Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

sábado, 18 de dezembro de 2010

O LUGAR DA MULHER NA TEOLOGIA E NA IGREJA


A mulher é criação de Deus e criada foi em igualdade com o homem. Assim sendo ela tem lugar como o homem seu correspondente tanto na Teologia como na igreja.

Na Teologia a mulher que é um ser pensante pode e deve fazer Teologia, dialogar com as correntes teológicas vigentes, mostrar suas interpretações de textos polêmicos das Escrituras, fazer ver como as interpretações de certas passagens devem ser feitas de forma que dialoguem com a forma de pensar da mulher. O lugar da mulher é certo no fazer teológico, e temos no mundo muitos exemplos de teólogas que fazem valer o lado da mulher na academia.

Sabe-se, e não é novidade, que durante muito tempo, e ainda hoje em muitos círculos teológicos a mulher foi e é deixada de lado. Muitas das interpretações que são feitas, acontecem de forma que dêem privilégios ao sexo masculino em detrimento do feminino. Às vezes chega-se as raias do ridículo fazendo com que certas passagens e livros bíblicos não digam o que dizem, só para que o lado feminino que por acaso esteja no texto, seja abafado, apagado. Exemplo disso o livro de Cântico dos Cânticos, livro em que a mulher é seu centro. Mas, quantas interpretações afirmando que o homem e a mulher do texto são símbolos de Jesus e da Igreja. Claro que não existem elementos no livro para esse tipo de interpretação, mas vale tudo conquanto deixem as mulheres em segundo plano.

Mas, a boa noticia é que elas não se deixam vencer e lutam para que aja reconhecimento do feminino na Teologia, quem sabe quando isso acontecer de forma mais plena a poesia da Bíblia salte aos nossos olhos como nunca visto.

Na Igreja as mulheres sempre foram seu braço forte. Do Novo Testamento e da história do cristianismo primitivo sabemos que a igreja começou nas casas das mulheres. Elas abriam suas casas e acolhiam os irmãos sendo muitas das vezes as lideres dos mesmos.

Com a patriarcalização da Igreja as mulheres mais uma vez foram preteridas, esquecidas, marginalizadas até, como aconteceu com Maria Madalena.

Mas o exemplo do Cristo é diferente. Ele nasceu de uma mulher, vivia rodeado de mulheres como seguidoras e sustentadoras, as únicas que ficaram ao pé da cruz na sua morte foram as mulheres, e a primeira pessoa que o viu ressuscitado foi uma mulher. Assim, com esta prática Cristo nos mostra que a mulher sim, tem seu lugar como membro formador da Igreja que é seu corpo. Que ela, como os homens são iguais em seu serviço, e diante dEle são "uma" (Gl 3.28).

Os círculos que hoje preterizam as mulheres como parte menor da Igreja, privando-lhes de oportunidades de servir e assim fazendo, pregando um Deus que é sexista e que tem alguns dons que são dados apenas aos homens, estão na contramão das Escrituras, que quando lidas e interpretadas em seu contexto, não podem ser machista ou coisa parecida.

Deus os fez macho e fêmea, e este Deus que os fez assim, não disse que um seria maior e outro menor, tanto o macho quanto a fêmea seriam diante dEle iguais, receberam a incumbência de dominar a terra de forma igual. O pecado sim causou a desigualdade, mas quando o reino chega esta desigualdade deve continuar? Não.

Portanto, as mulheres têm lugar na Teologia e na igreja, como os homens, pois Deus é de todos e não de um só sexo.

7 comentários:

Anônimo disse...

É sempre tão reconfortante ler este tipo de texto escrito por homens de Deus! Dá um alívio, uma sensação de liberdade e de valorização, coisa que não encontramos na maioria das igrejas. Deus te ilumine sempre e te conceda cada vez mais ousadia. O texto faz qualquer cristã se sentir gente, e não "bicho inoportuno", como somos tratadas por vários pseudo-teólogos, pseudo-pastores, pseudo-cristãos, e mais pseudos e pseudos...

Anônimo disse...

Discordo completamente... e sugiro a Leitura do livro: "Confrontando o Feminismo Evangélico" do Renomado Wayne Grudem.. ele mostra de forma muito convincente razoabilidade do complementarismo.

Semeadura disse...

Realmente a mulher é muito importante na obra de Deus.
Mas como auxiliadora, cooperadora, intercessora.
Mas isto não impedem delas ensinarem as mulheres a palavra de Deus,e ajudar com conselhos as mulheres mais jovens o caminho de Deus.
Isto é muito importante, e é o papel das mulheres na igreja.
O que não concordo, é a mulher ser líder, "pastora" presidente de uma igreja como vemos.
Este ministério, Deus deixou para os homens, conforme está escrito nas Escrituras.
A mulher tem de ficar no lugar em que Deus à pôs.
O que vemos é que as igrejas os líderes evangélicos estão deixando os mandamentos de Deus, e introduzindo doutrinas de homens no meio do povo de Deus.
Ou seja a mulher está assumindo o papel de líder na igreja, que na bíblia pertence ao homem.
Sendo que elas são por indicação de pastores, por serem filhas de pastores, ou esposa de pastores, ou colegas íntimos de pastores, e não por Deus.
Mas isto não deixa de desconsiderar o valor das mulheres cristãs, que são uma benção na vida da igreja.
É o meu ponto de vista ok?

Anônimo disse...

Se as pessoas lessem a Bíblia ESTUDANDO e fazendo EXEGESE direito, compreenderiam que as mulheres no Novo Testamento eram muito valorizadas pelo próprio apóstolo Paulo. Mulher não nasceu só pra orar e NÃO TEM NADA A VER COM FEMINISMO. Feminismo "evangélico" é uma coisa, valorização da mulher na igreja é outra.

junior disse...

o irmao é a favor de mulheres assumir o pastorado?o amado diz ser reformado mas sera q era isso q os reformadores e reformados defenderam?
pelo que me consta o grande reformador calvino "isso é uma desnatural monstruosidade". me chamo junior e sou congregacional.

JOELSON GOMES disse...

Júnior, mostruosidade foram os assassinatos cometidos por Calvino e companhia limitada. E se você leu com atenção o texto não fala de pastorado nem de homem, nem de mulher. Volte sempre.

Anônimo disse...

É preciso fazer com grande profundidade um exegese bíblica para não falar asneiras da palavra de Deus, fonte inesgotável de conhecimento e interpretação. quando foi que Deus proibiu uma mulher de liderar? Mulher não só ora como também ensina, ministra, administra, lidera fazendo sempre o que Deus determinar. Afinal não foram as mulheres que puseram grandes homens de Deus no altar não são as mulheres uma das grandes potências dentro das igrejas nos dias atuais? quem foi o canal para a libertação do povo de Deus do exílio babilônico, não foi Ester?, portanto a mulher tem lugar tanto na teologia quanto na liderança de uma igreja. assim como os homens, fomos criadas em um patamá de igualdade pelo próprio Deus. Quem irá mudar isto? Parabéns Graça Plena por valorizar a mulher seguindo os ensinamentos de Jesus.

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.