011

ADORAÇÃO E SERMÃO


Na adoração pública completa, deve haver a pregação da palavra de Deus.Não posso achar nenhum relato de igrejas no Novo Testamento em que a pregação e o ensino oral não ocupam posição proeminente. Creio que esse é o principal instrumento pelo qual o Espírito Santo não somente desperta os pecadores, mas também guia e firma os santos. Nas palavras finais de Paulo dirigidas a Timóteo, jovem ministro, percebo que ele exortou Timóteo a pregar a Palavra (2Tm. 4.2).

Portanto, não posso crer que qualquer sistema de adoração em que o sermão é menosprezado ou rejeitado seja um sistema bíblico ou provavelmente terá a bênção de Deus. Não creio na utilidade de cultos constituídos totalmente de ler orações, cantar hinos, receber o sacramento e andar em procissão. Assevero, com firmeza, como o fez o bispo Latimer, que um dos grandes alvos de Satanás é exaltar as cerimônias e desprezar a pregação. Há um profundo significado nestas palavras: “Não desprezeis as profecias” (1Ts. 5.20). Desprezo por sermões é uma evidência segura de declínio espiritual no cristianismo.


(J. C. Ryle. Adoração, p. 28).

Um comentário:

Nilo disse...

Irmão Joelson, No livro de Tessalonicenses 5.19,20,21 diz:
Não extingais o Espírito.
Não desprezeis as profecias.
Examinai tudo. Retende o bem.
- O apóstolo Paulo compara o extinguir o fogo do Espírito com o desprezo e rejeição às manifestações sobrenaturais do Espírito Santo, tais como a profecia.
Reprimir ou rejeitar o uso correto e ordenado da profecia, ou de outros dons espirituais, resultará na perda em geral da manifestação do Espírito I Co 12.7-10,28-30.
O ministério do Espírito Santo a favor dos cristãos é descrito em Jo 14.26; 15.26,27; 16.13,14; At 1.8; 13.2; Rm 8.4,11,16,26; I Co 2.9-14; 12.1-11; Gl 5.22-25.
- Estes versículos mostram com clareza que outras igrejas tinham em seu meio a manifestação de dons espirituais nos cultos de oração.
Note-se bem que as mensagens proféticas não desprezadas mas também aceitas após exame cuidadoso; I Ts 5.21; I Co 14.29.

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.