Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

terça-feira, 14 de junho de 2011

RICARDO GONDIM NEGA A VOLTA DE CRISTO LITERAL

Ricardo Gondim em palestra nega categoricamente a volta de Cristo, veja o vídeo abaixo.

Um comentário:

Cesar M. R. disse...

A conclusão eu nem discuto. Mas o argumento fraco sendo ovacionado pelo coro dos alunos é desanimador.

Dizer que acreditar na volta real de Cristo desestimula a ação da Igreja com vistas à transformação do mundo presente é argumento fraquíssimo por dois motivos:

1) Não posso mudar um dogma com base em uma necessidade pragmática, mas sim, se for realmente o caso, com base em uma leitura cuidadosa e clara do texto bíblico.

2)Mesmo pensando nas questões pragmáticas, não há sentido. Dizer que crer na volta real de Cristo desestimula a ação transformadora no século presente e anestesia a igreja é algo completamente falso se (vejam bem, SE) essa igreja é de fato cristã e age como cristã, quero dizer, se ela AMA. Se uma igreja AMA o próximo, vai fazer o possível para que ele viva melhor. Inclusive, se a igreja AMA o próximo, que pode ser o ser humano que habitará este planeta nas próximas décadas, ela vai ser ecológica. Ora, crer na volta de Cristo não significa esquecer da possibilidade de que ele demore mais algumas décadas ou séculos.

Quando a teologia se afasta da Bíblia e deixa de ser uma reflexão hermenêutica, o "horizonte" fica nebuloso.

Se a teologia for me afastar um milímetro do sabor inefável das Letras Sagradas, que Deus me livre de, um dia, vir a ser um teólogo.

Abraço fraterno,

Cesar

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.