Páginas

Pesquisar este blog

EI VOCÊ VENHA SEGUIR TAMBÉM!

sábado, 27 de novembro de 2010

O QUE OS MÓRMONS PENSAM DAS OUTRAS IGREJAS

Muitas religiões chamam os mórmons de não cristãos. Até então, sempre assumi que fosse por causa de suas doutrinas nada ortodoxas (veja maiores detalhesAQUI).

Porém, ao ler depoimentos dos presidentes da igreja (também considerados profetas divinamente inspirados por Deus) e dos apóstolos, entendi melhor essa denominação.

Abaixo encontram-se citações destes homens. As citações originais em inglês podem ser vistas AQUI.

Presidente Joseph Smith, Jr. (1805 - 1844):

"17...Quando a luz pousou sobre mim, vi dois Personagens cujo esplendor e glória desafiam qualquer descrição, pairando no ar, acima de mim. Um deles falou-me, chamando-me pelo nome, e disse, apontando para o outro: Este é Meu Filho Amado. Ouve-O!

18 Meu objetivo ao dirigir-me ao Senhor era saber qual de todas as seitas estava certa, a fim de saber a qual me unir. Portanto, tão logo me controlei o suficiente para poder falar, perguntei aos Personagens que estavam na luz acima de mim qual de todas as seitas estava certa (pois até aquele momento jamais me ocorrera que todas estivessem erradas) e a qual me unir.

19 Foi-me respondido que não me unisse a qualquer delas, pois estavam todas erradas; e o Personagem que se dirigia a mim disse que todos os seus credos eram uma abominação a sua vista; que aqueles religiosos eram todos corruptos; que “eles se aproximam de mim com os lábios, mas seu coração está longe de mim; ensinam como doutrina os mandamentos de homens, tendo aparência de religiosidade, mas negam o seu poder”.

Pérola de Grande Valor e História de Joseph Smith

"Qual é a inspiração dos professores do Cristianismo em geral, que esperam a salvação? É essa influência suave e sofisticada do diabo, que engana todo o mundo"
Teachings of the Prophet Joseph Smith, p. 270

“… todos os sacerdotes que aderem às religiões sectárias de hoje, com todos os seus seguidores, sem nenhuma exceção, receberão a sua parte com o diabo e seus anjos ".
The Elders Journal, v. 1, no. 4, p. 60

"Nada menos do que uma completa apostasia da religião cristã garantiria o estabelecimento da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias."
History of the Church, v. 1, p. Xl


Livro de Mórmon:

No livro de mórmon encontramos a asserção de quem não pertence à "verdadeira" igreja (quer dizem, a igreja mórmon) pertence à "igreja do diabo":

"E disse-me Ele: Eis que não há mais do que duas igrejas: uma é a igreja do Cordeiro de Deus e a outra é a igreja do demônio. E, portanto, quem não pertencer à igreja do Cordeiro de Deus fará parte da grande igreja, que é a mãe das abominações e é a prostituta de toda a terra"
(1 Néfi 14:10, grifo nosso. Veja também 13:6, 14:3, 9; Alma 5:39)


Presidente Brigham Young (1801 - 1877):

"Ele enviou o Seu anjo para essa pessoa desconhecida, Joseph Smith Jr., que depois se tornou um profeta, vidente e revelador, e informou que ele não deveria participar de qualquer das seitas religiosas da época, pois estavam todas erradas; que elas estavam seguindo os preceitos dos homens em vez do Senhor Jesus, que Ele tinha um trabalho para ele [Joseph] realizar, na medida em que ele [Joseph] provasse ser fiél diante dEle ".
Journal of Discourses, v. 2, p. 171

"O irmão Taylor acabou de dizer que as religiões de hoje foram chocadas no inferno. Os ovos foram colocados no inferno, chocados em suas fronteiras e, em seguida jogados para a terra. Elas podem ser chamadas de serpentes, porque picam onde quer que vão."
Journal of Discourses, v. 6, p. 176, 17 de janeiro de 1858

Quando a luz veio à mim, vi que todo o chamado 'mundo Cristão' estava rastejando na escuridão."
Journal of Discourses, v. 5, p. 73

"Relativo à verdadeira teologia, o povo mais ignorante nunca a viveu mais do que a vive o atual 'mundo cristão'".
Journal of Discourses, v. 8, p. 199

"O mundo cristão, assim chamado, é pagão em relação ao conhecimento da salvação de Deus"
Journal of Discourses, v. 8, p. 171

"... Veio o tempo em que o paganismo foi enxertado no cristianismo, e por último o cristianismo foi convertido em Paganismo ao invés de converter os pagãos. E, posteriormente, o sacerdócio foi tomado dentre os homens, esta autoridade foi chamada para os céus, e o mundo ficou sem o Sacerdócio - sem o poder de Deus - sem a Igreja e o Reino de Deus. "
Journal of Discourses, v. 22, p. 44


"Todo aquele que confessar que Joseph Smith foi enviado de Deus para revelar o santo Evangelho aos filhos dos homens e colocou os fundamentos para juntar Israel e construiu o reino de Deus na terra, é de Deus; e todo espírito que não confessa que Deus enviou Joseph Smith e que ele revelou o Evangelho eterno através dele, é do anticristo"
Journal of Discourses 8:176, 9 de setembro de 1860

Apóstolo Heber C. Kimball (1802 - 1868):

"Os cristãos - esses pobres e miseráveis pregadores sobre os quais o irmão Brigham estava falando - alguns deles são os maiores cafetões sobre a terra e estão, ao mesmo tempo, pregando a justiça para os filhos dos homens. Os pobres diabos, eles não poderiam vir até aqui e fazer um discurso para se salvar do inferno, pois eles estão pregando sermões de seus pais - pregando sermões que foram escritos há cem anos antes de eles nascerem. ... Você pode obter um sacerdote metodista para derramar água sobre você, ou borrifá-la em você, e batizar no máximo sua face ... e você será amaldiçoado com o seu pregador.

Journal of Discourses, v. 5, p. 89

Presidente John Taylor (1808 - 1887):

"O cristianismo ... é um pacote perfeito de falta de bom senso ... o diabo não podia inventar um modo melhor para difundir sua obra do que o cristianismo do século XIX".
Journal of Discourses, v. 6, p. 167

"Onde devemos procurar a verdadeira ordem ou a autoridade de Deus? Ela não pode ser encontrada em nenhuma nação da cristandade".
Journal of Discourses, v. 10, p. 127

"O quê! Os cristãos são ignorantes? Sim, tão ignorante sobre as coisas de Deus como uma besta brutal."
Journal of Discourses, v. 13, p. 225

"O que o mundo cristão sabe sobre Deus? Nada ... Porque quando as coisas de Deus estão em jogo, eles são os maiores tolos, eles não conhecem nem a Deus nem as coisas de Deus."
Journal of Discourses, v. 13, p. 225

Apóstolo Orson Pratt (1811 - 1881):

"Os católicos e protestantes não são nada menos do que a ‘prostituta da Babilônia' a quem o Senhor denuncia pela boca de João o Revelador, como a corruptora de toda a terra por suas prostituições e maldade.

"Qualquer pessoa corrupta como as que receberam uma sagrada ordenança do Evangelho pelos ministros de qualquer uma destas igrejas apóstatas será enviada para o inferno com eles, a menos que se arrependa." The Seer, p. 255

"Mas como não houve nenhuma igreja cristã na terra por vários séculos, até o presente século, as pessoas perderam o padrão que Deus nos tem dado, segundo o qual a igreja Cristã deve ser estabelecida, e eles têm uma grande variedade de Igrejas Cristãs ... Mas houve uma longa apostasia, durante a qual as nações foram amaldiçoadas comgrande número de igrejas apóstatas". Journal of Discourses, v. 18, p. 172

"... quem, no seu perfeito juízo poderia, por um momento, supor que a Bíblia na sua forma atual, pudesse ser um guia perfeito? Quem sabe se um único versículo de toda a Bíblia tenha escapado à poluição, e que hoje ela transmite o mesmo que transmitiu originalmente. "
The Bible and Tradition, without Further Revelation, an insufficient Guide,” Divine Authenticity of the Book of Mormon – No. 3, December 1, 1850, p. 47; see Abanes, One Nation Under Gods, p. 383-384


"Essa grande apostasia começou por volta do final do primeiro século da era cristã, a partir de então foi opiorando e piorando até agora.

"Pouco tempo após a morte do último dos Apóstolos, os poucos que permaneceram na Igreja cristã foram perseguidos de montanha em montanha, de um ponto a outro, de uma caverna a outra, e de país a país, até eles foram exterminados e totalmente erradicado da terra.

"Bem, o que restou? Um cristianismo apóstata, um cristianismo sem reveladores, sem qualquer voz de Deus, sem qualquer Profeta para revelar o futuro, sem visão, sem qualquer comunicação dos céus." Orson Pratt, Journal of Discourses, v. 18, p. 44

"Essa classe de homens que chamam a si de cristãos, unindo-se à diversas formas de religiões pagãs, adotando muitas das suas cerimónias e instituições, se tornou muito popular. Finalmente, alguns pagãos abraçaram o cristianismo e foram aceitos, por assim dizer, acima do trono, e aquilo a que chamaram cristianismo tornou-se muito popular.

"Há quanto tempo estas coisas existiram, esta apostasia terrível, essa classe de pessoas que se pronunciaram Sião, ou cristãos, sem nenhuma das características de Sião? Ela já existe há uns dezesseis ou dezessete séculos. Ela espalhou-se, cresceu e passou para os quatro cantos da terra. Este é o grande poder eclesiástico que é falada por João, o Revelator, e chamado por ele o mais corrupto e mais perverso de todos os poderes da terra, sob o nome de Babilônia espiritual, ou em outras palavras, Babel, que significa confusão.

"Este grande poder e corrupção também é representado por João como um cálice de ouro para as nações, cheio de toda sorte de imundície e abominações ".Orson Pratt, Journal of Discourses, v. 14, p. 346

"Mas como não houve nenhuma igreja cristã na terra por muitos séculos, até o presente, as pessoas perderam de vista o padrão que Deus nos tem dado, segundo a qual a igreja cristã deve ser estabelecida, e eles têm denominado uma grande variedade de pessoas [como pertencentes às] Igrejas cristãs, porque elas assim o professam. Elas dizem:

‘Nós construímos capelas em nome do Senhor. Chamamos as igrejas de Igreja de Cristo, eles a chamam de Igreja de São João, Igreja de São Paulo, Igreja de São Pedro, e de [nomes de] outros Apóstolos antigos’.

"E aqueles que nunca estudaram o modelo que Deus deu para a Igreja Cristã quase acreditam que elas são realmente Igrejas cristãs. Mas houve uma apostasia longa, durante a qual as nações foram amaldiçoadas com as igrejas apóstatas em grande abundância, e elas estão representados nas revelações de S. João como uma mulher sentada sobre uma besta de cor de escarlate, com um cálice de ouro na mão, cheio de imundície e abominações, cheio do vinho da ira da sua prostituição, e em sua testa havia escrito um nome ‘Mistério, a grande Babilônia, a mãe das prostituições’.

"Esse tipo de igreja existe em grande abundância, pois, como diz João o Revelator, era para ter seu domínio sobre muitas águas, e ela estava fazendo com que todas as nações se embriagassem com o vinho da ira da sua prostituição."Orson Pratt, Journal of Discourses, v. 18, p. 172


"A Igreja Católica nunca teve autoridade, ela foi fundada pelo Diabo.Reformadores protestantes não restauraram a igreja, a sua autoridade veio dos católicos que apenas tinham a autoridade do Diabo. The Seer, p. 205 (1854)


"P. Após a Igreja de Cristo sumir da terra, o que restou?”

R. “Um conjunto de apóstatas ímpios, assassinos, idólatras, que, depois de ter feito a guerra contra os santos e sobrepujá-los, e destrui-los da face da terra, foram deixados para seguir a perversa imaginação de seus corações corrompidos, e para construir igrejas com a autoridade humana, e seguir a astúcia de homens sem inspiração, não tendo Apóstolos, Profetas, Reveladores, ou alguém para consultar a Deus por eles.

"E assim, por causa da maldade, a Igreja, o sacerdócio, os dons, ordenanças e bênçãos do evangelho eterno foram retirados da terra, reservados nos céus até a plenitude dos tempos, quando foi previsto que deveriam voltar a ser restaurados entre os homens e continuarem até o final dos tempos". Orson Pratt, The Seer, Chapter 16, p. 205

Presidente Wilford Woodruff (1807 - 1898):

"O Evangelho da cristandade moderna fechou-se para o Senhor, e parou com toda a comunicação com Ele. Eu não quero nada com tal Evangelho, prefiro o assim chamado Evangelho da Idade das Trevas".
Prophet Wilford Woodruff, Journal of Discourses, v. 2, p. 196


Apóstolo George Q. Cannon (1827 - 1901):

"Depois que a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foi organizada, havia apenas duas igrejas sobre a terra. Elas eram conhecidas, respectivamente, como a Igreja do Cordeiro de Deus e a Babilônia. Diferentes organizações que são chamadas de igrejas por toda a cristandade, embora diferindo em seus credos e organizações, têm uma origem comum. Todas pertencem à Babilônia."
Apostle George Q. Cannon, Gospel Truth, p. 324

Presidente Joseph Fielding Smith (1876 - 1972):

"Doutrinas foram corrompidas, a autoridade foi perdida e uma falsa ordem religiosa tomou o lugar do evangelho de Jesus Cristo, tal como tinha sido o caso em dispensações anteriores, e as pessoas ficaram na escuridão espiritual".
Prophet Joseph Fielding Smith, Doctrines of Salvation, v. 3, p. 266

"Por centenas de anos o mundo estava envolto em um manto de trevas espirituais, até que não houvesse uma única verdade fundamental pertencente à salvação ... Joseph Smith declarou que no ano de 1820, o Senhor lhe revelou que todos as igrejas ‘cristãs’ estavam erradas, ensinando os mandamentos e as doutrinas dos homens."
Prophet Joseph Fielding Smith, Doctrines of Salvation, v. 3, p. 282

Apóstolo Bruce R. McConkie (1915 - 1985):


"... o Livro de Mórmon permanece seguro, inalterado e imutável, ... Mas com a Bíblia, não foi e não é assim .... ela o fora uma vez, mas sob a custódia única exclusiva de uma organização abominável [Cristianismo ], fundada pelo próprio diabo, comparado profeticamente à uma grande prostituta, cujo grande objetivo e finalidade era destruir as almas dos homens em nome da religião. Nessas mãos ela deixou de ser o livro que fora antes ".
Apostle Bruce R. McConkie, The Joseph Smith Translation, pp. 12, 13

"Os crentes das doutrinas da cristandade moderna colherão condenação às suas almas".
Apostle Bruce R. McConkie, Mormon Doctrine, see pp. 45-46



"É também no Livro de Mórmon que nos voltamos e encontramos a mais simples descrição da Igreja Católica como a grande e abominável igreja. Néfi viu esta 'igreja que é mais abominável que todas as outras igrejas' em visão. Ele viu que o demônio era o seu fundamento e também os assassinatos, a riqueza, prostituição, perseguições e maus desejos que, historicamente, têm sido uma parte dessa organização satânica. (1 Néfi 13:1-10)" Mormon Doctrine, p. 130 (1958)

"... todos os milhões de cristandade apóstata tem se humilhado diante do trono mítico de um Cristo mítico .... em grande parte, o culto da cristandade apóstata é realizado na ignorância, tanto como foi o culto dos atenienses que adoraram deuses desconhecidos."
Apostle Bruce R. McConkie, Mormon Doctrine, pp. 269, 374-375

Presidente Ezra Taft Benson (1899 - 1994):

"Esta não é apenas uma outra Igreja. Esta não é apenas uma das igrejas da família de igrejas cristãs. Essa é a Igreja e o reino de Deus, a Igreja única e verdadeira sobre a face da terra ..."
Prophet Ezra Taft Benson, Teachings of Ezra Taft Benson, p. 164-165


Presidente Gordon B. Hinckley (1910 - 2008):

"Nós aceitamos como uma declaração que veio a ele [a visão de Joseph Smith em que ele foi informado todas as outras religiões são ‘abominações’], que é impresso, e claro, é publicado em sua história como uma declaração.

Mas vamos continuar com um relacionamento amigável e com respeito por todas as pessoas e nos esforçarmos para aceitá-las como nós as conhecemos e, quando existir a oportunidade, falar com elas e explicar-lhes o que pensamos .... Nós não as criticamos por aquilo que acreditam. Nós aceitamos o bem que vem do entendimento que elas têm, mas nós sentimos que temos algo a mais a oferecer além do que elas têm."
Prophet Gordon B. Hinckley, entrevista com Richard Ostling, conforme citada em Mormon America, por Richard r Joan Ostling, p. 323

"Ele [um pastor protestante] disse que 'já estive em todo este edifício, este templo que tem o nome de Jesus Cristo, mas não vi qualquer representação da cruz, o símbolo do cristianismo. Tenho observado seus edifícios em outros lugares e também encontrei ausência da cruz. Por que, se você diz que crê em Jesus Cristo?’

Eu respondi: 'Eu não quero ofender nenhum dos meus irmãos cristãos que usam a cruz no campanário das catedrais e nos altares das igrejas, que usam-no em seus vestimentos, e imprimim-na em seus livros e outra literaturas. Mas para nós, a cruz é o símbolo da morte de Cristo, enquanto que a nossa mensagem é uma declaração do Cristo vivo’. Ele então perguntou: ‘Se você não usa a cruz, qual é o símbolo de sua religião?’ Eu respondi que a vida de nosso povo deve ser a única expressão significativa da nossa fé e, portanto, o símbolo da nossa adoração."
Prophet Gordon B. Hinckley, General Conference, April 1975

Outros

"... Nós podemos ver a atual situação do mundo, que os olhos de todo o mundo estão cegos, que as igrejas tornaram-se corrompidas, sim, cada igreja sobre a face da terra, e que o Evangelho de Cristo não é pregado em parte alguma. "
Lucy Mack Smith, Joseph Smith Jr.'s mother, letter to Solomon Mack, January 6, 1831, reprinted, in Vogel, Early Mormon Documents, v. 1, p. 216

"Deus não está na sua liderança, fazendo com que a igreja [i.e., o cristianismo] – siga a aparência de Satanás – e não mais da igreja de Deus. Dizer que Satanás senta-se no lugar de Deus no Cristianismo depois da época dos apóstolos não quer dizer que tudo o está nela é satânico."
Kent P. Jackson, “Early Signs of Apostasy,” Ensign, December 1984, p. 9

4 comentários:

Val Soares disse...

Como ex mórmon, lamento em dizer que diante de tudo oq já li e pesquisei sobre esta seita, a conclusão que cheguei é que são todos loucos. Só pode!
Trocar a Palavra de Deus por este amontoado de heresias, não tem outro nome pra mim, é loucura !

Anônimo disse...

Citação de C.S. Lewis
"Eu acho que podemos aceitar como regra que sempre que uma conversa de alguém sobre religião focaliza principalmente, ou mesmo frequentemente, nos erros das religiões dos outros, esse alguém está em maus lençóis."

Interessante, não?

Anônimo disse...

Adorei as considerações do anônimo acima. S I M P L I S M E N T E P E R F E I T O S!

Fiquei sem comentários.

Val Soares disse...

Ficou sem comentários pq com certeza deve ser algum adepto da seita mórmon e não conhece oq a Biblia diz e se conhece não acredita pq acredita no q o falso profeta mórmons disse, q a Biblia não merece confiança. Como eu conheço a Biblia, creio e confio na palavra de Deus, achei o correto abandonar esta seita. Sobre o comentário do Sr lewis, eu tenho um outro pra ele e pra quem usa dele pra defender heresias, lá vai:

"A heresia vem montada nos lombos da tolerância."

E como a Biblia, apesar dos mórmons não crerem e não aceitarem, é a mais perfeita palavra de Deus, leia e reflita neste vers. Efésios 5:11

"E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as."

Então, para os mórmons de plantão, enquanto eu tiver fôlego, condenarei sim, denunciarei sim a heresias mórmons e outras.

NÃO PARE AQUI VÁ PARA OS TEXTOS MAIS ANTIGOS.